6 complicações mais comuns na gravidez

6 complicações mais comuns na gravidez

A gestação é um processo que envolve diversas alterações no corpo da mulher, a nível hormonal, biológico e até psicológico.

Em alguns casos, podem surgir algumas complicações, causadas por motivos genéticos ou por hábitos de vida pouco saudáveis da mulher.

Apesar de existir a chance de ocorrer alguma complicação, atualmente, a medicina dispõe de métodos e técnicas de prevenção, para garantir que você tenha uma gestação tranquila e saudável. 

Aliás, esse é um dos motivos pelos quais é fundamental realizar um acompanhamento pré-natal adequado.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você conheça as 6 complicações mais comuns na gravidez.

Boa leitura!

1. Ameaça de parto prematuro

A ameaça de parto prematuro pode acontecer em situações estressantes, infecções maternas com as infecções urinárias mais graves, tabagismo ou uso de drogas ilícitas e até mesmo por predisposição genética materna. . Geralmente, os sintomas da ameaça de parto prematuro incluem contrações antes da 37ª semana de gestação e corrimento gelatinoso, podendo conter ou não vestígios de sangue (tampão mucoso), devendo ser buscado atendimento obstétrico de emergência para avaliação.

2. Anemia ferropriva na gravidez

A anemia ferropriva, que é ocasionada pela falta de ferro no organismo, é a causa de 95% das anemias na gravidez e pode ocorrer se a grávida consumir poucos alimentos ricos em ferro ou sofrer com a má absorção de ferro no intestino, por exemplo. Os sintomas da anemia ferropriva podem incluir: cansaço excessivo e rápido, dor de cabeça e fraqueza.

3. Diabetes gestacional

A diabetes gestacional é bastante comum, sendo caracterizada pelo ocorrência de diabetes ao longo da gestação em paciente previamente não diabética. Os fatores de risco para ocorrencia de diabetes gestacional incluem: sobrepeso/ obesidade materna, pressão alta, história familiar de diabetes, idade materna superior a 35 anos, dentre outros.O diagnóstico é feito por exames solicitados durante a gestação. Por esse motivo é muito importante o acompanhamento médico ao longo do pré-natal. 

4. Eclâmpsia

A eclâmpsia é decorrente de um processo de insuficiência placentária (a placenta não recebe sangue adequadamente) o que leva a um aumento da pressão arterial e repercussões graves como convulsões ou dano hepático. Podemos citar como fatores de risco: a má alimentação e a falta de exercícios físicos (moderados). Os sintomas da eclâmpsia incluem: pressão arterial alta, face ou mão inchadas e níveis altos de proteína na urina.

5. Placenta prévia

Esta condição ocorre quando a placenta cobre parcial ou totalmente a abertura do colo do útero, impossibilitando o trabalho de parto normal. A placenta prévia é mais comum em mulheres com miomas. Os principais sintomas da placenta prévia incluem: sangramento vaginal indolor, que pode ser de cor vermelho vivo e inicia no final da gestação.

6. Toxoplasmose

A toxoplasmose pode ser transmitida por animais domésticos, como cães e gatos, e alimentos contaminados. A doença não apresenta sintomas e pode ser diagnosticada através de exames de sangue. 

A toxoplasmose pode ser muito prejudicial para a saúde do bebê, contudo, ela pode ser facilmente evitada com medidas simples de higiene alimentar, higiene do lar como um todo, bem como manter os animais com as vacinas e visitas ao veterinário em dia.

A importância do pré-natal

Como pudemos ver até aqui, existem algumas complicações que podem prejudicar o desenvolvimento adequado do feto e da gestação. Nesse sentido, o acompanhamento médico pré-natal é essencial para garantir que tudo corra com tranquilidade e para prevenir algumas complicações.

Confira a seguir, os principais aspectos do acompanhamento pré-natal.

Monitoramento

Um dos procedimentos mais importantes que ocorrem durante os nove meses, é o monitoramento do tamanho do feto. Para isso, o obstetra fará o exame de ultrassom em todas as consultas, até o fim da gestação.

Exames

É através dos exames que o obstetra terá a possibilidade de saber o estado de saúde da mãe, do bebê e da gravidez em geral. 

Por esse motivo, durante o acompanhamento médico, deverão ser solicitados alguns exames básicos, como exame de urina, sangue, análises ginecológicas e, por vezes, amniocentese e biópsias, para detectar anomalias cromossômicas que podem ter sua suspeita levantada por um exame de ultrassonografia.

Pressão arterial

Medir a pressão arterial é um dos procedimentos mais importantes do acompanhamento pré-natal. Quando a pressão não está controlada ou apresentando irregularidades, podem ocorrer alguns riscos para a mulher no momento do parto, principalmente quando há hipertensão.

Peso

Outro elemento que deve ser acompanhado durante a gravidez, é o peso da mãe e do bebê. Nesse sentido, as consultas com o obstetra também servirão para obter informações acerca de uma dieta balanceada, com o objetivo de evitar ganho de peso em excesso, além de estimular o consumo de nutriente e vitaminas necessárias para o desenvolvimento do bebê.

Vacinas

Em alguns casos, é possível que o obstetra solicite que a mulher tome algumas vacinas, com o objetivo de prevenir doenças que possam colocar a vida da mãe e do bebê em risco. 

Entre as vacinas mais comuns, estão:

Cuidados adicionais

Além de todos esses cuidados fundamentais, existem outras especialidades médicas que podem acompanhar a sua gestação, para torná-la ainda mais tranquila. Alguns exemplos dessas especialidades, são:

Psicólogo pré-natal

Contar com um profissional especializado na área de psicologia pode fazer toda a diferença na hora de passar com tranquilidade nessa etapa da sua vida.

Nutricionista gestacional

Consultar um nutricionista gestacional pode ajudar a gestante a adequar sua alimentação à nova realidade e necessidades nutricionais que garantam o desenvolvimento correto e saudável do bebê.

Considerações finais

Como vimos ao longo deste artigo, a gravidez é um fenômeno que provoca várias alterações no organismo da mulher, a nível biológico, hormonal e psicológico. Por esses motivos, podem surgir algumas complicações.

Apesar disso, a medicina oferece soluções tanto para a prevenção dessas complicações como para o seu tratamento. Por isso, é imprescindível realizar um pré-natal adequado e garantir que a sua gestação corra com toda a tranquilidade.

Se você achou que o nosso post ajudou você a conhecer as complicações mais comuns na gravidez, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...