Uma ação de resPEITO! 🤱
Nos dia 01/08, data que inicia a campanha do #AgostoDourado , e no dia 29/08, em apoio ao aleitamento materno, tivemos aqui no auditório da Maternidade Domingos Lourenço duas edições do Workshop […]
É comum que futuras mães fiquem ansiosas para sentir o bebê mexer, principalmente se esta é a sua primeira gravidez.
Mas é importante lembrar que tudo tem um momento certo para acontecer, e será necessário esperar um pouquinho até que consiga sentir o bebê mexendo.
Pensando nisso, preparamos este post que você conheça os movimentos do bebê a cada semana da gestação.
Boa leitura!
Na primeira gravidez, é possível que demore um pouco mais para que a mulher perceba os movimentos do bebê, já que é uma sensação totalmente nova.
Algumas mulheres relatam a sensação como se fosse uma cosquinha dentro da barriga ou uma “borboleta batendo asas”. Então, no caso de primeira gravidez, a gestante sentirá os primeiros movimentos entre a 18ª e 20ª semanas.
Já no caso de mulheres que são mães e já passaram por essa experiência, elas poderão sentir os movimentos do bebê entre a 15ª e 18ª semanas. A partir daí, os movimentos vão ficando mais fortes e constantes, principalmente pelo fato de o bebê passar a ocupar um espaço cada vez maior na barriga.
A ultrassonografia consegue mostrar o desenvolvimento do bebê em cada fase da gravidez e visualizar os movimentos bem antes que a grávida consiga senti-los.
No ínicio da gravidez, os movimentos ainda não são perceptíveis, pelo fato do feto ainda ser bem pequeno. No entanto, podem ser visualizados no ultrassom as seguintes movimentações.
Depois dos primeiros movimentos, conforme o bebê vai crescendo, a sensação muda e a grávida começa a sentir trancos e chutes, que vão ficando cada vez mais intensos.
Já para o final da gravidez, o bebê terá um período mais agitado durante o dia, dando muitos chutes e cambalhotas, e os movimentos serão bastante perceptíveis.
Entre a 24ª e 28ª semanas, a mulher deve começar a sentir os soluços do bebê, que passam a sensação que ele está dando pequenos pulinhos dentro da barriga.
Nesta fase, o saco amniótico pode conter até 750 ml de líquido, o que possibilita ao bebê se movimentar bastante. Além disso, nesta etapa, o bebê já consegue ouvir e reage a barulhos altos.
Nesta fase da gestação, o bebê vai começar a fazer movimentos mais definidos e menos bruscos, já que o espaço está menor, deixando-o mais apertado pelas paredes da barriga.
A partir desta semana, é possível notar uma diminuição de movimentos, devido ao espaço menor dentro do útero para o bebê se mexer.
O bebê pode assumir sua posição definitiva no útero, normalmente de cabeça para baixo. Os principais movimentos que a gestante vai sentir são cotoveladas, chutes e joelhadas, às vezes dolorosas.
À medida que o bebê vai crescendo, as cambalhotas vão ficando menos frequentes. Nesta fase, se o bebê estiver chupando o dedo e por acaso o dedo escapar da boca dele, é possível sentir movimentos rápidos da cabecinha virando de um lado para o outro em busca do dedo perdido.
Não existe um número exato de chutes por dia. Nesse sentido, o melhor a fazer é observar o padrão de movimentos do bebê durante as horas ativas do dia.
Conforme a sua gestação progride, fica mais fácil entender os movimentos e a rotina do bebê, pois cada criança tem um padrão diferente de sono e atividade.
A movimentação do bebê está diretamente relacionada ao seu desenvolvimento intrauterino. A seguir, confira os principais marcos do desenvolvimento do bebê em todas as etapas da gravidez:
1º mês
Uma série de divisões celulares inicia o processo de formação da placenta. O feto mede aproximadamente 0,5 cm.
2º mês
O coração bate aceleradamente, enquanto se forma o sistema nervoso e aparelho digestivo, respiratório e circulatório. Olhos, boca e nariz começam a se desenvolver.
3º mês
Desenvolve-se o esqueleto, as costelas e dedos. Completa-se a formação de todos os órgãos internos.
4º mês
O bebê se movimenta, suga e engole. Também percebe as alterações de luz e os gostos amargos e doces.
5º mês
Começam a nascer cabelos, cílios e sobrancelhas. Forma-se o sistema reprodutor. O bebê franze a testa e chupa o dedo.
6º mês
Lábios e sobrancelhas ficam mais visíveis e inicia a formação das digitais.
7º mês
Os órgãos internos continuam crescendo.
8º mês
Uma camada de gordura se forma sob a pele para aquecer o bebê depois do nascimento. Os pulmões estão quase prontos e os ossos se fortalecem.
9º mês
O bebê já controla a respiração e, próximo da 40ª semana, está pronto para nascer.
Como vimos ao longo do post, as movimentações do bebê vão variando de acordo com a etapa da gravidez e são causadas pelo seu desenvolvimento dentro do útero. Ao passo que a gravidez avança, os movimentos vão ficando mais perceptíveis.
Além disso, vale dizer que cada criança tem um padrão de movimentos e caso você note alguma mudança nesse padrão, o ideal é consultar o seu obstetra para saber se está tudo bem.
Por fim, vale salientar que é fundamental fazer um acompanhamento pré-natal adequado e garantir que tudo ocorra com tranquilidade para você e seu bebê.
Se você achou que o nosso post ajudou você a saber mais sobre os movimentos do bebê na barriga da mãe, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.