Uma ação de resPEITO! 🤱
Nos dia 01/08, data que inicia a campanha do #AgostoDourado , e no dia 29/08, em apoio ao aleitamento materno, tivemos aqui no auditório da Maternidade Domingos Lourenço duas edições do Workshop […]
É inevitável, você vai ganhar peso durante a gravidez!
Mas não é necessário entrar em desespero, o aumento de peso na gravidez é normal, afinal o bebê precisa de vários nutrientes e proteínas para um desenvolvimento saudável.
Sendo assim, embora o ganho de peso seja natural existem diversas coisas que você pode fazer para que o aumento de peso da gestação não prejudique a sua saúde e do seu bebê.
Nesse sentido, preparamos este artigo para que você saiba como ter uma gravidez saudável e controlar o ganho de peso.
Boa leitura!
Não há como escapar, você vai ganhar peso durante a gravidez. No entanto, é fundamental que o aumento de peso ocorra dentro de determinados limites para que não prejudique a sua saúde e do seu bebê.
Sendo assim, preparamos uma lista para que você entenda para onde vão os quilos extras durante a gestação.
Somando tudo, podemos concluir até o final da gravidez o seu peso vai aumentar 12,5 kg do que pesava antes de engravidar.
No entanto, é preciso ressaltar que esses valores representam médias e servem apenas como referenciais. Para cada caso vão existir grandes variações, isso acontece porque o ganho de peso da gravidez está diretamente ao Índice de Massa Corporal, ou IMC, de antes de engravidar.
Sendo assim, é muito importante saber seu IMC de antes da concepção porque, quanto maior o IMC inicial, menos a você deverá engordar na gestação.
Como dissemos no parágrafo anterior, a recomendação de especialista é calcular o ganho de peso ideal da gravidez com base no IMC de antes da gravidez. Em seguida, vamos ver alguns valores referencias para cada faixa de IMC:
Além disso, é importante ressaltar que mulheres de menos de 20 anos, devem engordar o maior número de quilos dentro da faixa de peso ideal para seu IMC.
Mulheres que estavam com IMC alto antes de engravidar devem fazer um esforço para ganhar o mínimo de peso possível durante a gravidez.
Isso porque, é possível que o ganho excessivo de peso aumente o risco de hipertensão e diabete gestacional, além de complicações durante o parto e risco de o bebê nascer grande demais.
No entanto é importante salientar que não é para fazer regime neste momento, visto que algumas dietas de baixas calorias podem acabar afetando sua saúde e o desenvolvimento do bebê.
Nesse sentido, o ideal é consultar um nutricionista para receber orientações sobre como manter uma alimentação balanceada. Além disso, a realização de exercícios físicos vai ajudar a queimar gorduras desnecessárias, para isso, você pode realizar algumas atividades físicas indicadas para gestantes, tais como: caminhadas, ioga ou pilates e hidroginástica.
Além disso, outra ideia para se manter saudável durante a gravidez é tentar se movimentar mais durante o dia, subindo escadas, em vez de elevador, estacionando o carro um pouco mais longe ou descendo do ponto de ônibus antes para se forçar a andar.
Outro aspecto importante, é diminuir o consumo de guloseimas como bolachas, bolos, doces e sorvetes, que não são muito nutritivos e possuem um alto teor de glicose.
É importante ressaltar que se você já desenvolveu diabete gestacional, precisará de uma alimentação adequada, para isso procure orientações de um especialista.
Mulheres que estavam com IMC baixo antes de engravidar devem conversar com seu obstetra ou procure um nutricionista para receber orientações sobre a alimentação ideal.
Outra dica importante, é que você se informe sobre as propriedades dos alimentos e o número de refeições que você deve fazer para obter todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável do seu bebê.
O risco de ter o peso abaixo do ideal é que o bebê pode nascer pequeno ou prematuro, e bebês pequenos muitas vezes tendem a ter mais problemas no pós-parto.
No entanto é importante salientar que garotas de menos de 20 anos que estão grávidas devem receber orientações específicas sobre a alimentação, para isso é fundamental consultar um especialista.
Primeiramente, esqueça a ideia antiquada de que “mulher grávida tem que comer por dois”. Uma gestante deve ingerir cerca de 2000 calorias por dia até o último semestre, a partir daí é necessário adicionar mais 200 calorias diárias.
Nesse sentido, separamos algumas dicas para ajudar você a controlar o seu peso e se alimentar de maneira saudável durante a gravidez.
E não se preocupe, não há problema em comer um chocolate de vez em quando ou alguma guloseima que você esteja desejando muito. Mas lembre-se que quase tudo o que você engordar na gravidez vai continuar no seu corpo por um tempo depois que o bebê nascer.
Como vimos ao longo deste post, o peso tem uma importância fundamental para a sua saúde e do seu bebê.
Embora seja inevitável ganhar peso durante a gravidez, existem alguns cuidados que você por ter para manter uma alimentação equilibrada. No entanto, se estiver engordando não se desespere, faça uma atividade física moderada, não fique mais de quatro horas sem comer e procure se alimentar de uma forma saudável.
Afinal, é a sua saúde e do seu bebê que estão em jogo.
Se você achou que o nosso post ajudou você a esclarecer suas dúvidas sobre ganho de peso na gravidez, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.