5 sintomas da segunda gravidez

5 sintomas da segunda gravidez

Depois do primeiro filho, quando a mamãe se prepara para engravidar de novo, é muito comum as mulheres presumirem que entendem tudo sobre gravidez. 

No entanto, estão certas apenas em partes, pois a segunda gravidez surge e mostra que as coisas não são tão similares quanto na primeira gestação. 

No segundo filho, alguns dos sintomas são iguais, de fato. No entanto, serão potencializados. 

Já outros sintomas são exclusivos da segunda gravidez, pois o corpo da mulher está mais preparado para receber o bebê e as alterações no organismo são um pouco diferentes.

Pensando nisso, preparamos este artigo com uma lista com 5 sintomas da segunda gravidez.

Boa leitura!

Como se preparar para a segunda gravidez?

Uma das principais vantagens da segunda gravidez, é que a mãe possivelmente estará mais segura, já que tem experiência da primeira gravidez. 

Isso ajuda a solucionar alguns problemas, como diminuir a ansiedade, nervosismo, que na primeira vez podem ter sido negativos, e ainda a corrigir também eventuais erros.

Apesar disso, existem algumas diferenças entre as duas gestações. Por exemplo, na segunda gravidez, o feto pode ficar situado mais abaixo do abdômen, gerando mais pressão pélvica e por sua vez, uma dor mais aguda nas costas. 

Nesse sentido, é importante que a mulher realize atividades físicas específicas para gestantes. Esse tipo de exercícios ajuda a fortalecer os músculos, melhorar a postura e relaxar o corpo.

Outra recomendação é fazer cursos de preparação para o parto, mesmo sendo a segunda gestação, para que o parto ocorra com segurança e tranquilidade.

Por fim, é importante ressaltar que é essencial fazer um acompanhamento pré-natal adequado.

A seguir, confira os sintomas mais comuns da segunda gravidez.

Sintomas da segunda gravidez

Antes, veja alguns dos sintomas de gravidez normais, que você provavelmente sentiu da primeira vez e que podem reaparecer, como:

As diferenças entre as duas gestações são bastante perceptíveis. Entre as principais, estão:

1. Cansaço

Durante a segunda gestação, é bem provável você fique mais cansada, o que pode ser bastante desgastante. Por isso, é importante tentar repousar e fazer um esforço para não descuidar da sua saúde. Realize atividades relaxantes, descanse e faça um pouco de exercício.

2. Peso

Nesta segunda gravidez, você não ganhará tanto peso quanto na primeira vez. Pode parecer estranho, mas vale salientar que isso não afeta a saúde do bebê. Na verdade, na maioria das vezes, o segundo filho nasce mais pesado do que seu irmão mais velho.

3. Estresse

Com a experiência do primeiro filho, desta vez, você ficará mais relaxada. Isso porque você já conhece os procedimentos e todos os desafios associados à gravidez, o que ajuda a diminuir certas expectativas e a ansiedade proveniente de algo totalmente desconhecido. 

Além disso, você estará mais preparada para cuidar do bebê, terá mais conhecimento para lidar com situações do cotidiano, dos cuidados mais simples aos mais complexos, o que ajuda a trazer certa segurança.

4. Transformações físicas

As transformações físicas durante a segunda gravidez são diferentes das que acontecem na primeira. 

Geralmente, a barriga começa a crescer antes porque a pele e a musculatura já estão preparadas para o processo. 

Por esse motivo, a barriga fica visível mais cedo.

5. Incômodos

Na maioria das vezes, os incômodos são maiores do que no primeiro filho. Normalmente, a mulher costuma sentir mais dores nas costas e podem aparecer varizes. 

Isso acontece, principalmente, quando a mulher já teve estiramento de ligamentos, articulações e/ou vasos sanguíneos.

Complicações durante a segunda gravidez

Na segunda gravidez, as chances de surgirem complicações são maiores quando comparadas a primeira gestação. 

No caso de mulheres que tiveram partos prematuro, pressão alta, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, ou depressão pós-parto durante a sua primeira gravidez, é possível que os problemas voltem a aparecer.

Apesar disso, cada gravidez é única e a pessoa mais capacitada para fornecer essas orientações é o seu médico, que poderá avaliar os sintomas da primeira gravidez e fazer um prognóstico para o segundo filho.

Quando buscar orientação médica?

O ideal é buscar orientação médica antes mesmo de engravidar. Caso não seja possível, procure um médico assim que ficar sabendo do resultado do teste de gravidez.

Mesmo que os sintomas da segunda gravidez sejam bem parecidos com os da primeira, é absolutamente necessário acompanhar o desenvolvimento do bebê. Afinal, a sua saúde e do seu filho estão em primeiro lugar!

Considerações finais

Como vimos ao longo deste post, embora alguns sintomas sejam bem parecidos, durante a segunda gravidez, existem algumas diferenças bem perceptíveis.

Vimos também que a melhor maneira de prevenir riscos é consultar um médico antes mesmo de engravidar e caso não seja possível, buscar orientação médica o quanto antes para garantir uma gravidez segura, confortável e tranquila.

Por fim, não se esqueça de descansar, realizar atividades relaxantes e atividades físicas moderadas, já que a segunda gravidez pode ser um pouco mais cansativa. Siga as orientações do seu médico e desfrute da experiência.

Se você achou que o nosso post ajudou você a conhecer mais sobre os sintomas da segunda gravidez, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem. Aproveite e assine também a nossa newsletter!

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...