Gravidez e o esporte: como conciliar as duas paixões?

Gravidez e o esporte: como conciliar as duas paixões?

Exercícios físicos e gravidez combinam perfeitamente, desde que os treinos sejam feitos de forma moderada e sob recomendações médicas. Mas o cenário muda de caso para caso. 

Por exemplo, a mulher que já é atleta, não necessariamente profissional, pode apresentar uma resistência maior e um melhor preparo, quando comparada a uma mulher sedentária.  

Pensando nisso, para falarmos acerca desse assunto e de como conciliar a gravidez e o esporte de acordo com cada estilo de vida, preparamos esse texto para ajudar a esclarecer as suas principais dúvidas.

Desejamos que tenha uma boa leitura!

Exercícios físicos na gravidez

Manter-se ativa pelos nove meses de gestação é um desafio para muitas gestantes, já que a gravidez pode ocasionar sonolência, fadiga, enjoos e muito mais.

Mas, em contrapartida, praticar esportes pode promover mais disposição, menos inchaço nos membros inferiores, menos dores nas costas e nas articulações, além de menos enjoos. O exercício físico ajuda a prevenir ainda doenças, como diabetes gestacional e hipertensão arterial, o que pode acarretar num quadro de pré-eclâmpsia. 

Também melhoram o preparo muscular e cardiovascular, tanto para o momento do parto, quanto para uma melhor recuperação após o mesmo. 

Se você quiser saber ainda mais motivos para fazer exercícios durante a sua gravidez, estudos mostram que o aumento da circulação sanguínea na placenta, por conta de exercícios aeróbicos, melhora de forma expressiva a oxigenação do bebê dentro do útero. O resultado? O desenvolvimento cerebral da criança é favorecido. 

O ideal é que a mulher grávida se exercite no mínimo por 30 minutos, de 3 a 5 vezes na semana. Porém, existem cuidados a serem tomados. Alguns deles, como: evitar ficar por muito tempo de barriga para cima, respeitar os limites do próprio corpo e reconhecer os sinais que ele apresenta quando está no limite. 

Contrações, tonturas, dores como um todo, palpitações, sensação de desmaio e cansaço em excesso são demonstrações de que a mulher precisa descansar. É importante não esquecer de se alimentar e beber água no mínimo meia hora antes dos exercícios para se ter vitalidade e força para a prática. 

Quando a mulher não deve praticar atividade na gravidez?

Em casos de gestação de risco, onde há ameaça de aborto ou parto prematuro. Para saber com mais precisão se a mulher está autorizada a praticar exercícios, a liberação precisa vir do médico obstetra. 

Mulheres que já têm o costume de se exercitarem, podem ser liberadas para praticar antes de um tempo padrão de 1 mês para avaliação física, justamente por apresentarem mais resistência muscular e do organismo. 

O ideal, em geral, é que a mulher inicie a atividade física períodos antes da gestação. Dessa forma, ela já estará apta para a prática, mais acostumada, com mais resistência e só precisará de ajustes quanto à intensidade, duração e adaptação dos exercícios de alto impacto.

Mulher atleta x Mulher sedentária

Atletas geralmente apresentam um ciclo menstrual irregular por conta do impacto que o organismo recebe com exercícios em alta frequência, o que muitas vezes faz com que essas mães participem de competições sem saberem que estão grávidas. 

Existem ainda alguns estudos apontando que a gravidez em mulheres que sejam atletas de elite apresenta melhor qualidade, principalmente por conta dos exercícios feitos em muitas horas do dia, o que aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular, não prejudicando nem a mãe e nem o bebê em relação a saúde. 

O risco maior, portanto, fica para as mães sedentárias e que não apresentam esse estilo de vida, já que não estão preparadas para comportá-lo quando a gravidez acontece. Por isso, é essencial avaliar cada caso de forma específica para entender como cada organismo funciona e como ele reage aos exercícios. 

Principais exercícios físicos para a mulher grávida 

Vamos falar agora acerca dos exercícios que podem ser praticados, de forma moderada, pelas mães de primeira ou segunda viagem durante a gestação. 

Musculação

Atividade voltada a trabalhar a musculatura do corpo por meio de pesos e exercícios de grupamento muscular. Fortalece os músculos, evitando dores nas articulações e nas costas. Pode ser feito durante toda a gravidez, evitando, porém, o excesso de carga. 

Pilates

Método que fortalece e alonga os músculos por meio de exercícios suaves controlados pela respiração. Tem como principal benefício fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, o que ajuda na sustentação do peso da barriga para melhorar a postura. 

Pode ser feito durante toda a gravidez, mas pode gerar incômodo a partir do terceiro trimestre pelo crescimento da barriga. 

Natação

Atividade feita dentro da piscina, onde se combina exercícios e movimentos de braços e pernas. Tem o objetivo de tonificar a musculatura e aumentar a resistência e a capacidade respiratória. 

Pode ser feito durante toda a gravidez e apresenta grandes benefícios de relaxamento no período a partir do terceiro trimestre. 

É indicada quando já há costume de nadar antes da gravidez, pois o aumento da frequência cardíaca da mãe pode aumentar de forma notável. Por isso, é necessário preparo. 

Alongamento

Exercício voltado para a flexibilidade dos músculos. Melhoram a mobilidade e ajudam a relaxar, principalmente contra ansiedade. 

O exercício pode ser feito durante toda a gravidez, mas a partir do terceiro trimestre é necessário ter cuidado com a barriga e as articulações da gestante. 

É importante lembrar de respeitar os limites do corpo. 

Exercícios cardiovasculares

Trabalham diversos grupamentos musculares e melhoram o sistema respiratório e cardiovascular. Alguns desses exercícios, são: corrida, caminhada e pedalar. Seus principais benefícios são diminuir a ansiedade, aumentar a resistência do corpo e do fôlego e auxiliar no controle do peso. 

Podem ser feitos durante toda a gravidez, mas a intensidade deve ser moderada, principalmente se não houver costume em fazer exercícios. 

Mais dúvidas sobre maternidade

Gravidez e maternidade são assuntos de muitas variáveis e muitas vezes, a mulher grávida precisa ficar atenta a cada detalhe para que não tenha que se preocupar mais tarde. 

Pensando nisso e para dar continuidade ao assunto em demais vertentes, indicamos a leitura do texto 7 perguntas para fazer na maternidade para que você continue se informando e aprendendo mais sobre esse período tão importante da vida. Esperamos que goste!

Considerações finais

A gravidez e o esporte podem ser grandes aliados, desde que se respeite os limites do próprio corpo e saiba reconhecer quais os melhores exercícios para uma gestação saudável e tranquila. 

Sendo você uma mãe atleta ou uma mãe que nunca praticou nenhuma atividade, ou então mãe de primeira ou segunda viagem, o acompanhamento médico e de um especialista da área do esporte são imprescindíveis para que todos os cuidados sejam tomados de forma sã e corretamente. 

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender como conciliar  esporte e gravidez, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.
Aproveite e assine também a nossa newsletter!

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...