Uma ação de resPEITO! 🤱
Nos dia 01/08, data que inicia a campanha do #AgostoDourado , e no dia 29/08, em apoio ao aleitamento materno, tivemos aqui no auditório da Maternidade Domingos Lourenço duas edições do Workshop […]
Junto a gravidez, sempre vem a curiosidade de saber como será o filho, se vai ser menino ou menina, se vai ser cabeludo, se vai ser mais parecido com a mãe ou com o pai.
Por esse motivo, vão surgindo muitas respostas e informações para tentar dar resposta à muitas dessas dúvidas, nem sempre verdadeiras.
A origem dos mitos existentes sobre a gravidez é desconhecida, mas nos dias de hoje a ciência já evoluiu o suficientes para desvendar muitas dessas crendices.
Pensando nisso, preparamos este artigo com 6 mitos sobre a gravidez que toda a gestante precisa saber para ajudar você a seguir uma gestação saudável e tranquila.
Boa leitura!
Se você está grávida, com certeza já ouviu alguém dizer que “mulher grávida tem que comer por dois”, mas isso é um mito antigo que já foi desvendado pela ciência.
Nos dias de hoje, é possível ter uma gravidez saudável e controlar o ganho de peso, aliás, aqui no blog temos um excelente post sobre este assunto.
É verdade que não há como escapar, você vai ganhar peso durante a gravidez. No entanto, o ganho de peso deve ser feito de forma saudável e equilibrada.
Durante a gestação, você e o bebê vão precisar de certos nutrientes e proteínas para um desenvolvimento adequado e saudável da gravidez.
A principal dica aqui é que você siga uma dieta equilibrada e saudável, para isso ideal é consultar um nutricionista para receber orientações sobre como manter uma alimentação balanceada.
Mais um mito bastante comum sobre a gravidez é que “mulher grávida não pode fazer sexo”.
Na verdade, o sexo na gravidez é normal e algumas mulheres relatam sentirem mais vontade e prazer durante a gestação.
Talvez você fique um pouco mais sensível, mas o sexo durante a gravidez faz bem para a saúde e serve para aproximar ainda mais o casal.
Outra preocupação bastante comum sobre a relação sexual na gravidez, é o medo de machucar o bebê.
No entanto, existem membranas da placenta que servem para proteger o feto de contrações mecânicas, como as que ocorrem durante o sexo. Ou seja, sem problemas!
Esse é um mito bem conhecido sobre a gravidez. É possível viajar de avião mantendo alguns cuidados essenciais.
Geralmente, até o sétimo mês da gestação, não há qualquer impedimento para realizar viagens de avião.
Para amenizar o desconforto, você pode caminhar pelo corredor da aeronave quando for permitido, e beber bastante água para evitar a desidratação.
Já a partir do sétimo mês, as companhias aéreas exigem um atestado médico para embarcar.
A partir do oitavo mês, não é indicado viajar de avião, nem mesmo de carro, pois os enjoos durante essa época são mais fortes e há risco de o bebê nascer.
Embora o repouso seja necessário, e em uma gravidez sem maiores complicações, a mulher pode e é ideal que faça exercícios.
Alguns dos exercícios indicados para gestantes são:
No entanto, vale frisar que é preciso ter certos cuidados, como evitar exercícios que possam causar traumas e sobrecarga cardiovascular.
Por esse motivo, é fundamental consultar um médico e seguir as orientações de um preparador físico antes de começar a fazer exercícios.
Realizar exercícios físicos durante a gravidez também pode ser uma excelente forma de controlar a ansiedade e aliviar o estresse.
A genética é a responsável por definir se o bebê será cabeludo ou não. Também é a genética que define todas as outras características físicas, como por exemplo, cor dos olhos, cor da pele, altura, tipo de cabelo, entre outras.
As azias durante a gravidez surgem porque o útero pressiona o estômago, causando um refluxo do ácido estomacal e, também, por causa das altas taxas de progesterona. Portanto, esta afirmação não passa de um mito.
Esse é um dos muitos mitos existentes que tentam prever o sexo do bebê, e a afirmação acima também tem uma versão feminina, que é :”se a barriga é arredondada vai ser menina”.
Além desses mitos, também existem outros mitos sobre como será o aspecto físico do bebê. No entanto, como dissemos no tópico anterior, o que define o sexo e as características físicas do bebê é a genética.
Como vimos ao longo deste post, muitas informações que são disseminadas sobre a gravidez não passam de mitos.
A gravidez é um processo que provoca muitas alterações no organismo feminino e para tentar explicar esses fenômenos, as pessoas foram arranjando justificativas e criando crendices que foram alastrando conforme o tempo passou.
São tantas informações que, às vezes, fica difícil saber quais são verdadeiras e quais não passam de mitos.
Entretanto, a medicina já evoluiu bastante e é capaz de explicar todas as alterações corporais com bases em estudos científicos e pesquisas.
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a conhecer alguns dos principais mitos sobre a gravidez para que possa seguir uma gestação saudável e tranquila.
Afinal, a sua saúde e do bebê estão em primeiro lugar!
Se você achou que o nosso post ajudou você a conhecer alguns mitos sobre a gravidez, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.