Uma ação de resPEITO! 🤱
Nos dia 01/08, data que inicia a campanha do #AgostoDourado , e no dia 29/08, em apoio ao aleitamento materno, tivemos aqui no auditório da Maternidade Domingos Lourenço duas edições do Workshop […]
O acompanhamento pré-natal é fundamental para acompanhar o desenvolvimento do bebê.
Durante a gestação, as alterações ocorrem muito rapidamente e muito importante que os pais estejam informados sobre tudo que acontece em cada umas das etapas da gravidez.
Pensando nisso, preparamos este artigo para que você conheça todas as etapas do desenvolvimento fetal.
Boa leitura!
Medidas (em média): 4 mm
Até a 10ª semana de gestação, o bebê ainda é chamado de embrião, fase que marca as primeiras modificações do óvulo fecundado. O peso só começa a ser medido a partir da 14ª semana.
A partir daí, os seus órgãos vitais começam a se desenvolver, como o tubo neural, que se transformará no cérebro e na medula.
Medidas (em média): 8 mm.
A partir desta semana, começam-se a formar os olhos, a primeira característica facial do bebê. Além disso, começam a se formar as estruturas que se irão transformar em membros, como mãos e pés.
Medidas (em média): 8 mm.
Depois dos olhos, a cabeça começa a crescer rapidamente e os membros começam a se alongar. Se comparado com a última semana, o bebê terá dobrado de tamanho.
Medidas (em média): 2,3 cm.
A partir da 9ª semana, o bebê já começa a se movimentar. A formação dos membros, mãos e pés já estão mais completos e as orelhas começam a se desenvolver. Inicia-se também o desenvolvimento do sistema digestivo.
Medidas (em média): 3 cm.
A partir dessa semana, já é possível notar o semblante do bebê, já que a cabeça começa a se afastar do peito, possibilitando ver (através do ultrassom) o desenvolvimento dos lábios, da boca, do nariz e das orelhas. Além disso, os olhos começam a se projetar para frente da cabeça.
Medidas (em média): 4 cm.
A partir da 11ª semana, começam os primeiros chutes, embora ainda não sejam perceptíveis pela mãe. Nesta etapa da gestação, também começam a se desenvolver os ovários ou os testículos.
Além disso, por esta altura, o diafragma do bebê já está totalmente desenvolvido e faz movimentos respiratórios.
Medidas (em média): 4,5 cm.
Nesta fase da gestação, o bebê começa a bocejar, o cordão umbilical e os membros já estão totalmente formados.
Durante as primeiras semanas da gravidez, o coração do bebê bate em média 160 bpm (batimento por minuto).
Medidas (em média): 7,4 cm.
Com o desenvolvimento e alongamento dos braços e das pernas, o bebê passa a se movimentar bastante.
Os ossos das costelas começam a se tornar visíveis e, durante esta etapa, também ocorre a formação da glândula da tireoide.
Medidas (em média): 8,7 cm / 55g.
Nesta fase, começam a crescer os primeiros fios de cabelo e as sobrancelhas do bebê.
Medidas (em média): 10,1 cm / 70g.
A partir desta semana, os ossos do ouvido se desenvolvem rapidamente e o bebê passa a captar sons.
Além disso, a medula espinhal já está completamente formada e os nervos já saem entre cada vértebra.
Medidas (em média): 11,6 cm / 100g.
A partir desta etapa, o intestino, apesar de ainda imaturo, passa a receber pequenas quantidades de líquido amniótico. Além disso, começam a ser produzidos os neurônios no cérebro.
Medidas (em média): 13 cm / 140g.
A partir deste período, o bebê começa a chupar o dedo, abre e fecha a boca com regularidade e começam os primeiros soluços.
Medidas (em média): 14,2 cm / 190g.
Nesta semana, o feto fica maior que a placenta e a gestante pode começar a sentir alguns movimentos.
Além disso, os órgãos sexuais externos e internos estão em pleno desenvolvimento.
Medidas (em média): 15,3 cm / 240g.
Nesta etapa, os olhos e orelhas já atingiram a posição final na cabeça e já é possível verificar o aumento de peso da gestante.
Medidas (em média): 16,4 cm / 300g.
Durante esta semana, começa a formação dos brotos dentários, que posteriormente darão lugar aos dentes.
Nesta etapa da gestação, a coluna do bebê já está totalmente formada e órgãos, como estômago, intestino e fígado já estão posicionados na cavidade abdominal do bebê.
Medidas (em média): 25 cm / 360g.
Nesta semana, o bebê cresce bastante, atingindo quase 10 centímetros a mais que na anterior. Além disso, as unhas começam a crescer e a pele do bebê passa a ser coberta por uma camada de gordura para protegê-lo contra os próprios arranhões.
Medidas (em média): 27,8 cm / 430g.
A partir desta etapa, todos os ossos do bebê contêm medula e são capazes de produzir células sanguíneas. Além disso, começa a se formar outra camada de gordura, por cima da pele, importante para o desenvolvimento do sistema nervoso.
Medidas (em média): 28,9 cm / 500g.
Com as estruturas do ouvido amadurecidas, o bebê passa a receber sinais nervosos no cérebro, ou seja, começa a reagir a sons (fazendo alguns movimentos).
Medidas (em média): 30 cm / 600g.
A partir desta fase, a tendência é que os batimentos cardíacos do bebê desacelerem um pouco.
Além disso, a pele do bebê passa a desenvolver uma camada protetora externa de células queratinizadas, que tem como função fortalecer a pele e reduzir a quantidade de água que o bebê perde no líquido amniótico.
Medidas (em média): 34,6 cm / 660g.
A partir da 25ª semana, o bebê passa a perceber sons agudos e aumenta a frequência dos bocejos.
Medidas (em média): 35,6 cm / 760g.
A partir desta semana, as células nervosas se ramificam para começar a formar ligações para o pós nascimento.
Medidas (em média): 36,6 cm / 875g.
A partir desta fase, o bebê já abre e fecha os olhos, no entanto, ainda não consegue focar uma imagem, o que só vai acontecer algumas semanas após o nascimento.
No caso dos meninos, é nesta fase que os testículos descem para o saco escrotal.
Medidas (em média): 37,6 cm / 1kg
Nesta fase da gravidez, todos os pelos do bebê ficam mais longos e grossos e os pulmões estabelecem um padrão rítmico para apressar o amadurecimento do tecido pulmonar.
Medidas (em média): 38,6 cm / 1,2kg.
Normalmente, é nesta semana que a maioria dos bebês assumem a posição de cabeça para baixo para se preparar para o nascimento. O cérebro está cada vez maior e sua superfície passa a ganhar dobras.
Medidas (em média): 39,9 cm / 1,3kg.
À medida que a gravidez vai chegando ao fim, os movimentos do bebê diminuem. Mas, mesmo assim, seus chutes continuam fortes.
Nesta fase, as células nervosas do cérebro se desenvolvem em áreas distintas e controlam algumas funções, como memória e movimentos coordenados. A ponta do nariz do bebê se torna evidente.
Medidas (em média): 41,1 cm / 1,5kg.
A partir desta fase, o padrão do sono do bebê já inclui fases de movimento rápido dos olhos (REM – Rapid Eye Movement), ou seja, ele passa a sonhar. Nessa fase, é comum que o bebê passe a maior parte do tempo de pernas cruzadas.
Medidas (em média): 42,4 cm / 1,7kg.
A partir desta fase, o bebê já está perto de sua altura máxima, os ossos já completaram o seu crescimento pré-natal, a pele começa a ficar mais rósea e já é possível notar as dobras das mãos e pulsos.
Medidas (em média): 43,7 cm / 1,9kg.
A partir da 33ª semana, a maioria dos bebês já estão em posição para o parto e o líquido amniótico engolido pelo bebê e os resíduos ficam armazenados no cólon para serem descartados pós-nascimento.
Medidas (em média): 45 cm / 2,1kg.
Nesta fase, o intestino do bebê está se preparando para processar alimentos e a quantidade de líquido amniótico atinge seu nível máximo.
Medidas (em média): 46,2 cm / 2,4kg.
O bebê passa a fazer movimentos de sucção como forma de preparação para a amamentação. Além disso, os pulmões já estão totalmente amadurecidos e cheios de líquido, que vão dar lugar ao ar quando o bebê respirar pela primeira vez.
Medidas (em média): 47,4 cm / 2,6kg.
Nesta semana, a cabeça do bebê pode começar a se encaixar em direção ao colo do útero, na preparação para o trabalho de parto.
Medidas (em média): 48,6 cm / 2,9kg.
A partir desta semana, o bebê já tem a forma semelhante a que terá ao nascer, continua ganhando peso com o acúmulo de gordura nos membros e no abdômen, e no lugar da lanugem, nascem pelos curtos e bem finos.
Medidas (em média): 49,8 cm / 3,1kg.
Nesta etapa, a placenta alcança seu tamanho máximo. Os braços do bebê ficam cruzados sobre o tórax e as mãos podem estar fechadas ou segurando o cordão umbilical.
Medidas (em média): 50,7 cm / 3,3kg.
Os olhos do bebê já estão bem formados e grandes, mas devem continuar a se desenvolver nas primeiras semanas de vida (após o nascimento), até que ele passe a enxergar direito.
Medidas (em média): 51,2 cm / 3,5kg.
Nesta semana, os ossos do corpo já estão todos solidificados e os do crânio ligados por membranas que permitem movimento entre eles, para facilitar a passagem da cabeça no momento do parto.
Como vimos ao longo do artigo, o desenvolvimento do bebê ao longo da gestação se dá de forma rápida e a cada semana que passa, o seu tamanho dobra.
Com tantas alterações e mudanças rápidas, é fundamental realizar um acompanhamento pré-natal adequado para garantir o desenvolvimento saudável do bebê. Afinal a sua saúde e do bebê estão em primeiro lugar.
Se você achou que o nosso post ajudou você a conhecer as etapas do desenvolvimento fetal, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.