Grávida de gêmeos: como garantir uma gestação tranquila

Grávida de gêmeos: como garantir uma gestação tranquila

A notícia de uma gravidez de gêmeos costuma ser uma surpresa acima do esperado para muitos casais, além de requerer uma atenção mais que especial.

Seguindo alguns cuidados, é possível garantir nove meses tranquilos enquanto aguarda a chegada dos seus bebês.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você conheça como garantir uma gestação tranquila na gravidez gemelar.

Boa leitura!

O que é a gravidez gemelar?

A gravidez gemelar, ou gravidez de gêmeos, é caracterizada pela gestação de mais de um feto. Existem dois tipos de gravidez gemelar: gravidez gemelar idêntica e gravidez gemelar não idêntica.

Os gémeos idênticos, ou monozigóticos, são aqueles que se desenvolvem a partir de um único óvulo, fecundado por um único espermatozóide. Isso acontece quando o óvulo fecundado se divide em duas partes idênticas e dão origem a dois bebês iguais.

Nesses casos, os bebês são alimentados pela mesma placenta, estão na mesma bolsa amniótica, têm as mesmas características hereditárias e são do mesmo sexo.

Já os gêmeos não idênticos, ou dizigóticos, são aqueles que se desenvolvem a partir de duas células, fecundadas por dois espermatozóides diferentes. Nestas condições, existem duas bolsas amnióticas e duas placentas diferentes.

Além disso, as características e o sexo dos bebês são distintos, como acontece com irmãos nascidos em datas diferentes.

Atualmente, o número de gestações gemelares têm aumentado cada vez mais, já que os tratamentos contra a infertilidade ampliam as chances de ocorrência deste tipo de gravidez.

Com a administração de hormônios utilizados em tratamentos de fertilidade, a probabilidade de uma dupla ovulação aumenta significativamente.

Normalmente, a gravidez de gêmeos pode durar menos tempo que a gravidez singular, isso porque os dois fetos dividem o mesmo espaço e a placenta tende a envelhecer precocemente.

Veja a seguir alguns cuidados fundamentais a ter durante a gravidez de gêmeos:

Cuidados com a alimentação

Na gravidez de gêmeos, assim como na singular, a alimentação da mãe desempenha um papel fundamental – e talvez aquela velha brincadeira do “comendo por 2” faça algum sentido, mesmo que não completamente.

A mãe deve aumentar a ingestão de calorias em cerca de 300 por dia, porém ingerindo calorias saudáveis. Além disso, o recomendado é que a gestante engorde no máximo 20kg.

Mas essa recomendação dependerá das condições de saúde da mãe, bem como da recomendação de seu médico.

Para isso, é importante adotar uma alimentação balanceada, e, se possível, recomendada por um nutricionista, levando em consideração as seguintes dicas:

Aumentar o consumo de frutas, legumes e cereais integrais

Evita a prisão de ventre e a gestante e o bebê vão receber quantidade maior de vitaminas e minerais.

Aumentar o consumo de alimentos ricos em ácido fólico

O ácido fólico ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças graves no bebê, como a espinha bífida.

Aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3

Esse tipo de nutriente ajuda no desenvolvimento do cérebro do bebê.

Lanches saudáveis

Com frutas frescas, iogurte de baixo teor de gordura ou sanduíches com queijo branco ou presunto magro.

Aumentar o consumo de alimentos fontes de ferro

Esse tipo de alimento diminui o risco de desenvolver anemia.

Aliás, aqui no blog já desvendamos alguns dos mitos e verdades sobre a gravidez, e uma das principais crendices abordadas pelo material é a de que a mulher grávida deve comer por três.

Isso não corresponde à verdade, o importante mesmo é se alimentar de forma saudável, para garantir todos os nutrientes necessários para a sua saúde e para o desenvolvimento do bebê.

Praticar atividades físicas

Tal como acontece nas gestações singulares, na gravidez gemelar, o exercício físico pode ser um forte aliado para promover a saúde da mãe e dos bebês.


No entanto, é importante seguir as orientações de um médico para realizar exercícios físicos que não prejudiquem o desenvolvimento da gestação.

Alguns exercícios como natação, yoga, pilates e hidroginástica são bastante recomendados para mulheres grávidas e podem ajudar a aliviar o estresse, mas, principalmente, garantir uma gestação saudável e tranquila.


Na gravidez de gêmeos, assim como na gravidez de apenas um bebê, o exercício físico orientado pelo obstetra e por um educador físico é indicado na grande maioria dos casos.

Caminhadas, natação, yoga, pilates ou hidroginástica, muitos são os benefícios advindos deles. Ajuda a controlar o peso, facilita o trabalho de parto, ajuda na recuperação pós parto, etc.

Porém, em alguns casos, o obstetra pode indicar a diminuição da atividade física ou a sua proibição, tudo dependerá do estado de saúde da gestante e dos bebês.

Além disso, o repouso também pode ser indicado para incentivar o crescimento dos fetos e reduzir o risco de complicações, como parto prematuro.

Outros cuidados

As gestantes gemelares estão expostas a um risco maior de desenvolver doenças como pré-eclâmpsia (que se caracteriza por pressão alta, presença de proteínas na urina e inchaço do corpo).

Por esse motivo, existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar essas complicações, tais como: medir a pressão arterial regularmente, tomar corretamente (no horário e na quantidade certa) os remédios para pressão prescritos pelo médico.

Além disso, para evitar o parto prematuro, o médico também pode prescrever o uso de remédios, como: corticóides ou antagonistas da ocitocina, por exemplo.

Perguntas mais frequentes sobre gravidez gemelar

Por não ser tão comum, é normal que mulheres grávidas de gêmeos tenham dúvidas sobre a gestação. Por isso, separamos as perguntas mais frequentes sobre o assunto.

A gravidez de gêmeos faz a mulher se sentir diferente?

Grávidas de gêmeos podem ficar mais vulneráveis aos sintomas da gestação e apresentar sintomas de depressão. Além disso, o cansaço e o ganho de peso são maiores do que nas gestações singulares.

Quem está grávida de gêmeos engorda muito?

Numa gravidez gemelar, a probabilidade de ganhar mais peso é grande. O importante é tentar não se preocupar, afinal você precisará do peso extra para ajudar os bebês a se desenvolverem, mas nada exagerado.

Devo modificar a minha rotina?

O descanso e repouso adequado são ainda mais importantes nos casos de gestações gemelares, pois o cansaço e gasto de energia serão maiores. Sendo assim, a recomendação principal é que você repouse e cuide da sua saúde.

Com quantas semanas de gestação os gêmeos costumam nascer?

O mais comum é que eles nasçam antes de completar as 40 semanas, por volta da 36ª e 37ª semana. No caso de trigêmeos, o parto pode ocorrer entre a 30ª e a 34ª semana, e os quadrigêmeos podem vir ainda mais cedo, entre a 28ª e a 32ª semana.

É comum os bebês terem de ficar na UTI neonatal após o parto?

Quando os bebês nascem após a 34ª semana, podem não necessitar de terapia intensiva. No entanto, pode ser indicado para melhorar a adaptação respiratória quando os recém-nascidos apresentam algum desconforto ou tenham menos de dois quilos.

Conclusão

Para quem está grávida de gêmeos, as dúvidas e os anseios podem chegar em dobro. Trocadilhos à parte, vimos ao longo do post que, embora os sintomas sejam potencializados, é possível ter uma gravidez gemelar tranquila.

Para isso, basta ter alguns cuidados com a sua saúde, realizar atividades físicas regularmente e adotar uma alimentação saudável.

Além disso, é fundamental ser acompanhada por um especialista e realizar um acompanhamento pré-natal adequado para monitorar o desenvolvimento dos bebês.

Para finalizar, podemos dizer que, com apenas alguns cuidados, é possível seguir com uma  gravidez de gêmeos de forma tranquila, segura e saudável.

Se você achou que o nosso post ajudou você a saber mais sobre a gravidez gemelar, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...