Comida apimentada na gravidez, faz mal?

Comida apimentada na gravidez, faz mal?

Muitas mulheres, quando engravidam, se deparam com uma dúvida muito comum: quais alimentos podem ou não fazer parte da alimentação nesse período de suas vidas. 

E a pimenta é um desses alimentos, que são uma verdadeira incógnita na vida da gestante. Afinal, ela pode ser consumida ou não pode? 

Vai depender muito de cada caso, já que esse condimento pode causar reações adversas em algumas mulheres. 

Para você tirar as suas dúvidas sobre o consumo de pimenta, preparamos um post que vai mostrar os possíveis riscos que a ingestão exagerada desse condimento pode causar. 

Desejamos uma excelente leitura! 

Mulher grávida pode comer pimenta?

De forma geral, a mulher grávida pode comer pimenta. Não há comprovação científica de que a pimenta possa causar algum dano ao feto, como má formação e aborto espontâneo. 

Portanto, este condimento não é contra indicado na alimentação da gestante. Se a mãe já está acostumada a comer alimentos apimentados, e não sente nenhum tipo de complicação, não há problema.

Mas o consumo de pimenta durante a gravidez precisa sim conter restrições, já que esse alimento pode desencadear prejuízos à digestão de mulheres com organismos mais sensíveis.

Por isso, é fundamental que a gestante tome alguns cuidados relacionados ao consumo de pimenta. Por quais razões?

Este condimento tem a capacidade de alterar o pH estomacal, por ser muito ácido. E, em uma gestação, o cuidado com o corpo deve ser redobrado, já que há muitas mudanças acontecendo no organismo e ao mesmo tempo. 

Durante a gestação, a mulher fica mais suscetível a sofrer mudanças prejudiciais ao seu bem-estar, como azia, refluxo e sensação de inchaço, por causa da retenção de líquidos. 

E o consumo de comidas apimentadas pode intensificar a sensação de azia, que é uma modificação digestiva bastante desagradável. 

A seguir, mostraremos alguns problemas que podem ser agravados com o consumo de pimenta durante a gravidez, especialmente em mulheres de estômago mais sensível. 

Problemas que podem ser agravados com a pimenta

Dentre alguns problemas que podem ocorrer devido ao consumo de pimenta durante a gravidez, estão: 

Hemorroidas

O surgimento de hemorroidas é comum durante a gestação, principalmente no final. E o quadro pode se agravar se a mulher fizer um consumo exagerado de pimenta durante o período.

Por isso, em casos em que a mulher grávida já tenha o histórico de hemorroidas, ou já tenha passado por esse problema durante a gestação, o ideal é evitar o consumo de pimenta.  

Azia 

Por ser muito ácida, a pimenta pode comprometer o pH estomacal, causando reações adversas, como a azia.

E já existe um maior risco de ter azia e outros problemas digestivos durante a gravidez, graças às mudanças que o corpo da mulher atravessa, então é melhor evitar! 

E não custa lembrar: a gestante precisa ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, para fortalecer a própria saúde e a do bebê. A ingestão de frutas, vegetais, proteínas e carboidratos é fundamental para o bom desenvolvimento do feto.

O que diferentes tipos de pimenta podem causar?

Tudo bem, caso você não abra mão da pimenta na sua alimentação, mas saiba que alguns tipos de pimenta são mais adequados do que outros para incluir em sua dieta. Isso porque a gestante deve fugir de elementos como conservantes e sódio, que podem causar mal-estar e dores. 

Pimentas frescas

Nesse caso, as sementes da pimenta fresca são as grandes responsáveis pela sua ardência. Para a mulher que gosta do sabor desse condimento, o ideal é retirar as sementes, para diminuir a sensação de ardência tanto no sabor, quanto no estômago.

Pimenta-do-reino

Como esse tipo de pimenta é natural, a pimenta-do-reino pode fazer parte da alimentação da grávida, desde que não sofra indigestão por conta desse condimento. Vale lembrar que o consumo desse alimento deve ser feito com moderação.

Molhos de pimenta

Os molhos de pimenta prontos, encontrados facilmente no supermercado, não devem fazer parte da alimentação da gestante. Esses molhos contam com conservantes, ou então com excesso de sal e vinagre, que podem agravar a sensação de azia e dor no estômago. 

Como incluir a pimenta em uma refeição saudável

Se você experimentou pimenta durante a gravidez, e não sentiu nenhum tipo de mal-estar ou desconforto, não há problemas na ingestão desse condimento. 

Vale lembrar que nada em excesso é saudável, e isso também diz respeito à pimenta, ainda mais pelo fato de que esse condimento pode causar consequências desagradáveis, como hemorroidas e má digestão. 

Mas é possível incluir a pimenta em uma refeição saudável e equilibrada, necessária para a saúde da gestante e do feto. 

A mulher grávida pode comer pimenta aliada a derivados de leite, como o queijo, que possuem cálcio; verduras de cor verde escura, como brócolis e couve, que têm ácido fólico, nutriente importante para o desenvolvimento do feto; e a carnes bem passadas ou ao ponto, fonte de proteínas. 

Considerações finais

A comida apimentada na gravidez não faz mal, desde que seja moderada e que a pimenta consumida seja natural, livre de conservantes. 

Mas cada caso é um caso. Algumas gestantes não sentem desconforto com a ingestão de pimenta. Já outras, podem sentir incômodos, como a aparição de hemorroidas e má digestão, causada pela azia. 

Por isso, o fundamental é experimentar aos poucos, e observar as reações do seu corpo após o consumo de pimenta. Vale lembrar que esse condimento não causa transtornos ao bebê. 

Mas, mesmo assim, o seu equilíbrio é essencial para a saúde da gestante. Na dúvida, não deixe de consultar o seu médico.

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender se grávida pode comer pimenta, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.