Como preparar o primeiro filho para chegada do caçula?

Como preparar o primeiro filho para chegada do caçula?

A notícia de uma segunda gravidez é sempre um momento que provoca mudanças grandes para toda a família, principalmente para o filho mais velho.

Afinal, não é fácil dividir toda atenção e os cuidados que eram exclusivos com um novo bebê, e  pode ser mais difícil quando o primeiro filho ainda é uma criança. 

Nesse sentido, em alguns casos, o primogênito pode apresentar estágios de regressão, como parar de falar, fazer xixi na cama e voltar a usar mamadeira e chupeta. 

Nesse momento, é necessário que os pais sejam compreensivos e tenham paciência.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para ajudar você a preparar a chegada do caçula com tranquilidade.

Boa leitura!

Deixe o primogênito participar da gestação

Estimular a participação da criança nos preparativos para a chegada do novo bebê, ajuda o filho mais velho a se sentir envolvido na gestação, também peça a opinião do seu filho mais velho sobre nomes e itens para o enxoval.

Se possível, leve a criança para os exames de ultrassom e diga a ele que estão indo conhecer o irmão, também convide-o a mexer na barriga e falar com o irmãozinho. Deste modo, você estará incentivando e ajudando a desenvolver o carinho da criança pelo bebê que está a caminho.

Leve a criança à maternidade

Logo após o nascimento do filho, é importante levar a criança para conhecer o irmãozinho e também mostrar que a mamãe está bem. 

Durante as visitas na maternidade, dê atenção ao filho mais velho e observe se a criança não está entristecida ou encolhida em um canto

Converse com o filho mais velho sobre o lugar dele na família, é importante explicar para a criança o que é ser o irmão mais velho e deixar claro que ganhou um grande amigo. 

Evite mudanças bruscas na rotina do filho mais velho

Uma das recomendações é não fazer grandes mudanças na rotina do filho mais velho logo após a chegada do bebê. A retirada de fraldas, mamadeiras e chupetas devem acontecer, ao menos, seis meses antes do nascimento do caçula, para que ele não sinta que está sendo afastado do convívio familiar e substituído pelo bebê.

Reserve um tempo para ficar com o filho mais velho

Os primeiros dias do bebê em casa podem ser muito cansativos, e apesar disso, é importante fazer um esforço para dar atenção exclusiva ao filho mais velho, para que ele possa sentir que recebe o mesmo carinho de antes.

Preserve a privacidade do filho mais velho

Mesmo que a criança precise dividir o quarto com o irmãozinho, é necessário preservar sua privacidade. Para isso, uma dica é conversar com o primogênito antes de alterar a decoração do quarto para o novo bebê, explicando como pode ser legal dividir o espaço com o irmão.

Participar dos cuidados com o bebê ajuda a diminuir o sentimento de deslocamento da criança mais velha. Por esse motivo, é importante deixar o filho mais velho participar, pedindo a ele para pegar a fralda, escolher uma roupinha ou mesmo calçar a meia no irmãozinho. Isso vai ajudar a criança a perceber seu novo papel no arranjo familiar.

Faça com que eles se sintam igualmente amados

Sempre que o bebê for presenteado, dê algo também ao filho mais velho. Isso fará com que a criança não se sinta deixada de lado e evitará que ele haja como um bebê sempre que se sentir ameaçado e quiser chamar a atenção.

Além disso, ele verá que, apesar das mudanças, não perdeu seu espaço e que ainda é amado e tão importante para a família quanto seu irmão mais novo.

Estimule o melhor da fraternidade

Estimular a interação entre os irmãos, fortalecerá seus laços afetivos. Convide o irmão mais velho a contar histórias para o irmãozinho, peça para ler, dizer como foi o seu dia na escola ou na casa dos avós.

Quando o bebê começar a sorrir e a gaguejar, mostre ao mais velho como o pequenino gosta dele e deixe que o maior segure o menor, com a ajuda e supervisão de um adulto sempre. 

Mostre compreensão

Algumas crianças podem não demonstrar logo de início seu incômodo com a chegada do bebê, mas a verdade é que essa adaptação afeta todas as crianças, algumas mais outras menos.

Essa pode ser uma fase complicada e que vai demandar muita paciência e compreensão para que a experiência não seja negativa e traumática para a família.

Por isso, é importante demonstrar para o filho mais velho que você entende e respeita o que ele está sentindo. 

Frases como: “é difícil ser o irmão mais velho” ou “ter um bebê em casa muda muita coisa”, mostra que você compreende e se importa com ele. 

Considerações finais

Como vimos ao longo do artigo, a chegada de uma nova criança na família pode provocar um turbilhão de sentimentos, principalmente para o irmão mais velho.

Esse novo ciclo exige diversas mudanças e adaptações ao estilo de vida da família, e para que tudo corra tranquilamente, existem algumas medidas que podem ser tomadas para tornar as mudanças mais suaves para todos.

Caso siga as nossas dicas, deixando o filho mais velho participar dos cuidados com o bebê, tudo vai correr bem, e rapidamente o primogênito vai se adaptar com a chegada do irmãozinho.

Se você achou que o nosso post ajudou a responder às principais dúvidas sobre como preparar o seu filho para a chegada do irmão caçula, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...