Descubra os benefícios da meditação durante a gravidez

Descubra os benefícios da meditação durante a gravidez

A meditação é uma técnica milenar que ajuda milhares de pessoas a conhecerem mais a si mesmas, assim como reconhecer e controlar seus sentimentos. 

E quando falamos de gravidez, os benefícios da meditação não poderiam ser mais bem aplicados.

Além de levar uma sensação de tranquilidade e paz, traz também uma visão mais ampla sobre os momentos que estão sendo vividos e como causam impactos em suas rotinas.

Pensando nisso, resolvemos trazer nesse texto exclusivo como a meditação tem tudo para beneficiar o período da gravidez. 

Desejamos uma boa leitura!

O que é a meditação

A meditação é definida como a prática onde o indivíduo utiliza técnicas e procedimentos para focar sua mente no momento presente. O foco pode se dar em um objeto, pensamento ou até atividade em particular, desde que vise alcançar um estado maior de clareza mental e também emocional.

Estima-se que sua origem tenha acontecido na antiga China, por volta de 300 a.C.. As práticas são adotadas por alguns caminhos espirituais e religiosos, praticado no budismo, no cristianismo e entre outras religiões. 

Existem escrituras orientais que consideram a meditação como instrumento essencial, que leva em direção à libertação dos problemas e à uma iluminação pessoal sobre o real entendimento da vida. 

Quando trazemos a meditação para o dia a dia, a vemos aplicada não apenas em pessoas que se dedicam à sua espiritualidade, mas para aquelas que desejam ter melhor qualidade de vida. 

Não poderia ser diferente em relação a gravidez, que além de cuidar de uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e demais precauções, a meditação também pode ajudar a mãe a ter maior conforto e calma nesse período de mudanças aceleradas.

Como a meditação pode ser benéfica para a gravidez

A mulher grávida passa por uma série de mudança nas suas rotinas, na vida como um todo, bem como em seu corpo. 

Para que essa mãe encare tais mudanças da melhor forma possível, mantendo um contato maior com todos os seus processos de mudanças, a meditação é extremamente indicada para que transcorra da melhor forma possível. 

Para você entender melhor quais são esses benefícios trazidos por meio da meditação para o corpo e mente da mulher, veja a lista que preparamos sobre eles. 

  1. Sentimentos de paz, calma e tranquilidade durante a gestação;
  2. Traz descanso emocional e físico; 
  3. Ajuda com a insônia e melhora a qualidade do sono;
  4. Traz consciência mental, espiritual e corporal;
  5. Traz benefícios na saúde, reduz a frequência cardíaca, diminui a pressão arterial, melhorando a circulação do sangue e aumentando a oxigenação;
  6. Recarrega as energias, principalmente para as mães que trabalham e fazem muitas tarefas;
  7. Cria um tempo particular para a mulher entrar em contato com a sua intimidade, sem interrupções; 
  8. Ajuda a estabilizar o humor, que sofre muitas alterações durante a gravidez;
  9. Melhora o contato com a respiração, fortalecendo o sistema imunológico da mulher; 
  10. Produz endorfinas, hormônio da felicidade e do bem-estar, além de ajudar também na hora das dores do parto. 

A meditação em cada fase da gravidez

O primeiro trimestre: Onde acontecem os primeiros sintomas da gravidez, podendo trazer um impacto e mudanças significativas na vida da maioria das mulheres. Náuseas, enjôos, indigestão e mudanças no sono podem causar estresse para a grávida. 

Por isso, a meditação é essencial para conseguir manter o controle das próprias emoções e vencer esse período com segurança e confiança.

O segundo trimestre: Um dos melhores momentos da gravidez para muitas mulheres grávidas. Os dias com enjoo e exaustão poderão ter passado e a mulher estará mais acostumada com as novas rotinas da gravidez. 

A meditação nesse período serve para manter a paz que a mãe já conquistou e para equilibrar o que ainda não ficou bem entendido durante o processo da gravidez. 

O terceiro trimestre: Também um dos períodos de maior incômodo para as mães, pois é onde a barriga está mais crescida, e fazer determinadas atividades pode não ser mais viável. 

Por isso, para que a mãe consiga manter a calma e mantenha baixa a ansiedade do dia do parto, que já está próximo nesse período, a meditação ajudará a controlar suas emoções e trará mais tranquilidade para lidar com o cansaço do dia a dia.

Dicas para meditar

  1. O processo de meditação não envolve dificuldades, mas antes de tudo, é preciso foco. Por isso, para que você tenha sucesso na sua meditação, comece por se acomodar em um lugar confortável para sentar e feche os olhos. 
  2. Escolha um período do dia onde você consiga ficar só, sem sofrer interrupções. 
  3. No início, você não precisa meditar por muito tempo. Comece com 5 minutos, focando totalmente na sua respiração e evolua conforme se sinta mais à vontade. 

Algumas pessoas costumam relatar que sentem dificuldades para conter os inúmeros pensamentos que podem ocorrer durante a meditação, causando uma ansiedade e inquietude, porém a meditação não se trata da ausência de pensamentos, mas sim de como você percebe o seu corpo no momento presente. 

Se outro assunto fora desse tema vier à sua mente, tente observar como ele te afeta e deixe que ele vá embora, sem se culpar por se desconcentrar. 

Existem meditações guiadas que você pode encontrar na internet. Essas meditações podem te ajudar a entender melhor sobre seu corpo e ajudar na concentração. 

Tenha paciência para progredir no exercício da meditação. O processo pode parecer muito parado, mas traz benefícios valiosos para o corpo como um todo. 

Não sinta que você precisa se explicar sobre a meditação. Esse é um processo exclusivo entre você, seu filho e seu corpo. 

Mais sobre atividades durante a gravidez

Meditação é apenas uma das formas de relaxar e conhecer um pouco mais sobre si mesma no período da gravidez, e momentos de leitura também podem trazer a sensação de relaxamento e conhecimento que tanto demanda na gestação. 

Por isso, para dar continuidade ao assunto sobre bem-estar na gestação, indicamos a leitura do material “8 dicas de livros para gestantes” e aproveite o momento da gravidez com o máximo de conhecimento possível.  

Esperamos que goste!

Considerações finais

A meditação é uma ferramenta essencial para toda mulher que esteja vivendo a fase da gravidez. Essa prática relaxante ajuda a entender mais sobre as transformações que estão acontecendo no seu corpo e à sua volta. 

Por isso, não hesite em saber mais sobre o tema e como ele pode ajudá-la a melhorar o seu dia a dia consideravelmente.

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender mais sobre os benefícios de meditar durante o período da gestação, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...