Grávida e gripada: quais cuidados não posso deixar de ter?

Grávida e gripada: quais cuidados não posso deixar de ter?

A mulher que descobre que está grávida geralmente vê tudo à sua volta mudar. De uma vida voltada unicamente para si, agora o foco e atenção volta-se a um bebê que está por vir.

Tudo começa a se adaptar para que a criança encontre o conforto necessário para se desenvolver, crescer e ser feliz. É um período de transformações, muitas vezes, gratificantes. 

Porém, nem tudo é um mar de rosas. A gravidez é um período muito bonito na vida da mulher, mas exige cuidados específicos e dobrados para que o seu organismo e a sua saúde não fiquem vulneráveis para contrair doenças e infecções. 

A mãe precisa redobrar sua atenção para que ameaças simples, como a gripe, não sejam “porta de entrada” para problemas maiores e até sem soluções que afetem o sistema imunológico. 

Mas, isso não é motivo para se perder noites de sono. A gripe pode ser tratada de forma facilitada e com o devido acompanhamento, não progride para qualquer outro quadro clínico de grande proporção. 

Para falarmos sobre o assunto e quais cuidados são essenciais para a cura e prevenção, preparamos esse texto para te ajudar a tirar todas as suas dúvidas. 

Desejamos uma boa leitura!

Será que é gripe ou resfriado?

A primeira coisa que se precisa ter em mente antes de começar qualquer tipo de tratamento é entender se a mulher grávida está apresentando um quadro de gripe ou resfriado. Ambos são muito parecidos, o que pode confundir bastante, mas é possível separar os quadros. 

Por serem infecções corriqueiras e causadas por um vírus, parte dessa semelhança vem daí. Além disso, também apresentam meios de contaminação bem parecidos e atacam o sistema respiratório. Seus sintomas giram em torno de tosse, febre, coriza e espirro. 

Uma pessoa que contrair resfriado pode apresentar febre baixa, atingindo 37ºC. Além disso, há também a presença de uma leve dor de garganta, otite, sinusite, mal-estar moderado, obstrução nasal e excesso de coriza. A duração do resfriado varia entre cinco a sete dias e os seus sintomas aparecem geralmente após dois dias do contágio. 

Porém, quando há quadro de gripe, os sintomas apresentam uma intensidade maior. A febre pode ficar acima de 38ºC e há a sensação de dores pelo corpo. A gripe pode comprometer também as vias aéreas superiores, como também a árvore brônquica. Esse último sintoma pode ocasionar complicações mais graves, como desidratação e pneumonia. 

Quando constatado que há quadro de gripe, é necessária uma atenção especial para que não haja evolução e não se traga problemas maiores para a grávida e para o bebê.

É comum ficar gripada quando se está grávida?

É comum que as gestantes apresentem quadros de gripe, entretanto, os sintomas iniciais da doença também lembram bastante os sintomas de início de gravidez, como mal estar, cansaço e dores pelo corpo. Isso pode confundir a mulher grávida e acabar ocasionando uma demora para detectar o quadro e procurar a ajuda devida.

Quando uma pessoa está com a saúde em dia, o seu sistema imunológico está apto para o reconhecimento de corpos estranhos e está pronto para eliminá-los. Entretanto, isso não acontece com o bebê. O organismo da criança acaba reconhecendo esses micro-organismos como um “transplante compatível” ao corpo da mãe. 

O sistema imunológico da mãe trabalha ainda para que as suas células não ataquem o DNA do bebê, o que deixa a criança ainda mais vulnerável para doenças oportunistas como a gripe. Por isso, é essencial que existindo sintomas, busque orientação médica. 

Prevenindo a gripe na gravidez

Lembre-se de higienizar as mãos constantemente e lavar os objetos pessoais sempre que possível. Não coçar os olhos e não colocar a mão na boca também são recomendações. A mulher grávida deve evitar aglomerações ou locais muito fechados, onde a circulação de ar se encontra difícil. 

Alimentação caprichada e rica de carboidratos, vitaminas, proteínas e minerais são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico, o que também auxilia o bebê a se desenvolver. 

Prefira sempre alimentos frescos a congelados, bem como suplementos vitamínicos. Além disso, não deixe de consumir alimentos que sejam ricos em vitamina C, como abacaxi, laranja, acerola, tomate, caju, goiaba, entre outros. 

Hidrate-se sempre, tenha uma rotina de exercícios moderados e durma bem. Um corpo sadio permite que a saúde esteja sempre em dia!

A vacina contra gripe é necessária?

Depende do caso. O médico precisa avaliar cada quadro para indicar se a vacina terá o papel de prevenir que a gripe aconteça. É indicado, porém, que no segundo trimestre de gravidez, a mulher grávida tome a vacina, pois esse período é onde ela tem mais riscos de adquirir a doença. 

E fica o alerta: toda mulher que pretende engravidar e não tenha tomado a vacina, precisa buscar o médico para que a dose seja administrada para a prevenção do quadro durante a gestação. 

A gripe pode afetar o meu bebê?

O vírus da gripe não oferece perigo ao bebê na maioria dos casos. A placenta tem o grande papel de proteger a criança nesse período, porém é necessário ter atenção com infecções secundárias que podem aparecer logo após a contaminação do vírus. Sinusites, faringites, entre outros, podem fazer com que o quadro se agrave. 

Outro aspecto de importância é a alimentação e a necessidade que a mulher descanse ao máximo para poder reverter o quadro em cura. Não pule refeições, beba bastante líquido e repouse ao máximo para que o organismo consiga combater a gripe e suas infecções. 

Além disso, o acompanhamento de um médico é essencial para entender o progresso do tratamento, trazendo as melhores orientações para cada caso. 

Tratando a gripe na gravidez 

A melhor maneira e a mais saudável de tratar a gripe é de forma natural, ou seja, evitando usar medicamentos. Os sintomas das fossas nasais podem ser tratados com soro fisiológico e inalador. Além disso, lavar o nariz com soro pode ser de grande ajuda para melhorar o quadro. 

Fuja de medicamentos como ibuprofeno e codeína, que podem gerar malformações para o bebê, se consumidos de forma frequente pela mãe. Descongestionantes também não devem ser consumidos por conter em suas fórmulas substâncias que podem gerar problemas à criança. 

Chás de camomila, limão e hortelã possuem grande potencial de melhora para a gripe, além do mel com própolis, que contém substâncias de fortalecimentos do sistema imunológico para a mãe e para a criança.  

Mais dúvidas sobre saúde para a gravidez

Se você ainda estiver em busca de sugestões que podem te ajudar a manter uma gestação em dia, recomendamos a leitura do texto 7 dicas para uma gravidez saudável, que vai te ajudar a ser uma mãe saudável e ter uma gravidez de sucesso. Esperamos que goste!

Considerações finais

A gripe é uma doença simples, mas que se não cuidada e constatada a tempo, pode ser uma grande porta para problemas ainda maiores, tanto para a mulher grávida, quanto para o seu bebê. 

Por isso, é sempre importante estar em dia com os cuidados de uma vida saudável e atenta para quaisquer alterações de sintomas comuns à gravidez. Procure o seu médico, pois qualquer tipo de medicamento ou suplemento deve ser prescrito por ele.

Se você achou que o nosso post ajudou você a conhecer os cuidados que toda mulher grávida precisa para evitar a gripe e proteger a sua saúde e a do seu bebê que está a caminho, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...