Uma ação de resPEITO! 🤱
Nos dia 01/08, data que inicia a campanha do #AgostoDourado , e no dia 29/08, em apoio ao aleitamento materno, tivemos aqui no auditório da Maternidade Domingos Lourenço duas edições do Workshop […]
A escolha de ter o filho no hospital ou na maternidade depende de muitos fatores. O ideal é decidir em conjunto com o seu médico obstetra, afinal ele conhece o atendimento, os procedimentos, equipamentos e as equipes médicas da instituições de saúde onde está habituado a trabalhar.
No entanto, algumas vezes não existe a oportunidade de escolha entre maternidade e hospital, por motivos de logística ou cobertura do plano de saúde. Em todo caso, esses são alguns dos principais motivos que vão definir o que é possível e seguro para você e o seu bebê, e é importante analisar cada um deles.
Pensando nisso, preparamos este texto para ajudar você a escolher onde ter o seu bebê.
Boa leitura!
Nos hospitais, são atendidos pacientes com todo o tipo de enfermidades e graus de gravidade distintos. Apesar disso, os hospitais disponibilizam áreas reservadas para as gestantes.
O hospital, por contar com profissionais de diversas especialidades, é uma boa escolha para gestantes com complicações clínicas, como por exemplo, cardiopatias, problemas pulmonares crônicos ou problemas neurológicos.
Embora a maioria dos recém-nascidos não necessite de uma UTI Neonatal, se a gestação apresentar algum risco de parto prematuro, ou se o bebê já tiver sido diagnosticado com alguma patologia, a recomendação do médico pode ser optar por um hospital que possua UTI Neonatal própria. Para saber mais sobre o que é e como funciona uma UTI Neonatal, aqui no blog temos um conteúdo que aborda o assunto. Aqui os bebês ficam em berçários até o momento da alta.
Já nas maternidades, as pacientes são unicamente gestantes e/ou puérperas, ou seja, mulheres que acabaram de ter um filho. Como as maternidades possuem instalações exclusivas para gestantes, o risco de contaminação diminui, pois o contato com outros pacientes é reduzido.
Um ponto fundamental da maternidade é a presença em tempo integral do médico especialista. Não é todo hospital geral que possui obstetras de plantão 24h por dia, prontos para acolher a gestante e conduzir as complicações apresentadas da melhor maneira possível . Além de todo corpo de enfermagem ser inteiramente especializado no atendimento da gestante, o que não ocorre em um hospital geral.
Outro aspecto fundamental nas maternidades, é que elas oferecem a possibilidade do bebê ficar no quarto com a mãe. Além disso, os profissionais da maternidade dedicam seus esforços no atendimento a gestantes e puérperas e toda a sua estrutura é projetada para fornecer conforto para as mães, segurança, alegria, comoção e vida, podendo ser considerado o local mais indicado para o nascimento de um bebê.
Além das questões médicas, você pode considerar os conselhos e indicações de pessoas próximas que já tiveram experiência tanto em maternidade quanto em hospital e avaliar se estão de acordo com o seu objetivo. Se possível, faça uma visita a esses locais. No mais, é necessário ter em conta a comodidade de acesso para chegar ao local no dia do parto.
Por mais que a distância não seja um grande fator de decisão na escolha por hospital ou maternidade – isso porque o trabalho de parto pode durar de 8 a 12 horas e nesse sentido, geralmente, dá tempo de chegar ao hospital sem correr o risco que o seu filho nasça no meio do caminho. Sendo assim, mesmo que a sua preferência seja por uma maternidade um pouco distante, vale a pena considerar a ideia.
Outro aspecto a levar em conta é o histórico da sua família com partos que possam ser considerados rápidos, nesse caso, o melhor é optar por um lugar perto da sua residência, mas não esqueça que isso deve ser avaliado em conjunto com o seu médico obstetra. Além disso, é importante que a família e amigos possam ter acesso ao local escolhido, tanto no dia do parto quanto nos dias seguintes.
A escolha do local do nascimento é uma etapa muito importante, e um planejamento criterioso deve ser feito, levando em consideração todos os prós e contras do local. Deste modo, separamos alguns fatores que você deve avaliar na hora da escolha.
Seja em hospital público ou particular, é aconselhável que o obstetra esteja familiarizado com a instituição. O indicado é que o profissional conheça a qualidade do serviço prestado, dos equipamentos e as equipes médicas e de enfermagem. Por isso, lembre-se de conversar com o seu médico obstetra e perguntar quais são os lugares em que ele está habituado a realizar partos. Diante de qualquer informação discordante busque esclarecimento junto a maternidade ou hospital e, de preferência, faça uma visita prévia para conhecer melhor as instalações e diferenciais oferecidos. Lembre-se que esse será o seu grande momento!
Se você tem um plano de saúde ou plano maternidade, é necessário verificar se ele cobre os locais sugeridos e, além disso, confirmar quais serviços estão incluídos na cobertura, como por exemplo, UTI Neonatal, UTI Adulto, internação prolongada, testes neonatais, entre outros.
Tanto no serviço público como no setor privado, as instituições de saúde pode se submeter a processos de licenciamento por órgãos especializados que garantem a certificação de qualidade. Verifique se o local possui selos de qualidade e certifique-se de que o local tenha licença concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para operar.
Essa é uma das maiores preocupações das gestantes. Sendo assim, é fundamental que você obtenha todas as informações possíveis sobre as normas de segurança de entrada e de saída dos visitantes, mas principalmente sobre o processo de identificação e monitorização dos recém nascidos.
Hoje em dia, a maioria das maternidades já oferecem alojamento conjunto, onde o recém-nascido permanece ao lado da mãe na maior parte do tempo. Esse tipo de acomodação fortalece o elo entre mãe e filho e ainda favorece o aprendizado da amamentação.
Quanto mais médicos especialistas houver no local escolhido, melhor. Verifique se a instituição conta com a presença constante de obstetras, anestesiologistas e pediatras especializados em neonatologia.
Assegure-se também de que a instituição disponha de sangue e derivados para transfusão, em caso de necessidade.
A escolha do local do nascimento do seu filho é a mais importante de todas ao longo deste caminho percorrido. Por esse motivo, deve ser planejado com cuidado, levando em consideração todos os aspectos anteriormente levantados.
A melhor opção será sempre aquela que for mais benéfica para a sua saúde e do seu bebê. Por isso, visite os locais pretendidos e tire todas as dúvidas possíveis antes de tomar essa decisão.
Se você achou que o nosso post ajudou você a pensar melhor sobre essa escolha tão importante, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso hospital maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.