Fisioterapia pélvica na gravidez: veja como esta atividade pode ajudar as mamães

Fisioterapia pélvica na gravidez: veja como esta atividade pode ajudar as mamães

É sabido que o corpo da mulher passa por diversas transformações ao longo da gravidez. Sendo uma das principais o aumento do tamanho do útero. E essa expansão acaba pressionando os diversos órgãos que estão ao seu redor.

Uma dessas sobrecargas ocorre na musculatura da pelve. A pelve é formada pelos ossos do quadril, também chamada de bacia, e sustenta a bexiga, os órgãos genitais, as partes finais dos órgãos ureteres e o reto, com auxílio do músculos presentes nessa região. Nas mulheres, também aloja o útero e os ovários. 

Com a sobrecarga na musculatura da pelve, há o enfraquecimento dessa região, que acarreta em uma bexiga menos resistente – e, consequentemente, em “escapes” usuais de urina. 

Para evitar este problema, que chamamos de incontinência urinária, há uma maneira de fortalecer esta região do corpo: por meio da fisioterapia pélvica

Esta atividade ajuda futuras mamães a recuperarem o controle desta área e a aumentarem a sensação de bem-estar durante a gestação.  

Pensando na sua saúde e do seu bebê, preparamos este post para que você saiba o que é fisioterapia pélvica, quais são os seus benefícios durante e após a gravidez e como fazê-la. 

Desejamos uma excelente leitura!

O que é fisioterapia pélvica

A fisioterapia pélvica é uma especialidade da fisioterapia que visa o fortalecimento dos músculos do períneo, região também chamada de assoalho pélvico, que é um conjunto de músculos e ligamentos que sustentam os órgãos pélvicos, como bexiga, útero, reto e intestino. 

Durante a gravidez, esta região se enfraquece devido à pressão realizada pelo aumento do útero, acarretando em problemas como a incontinência urinária, onde ocorre o “escape” da urina. É por conta da incontinência urinária que, na gestação, a mulher sente necessidade constante de urinar.  

Para reverter este quadro, a fisioterapia pélvica tem, como premissa, exercícios que fortalecem a área do períneo e previnem problemas além da incontinência urinária, como dores nas relações sexuais.

Ela pode ser feita, desde que liberada pelo obstetra, após o terceiro mês de gestação e também no pós-parto.

Benefícios da fisioterapia pélvica durante e após a gravidez

A fisioterapia pélvica oferece diversas vantagens à saúde das gestantes. Por meio de alongamentos e relaxamentos, a prática de fisioterapia pélvica também ajuda a diminuir o inchaço do corpo, incrementa a respiração, fortalece músculos e articulações e promove a sensação de bem-estar no geral. 

A atividade também permite com que a mulher continue no processo de conhecer melhor o próprio corpo ainda mais na gestação. 

Também é possível sentir os efeitos da fisioterapia pélvica na hora do parto. Se tiverem sido realizados regularmente e com a supervisão de um profissional, a mulher consegue trabalhar de forma que promova o relaxamento do períneo e o controle da própria respiração. 

Além disso, se realizados no pós-parto, os exercícios propostos pela fisioterapia pélvica ajudam a recompor o corpo da mulher e permite a sensação prolongada de bem-estar. 

A prática da atividade reduz as sequelas do parto, como a formação de cicatrizes e a separação dos músculos retos abdominais, além de recuperar o prazer da função sexual. 

Como fazer fisioterapia pélvica

Após a liberação do obstetra, as gestantes comparecem às sessões com o profissional de fisioterapia pélvica, responsável por fazer o acompanhamento da atividade. 

Os encontros devem ser conduzidos pelo fisioterapeuta, pois ele irá determinar o tipo de exercício e a frequência que são mais adequadas em cada caso. Por isso, é fundamental que o profissional faça a avaliação das necessidades de cada paciente.

Com duração entre 40 minutos e uma hora, as sessões podem variar de uma a duas vezes por semana. Além da reunião semanal, e dependendo da evolução da gestação, o profissional também pode ensinar exercícios para serem feitos fora do consultório.

Entre os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta, estão a contração e o relaxamento do assoalho pélvico, que promove flexibilidade na região; e exercícios aliados à bola de pilates, que visa dar maior mobilidade à pelve. Lembrando que cada caso é um caso e só o fisiterapeuta pode indicar o que é mais recomendado para você.

Por isso, é fundamental o acompanhamento de um profissional de fisioterapia pélvica, uma vez que ele fará a indicação ideal para seu caso em específico. E, por promover diversos benefícios ao corpo, respeitar a frequência de sessões desta atividade é imprescindível para uma gestação ainda mais segura. 

Considerações finais

A fisioterapia pélvica é um exercício benéfico ao corpo da gestante, que auxilia no fortalecimento do períneo e evita consequências da gestação, como a incontinência urinária e a queda dos órgãos da região. 

Se liberado pelo obstetra e podendo ser regularmente praticado a partir do terceiro mês de gestação, a atividade deve ser conduzida por um fisioterapeuta pélvico, que vai indicar os tipos de exercícios mais adequados à condição da futura mamãe. 

O controle sobre o próprio corpo e a redução de inchaços estão entre os benefícios da fisioterapia pélvica, que promovem o bem-estar da gestante.

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender mais e tirar as suas dúvidas sobre a fisioterapia pélvica, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...