10 coisas que grávida não pode fazer

10 coisas que grávida não pode fazer

A gravidez é um momento único, especial e que precisa ser levado com muita cautela pela gestante. Mas, também é um período importante para repensar de que forma ser mais cuidadosa com a sua saúde e a do bebê.

Além disso, as mudanças físicas e mentais que ocorrem durante esse processo, fazem com que seja necessário modificar alguns hábitos que possam dificultar o desenvolvimento adequado da gravidez. 

No post de hoje, reunimos as principais perguntas que passam pela cabeça de quase toda gestante. Confira!

1. Usar roupas apertadas

Durante a gestação, a recomendação é evitar roupas apertadas que possam causar desconforto na área da barriga. Roupas justas podem prejudicar o desenvolvimento do bebê, a circulação sanguínea da mãe e ainda gerar algumas dificuldades de locomoção. 

Sendo assim, o ideal é evitar usar peças que apertem a barriga, como calça jeans de coes alto. 

2. Automedicar-se

Na verdade, a automedicação é desaconselhada em todas as situações, no entanto, durante a gravidez, essa regra deve ser respeitada rigorosamente. 

Evite usar remédios sem a indicação do seu médico, mesmo aqueles que não exijam receita. Isso porque algumas medicações são prejudiciais para o desenvolvimento da gravidez, podendo causar reações alérgicas ou efeitos colaterais graves para a formação do feto. 

Vale lembrar de novo que na dúvida, consulte um médico e nunca se automedique!

3. Comer alimentos crus

Durante a gravidez, a imunidade da mulher pode ficar baixa, o que torna o corpo menos eficaz no combate a bactérias e infecções que possam causar intoxicação alimentar ou reações que podem prejudicar a gestação. Exemplos: peixe, carne e/ou vegetais crus.

Nesse sentido, além de não comer alimentos crus, é fundamental manter uma boa higienização na preparação dos alimentos.

4. Beber café em excesso

O consumo de cafeína durante a gravidez deve ser moderado, sendo que, o recomendado é cerca de uma ou duas xícaras chá por dia, o que equivale a mais ou menos a 200mg de café. Uma alternativa para substituir o sabor do café é o descafeinado.

A ingestão excessiva de cafeína pode aumentar os sintomas de azia e queimação no estômago, um sintoma muito comum nas mulheres grávidas, mesmo para aquelas que não costumam ingerir a bebida. 

Sendo assim, também é importante lembrar que a cafeína está presente em outros tipos de alimentos, como chocolates e chás. Evite esse tipo de alimento e, se possível, opte pelos descafeinados.

5. Realizar atividades físicas sem orientação médica

Embora seja importante fazer atividades físicas durante a gravidez, a prática deve ser acompanhada por um profissional. 

É importante consultar um médico logo no início da gravidez, para saber se existe a possibilidade de realizar atividades físicas e entender o que melhor atende às necessidades da gestante que já está acostumada com a prática e quais as modalidades mais indicadas.

A recomendação é optar por exercícios mais leves, tais como dança, pilates, corridinhas curtas e/ou ioga.

6. Frequentar saunas

Durante a gravidez, é muito importante tomar cuidado com atividades que envolvam temperaturas muito altas, já que podem provocar problemas de saúde no bebê. Por esse motivo, é desaconselhado o uso de saunas durante esse período.

Além disso, também é importante evitar tomar banho com água muito quente, usar cobertores que esquentam muito e se expor ao sol por um período de tempo muito prolongado.

7. Consumir adoçantes artificiais

Alguns adoçantes artificiais contêm aspartame, sucralose e acessulfame K na sua composição, que podem causar complicações no parto.

Embora existam alguns estudos que indicam que não existem riscos de consumir adoçantes artificiais, por outro lado, também existe a hipótese de que os ingredientes mencionados podem ser carcinogênico e provocar câncer de bexiga.

8. Beber álcool

Esta é uma das primeiras proibições que os médicos fazem durante a gravidez, por isso, é importante ser lembrado constantemente. 

Especialistas em reprodução aconselham não ingerir álcool durante a gestação, mesmo que seja em pouca quantidade, pois é uma substância tóxica que prejudica o desenvolvimento do feto.

9. Fazer tratamento para varizes

Cirurgias para tratamento de varizes não são indicadas nessa fase. De acordo com especialistas, as varizes decorrentes da primeira gestação desaparecem normalmente após o parto. Já as varizes de uma segunda gestação, tendem a permanecer.

O mais indicado para gestantes que enfrentam esse tipo de problema, é deixar as pernas levantadas por alguns minutos, usar meias elásticas de compressão (apenas no frio), evitar ficar muito tempo parada em pé ou sentada e fazer caminhadas regulares. Esses cuidados podem ajudar a aliviar os sintomas

10. Doar sangue

Durante a gravidez, é normal que ocorra uma anemia causada pelo maior volume de plasma sanguíneo e alterações nos glóbulos vermelhos, para garantir o fornecimento dos nutrientes necessários para o desenvolvimento e crescimento saudável do bebê.

Ao doar sangue, o organismo é obrigado a repor os nutrientes e as células sanguíneas, às vezes, essa reposição não é imediata, o que pode prejudicar seriamente o aporte sanguíneo para a mulher e para o feto.

Considerações finais

Como vimos ao longo do post, para quem está grávida, a principal regra é cuidar muito de si mesma e aproveitar os meses de gestação com tranquilidade. 

Por isso, é muito importante saber o que pode afetar o desenvolvimento do bebê, para ter um cuidado especial com o que não deve ser feito ou ingerido durante essa fase.

Por último, é importante que você não esqueça de consultar sempre um médico, para que possa receber uma orientação dedicada e exclusiva para o seu caso

Se você achou que o nosso post ajudou você a saber mais sobre o que a mulher grávida não pode fazer, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem. 

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...