6 formas de aliviar a cólica do bebê recém-nascido

6 formas de aliviar a cólica do bebê recém-nascido

O seu bebê recém-nascido não para de chorar, mesmo depois de comer, dormir e de estar com a fralda seca? Então fique atenta, mamãe, porque esse pode ser um sinal de cólica. Mas você sabe como aliviar a cólica do bebê

Se ainda não sabe, fique tranquila, porque neste post vamos mostrar 6 dicas para amenizar o desconforto do seu filhote e deixá-lo mais tranquilo. 

Desejamos uma excelente leitura! 

Por que a cólica é tão comum entre recém-nascidos?

Não há uma explicação exata para justificar as cólicas nos bebês recém-nascidos, mas se sabe que podem surgir a partir da terceira semana e serem frequentes até o terceiro mês de vida. Elas podem ocorrer pelo menos uma vez por dia, geralmente no mesmo horário (o final da tarde e o início da noite são os horários mais propícios). 

Um possível motivo é o desenvolvimento do sistema digestivo e gastrointestinal do bebê, que pode causar movimentos involuntários de contração e resultar em gases. A mudança de ambiente também pode ser a responsável pelas dores já que, nesta fase, tudo é novidade para o bebê, podendo gerar tensão e angústia.

Para avisar que está sentindo dor, o bebê vai… chorar, é claro. Mas como saber que o bebê está chorando por causa da cólica?

Especialistas recomendam descobrir por eliminação. A primeira consideração deve ser fome, seguida de sono. Se não for nenhuma das situações, cheque se o bebê está sentindo calor ou frio. Em caso de choro persistente, verifique se a fralda está cheia. Caso contrário, aí sim você pode considerar as cólicas.

6 dicas de como aliviar a cólica do bebê

Pode ser que, por causa da dor, o recém-nascido tenha ataques de choro, acompanhados por gritos estridentes e por uma movimentação excessiva de pernas e de braços. Mas não se desespere! As cólicas costumam fazer parte dessa fase e podem ser aliviadas com 6 medidas, que vão tranquilizar você e o bebê:

1) Prepare um banho morno

A primeira dica para aliviar a cólica do bebê é preparar um banho com água morna, em uma temperatura entre 36ºC e 37ºC. A iniciativa é capaz de ajudar a aliviar as cólicas do pequeno, porque o calor relaxa a musculatura e facilita o fluxo sanguíneo. Além disso, procure deixar o ambiente mais confortável e silencioso para tranquilizar o bebê. Você pode diminuir a luz e cantar baixinho, estreitando os laços entre vocês e transmitindo a sensação de segurança e de bem-estar.

2) Faça uma compressa de água morna

Outra sugestão é, ao invés de preparar um banho, colocar uma compressa de água morna na barriguinha do bebê, enrolada em um paninho para a bolsa não entrar em contato direto com a pele. Caso prefira, você também pode passar uma fralda a ferro e esperar a temperatura diminuir para colocá-la sobre a barriga do seu filho. 

3) Mude a posição do bebê e faça contato pele a pele

Antes de testar essa dica, procure deixar o quarto aquecido para o bebê não sentir frio. É indicado que a mãe ou o pai tire a própria blusa e a roupinha do pequeno, deixando-o apenas de fralda, e o posicione deitado de bruços sobre o peito ou a barriga do adulto. A posição de bruços ajuda o bebê a eliminar os gases mais rapidamente e o contato pele a pele traz a sensação de conforto e de aconchego, transmitindo segurança e tranquilidade.

4) Massageie a barriga

Deite o bebê de barriga para cima e faça uma massagem suave na barriguinha, realizando movimentos circulares e no sentido horário. Você também pode dobrar lentamente e suavemente os joelhos do bebê, como se ele estivesse pedalando, para que as coxas pressionem levemente a região do abdômen. 

5) Ofereça o peito

Se o bebê não tiver acabado de mamar ou se não recusar o peito, oferecê-lo é uma alternativa para acalmá-lo, porque a satisfação de estar sendo alimentado pode ajudar a amenizar as dores da cólica. 

Após a amamentação, procure fazer o bebê arrotar para eliminar o ar que foi engolido durante o ato, porque essa quantidade de ar pode provocar gases e, assim, aumentar as dores.

6) Mantenha o bebê em um lugar tranquilo

A última dica sobre como aliviar a cólica do bebê é mantê-lo em um lugar tranquilo, sem muito trânsito de pessoas, nem barulho excessivo, que podem deixar o bebê desconfortável e tenso. 

Considerações finais

Fique tranquila: é normal que o bebê recém-nascido sinta cólicas até o terceiro mês de vida, que podem ser aliviadas com as dicas que mostramos neste post.

Mamãe, também vale observar se a sua alimentação não está interferindo nas cólicas do seu filhote. Não há nenhuma comprovação científica sobre essa relação, mas alguns médicos defendem a ligação entre a comida e as constantes dores do bebê. 

Portanto, não custa lembrá-la de manter uma alimentação saudável durante o aleitamento, priorizando a ingestão de frutas, verduras, legumes, cereais e proteínas.  

Mas caso você tente todas as alternativas e o bebê persistia incomodado, converse com o pediatra, que, dependendo do caso, pode indicar medicamentos para aliviar o desconforto. 

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender um pouco mais sobre como aliviar a cólica do bebê, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.