Uma ação de resPEITO! 🤱
Nos dia 01/08, data que inicia a campanha do #AgostoDourado , e no dia 29/08, em apoio ao aleitamento materno, tivemos aqui no auditório da Maternidade Domingos Lourenço duas edições do Workshop […]
A escolha da maternidade é uma das etapas mais importantes para que você possa ter uma gestação tranquila e saiba exatamente o que encontrar no dia do parto. Nesse sentido, não há dúvidas sobre a importância de fazer uma visita ao local.
Por isso, é muito importante que você não deixe a visita para o final da gravidez, afinal, existem vários fatores a serem levados em conta na hora de visitar a instituição pretendida.
Por esse motivo, preparamos este post para ajudar você a entender como agendar uma visita para conhecer a maternidade e quais perguntas fazer durante a visita.
Boa leitura!
Para dar início a sua pesquisa, o recomendado é fazer uma lista com as instituições pretendidas, para que você possa comparar e analisar se cumprem com as suas expectativas.
Um dos pontos mais importantes a ser levado em consideração na hora de escolher o local do parto, é que a decisão deve ser feita em conjunto com o seu médico obstetra. Aliás, aqui no blog, temos um artigo que fala sobre a importância de seguir a orientação do obstetra para escolher a maternidade.
Sendo assim, escolhemos alguns dos fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher a melhor opção para o nascimento do seu filho.
Obstetra
Como mencionamos de forma breve aqui em cima, é fundamental seguir a orientação do médico obstetra para a escolha do local do parto. Isso porque, é importante que o médico obstetra precisa esteja familiarizado com o espaço, a equipe médica e cadastrado formalmente na instituição.
Plano de saúde
Estude detalhadamente as condições do seu plano de saúde. Verifique também os planos de saúde aceitos pela instituição e os serviços incluídos, para que você não seja pega desprevenida e evitar surpresas como cobranças, taxas, período de carência, entre outros.
Localização
Dependendo do risco da gravidez, a localização pode ser um fator decisivo. Por esse motivo, estude o trajeto da sua casa até o hospital.
Segurança
A segurança é uma das principais preocupações para os pais. É muito importante que você se informe sobre os protocolos de segurança, regras para entrada e saída, visitas e, principalmente, a identificação e monitorização dos recém-nascidos.
Alojamento
Verifique o tipo de alojamento disponibilizado, as regras para o acompanhante e as condições do quarto.
Selos de qualidade
Uma garantia de que você será bem atendida é verificar se a instituição possui selos de qualidade, emitidos por órgãos nacionais/internacionais especializados em saúde neonatal.
Equipe médica e estrutura
Informe-se sobre as especialidades dos profissionais que fazem parte da equipe médica e os serviços oferecidos, como, por exemplo, UTI Neonatal e UTI Adulto.
Para obter ainda mais dicas sobre como escolher a melhor opção de maternidade para o nascimento do seu filho, aqui no blog, temos um artigo falando sobre o assunto.
Para que você conheça sobre todos os procedimentos da maternidade, é importante se informar sobre a políticas e regras da instituição. Deste modo, você pode evitar surpresas no momento do parto.
Nesse sentido, separamos algumas sugestões de perguntas mais comuns a serem feitas durante a visita.
1. O acompanhante pode passar a noite?
As regras e condições de acompanhamento vão variar em cada local. Por esse motivo, é fundamental que você se informe sobre elas e sobre os direitos do acompanhante.
É importante lembrar que os serviços de saúde são obrigados por lei a permitir a presença de um acompanhante escolhido pela parturiente, durante toda a internação.
2. Quais são as regras de amamentação durante a recuperação?
A amamentação pós-parto é outro aspecto que gera muitas dúvidas. Sendo assim, é importante que você analise com cuidado as políticas de amamentação pós-parto.
Um ponto importante a levar em conta no que diz respeito à amamentação, é que você se certifique se a instituição apresente uma taxa reduzida de complementação artificial da dieta do bebê.
3. O Hospital tem UTI materna e UTI Neonatal?
Ninguém espera precisar de uma UTI, no entanto, quando for necessário, é importante poder contar com uma estrutura adequada. Podem surgir complicações no parto e tanto a mãe como o bebê podem precisar de algum atendimento mais específico.
Caso a instituição pretendida não tenha UTI, é fundamental obter informações sobre as regras de transferência para outro hospital.
4. Caso eu chegue antes da obstetra à maternidade, as orientações dela (informadas por telefone) serão seguidas?
Todas as orientações do seu obstetra serão seguidas, a não ser em situações inesperadas, que não permitam seguir com o planejamento de parto original.
5. Caso já tenha sido verificada a dilatação, é necessário um novo exame?
Quando chegar ao hospital, a dilatação deve ser, obrigatoriamente, examinada mais uma vez e, além disso, ser realizado alguns exames médicos rotineiros.
Para saber mais sobre quais perguntas fazer na maternidade, publicamos aqui no blog um artigo com excelentes dicas.
Neste post, falamos sobre o processo de escolha do local de nascimento do seu filho, a importância da orientação do obstetra e, também, sobre a importância de realizar uma visita à maternidade antes do parto.
Para que você possa levar a sua gestação de forma tranquila, é fundamental que conheça os serviços e regras do hospital pretendido.
Sendo assim, a principal dica é que você entre em contato com o seu médico e a administração do hospital para agendar uma visita à maternidade. A maioria das maternidades disponibilizam no site, o telefone para contato ou email.
Este é o momento certo, aproveite para sanar todas as suas dúvidas com antecedência.
Se você achou que o nosso post ajudou você a tirar dúvidas sobre como agendar uma visita para conhecer uma maternidade, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso hospital maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.