Gravidez química: como é possível obter positivo e negativo seguidos

Gravidez química: como é possível obter positivo e negativo seguidos

Se uma mulher estiver tentando engravidar, é perfeitamente normal realizar um teste de gravidez ao detectar um atraso na menstruação. 

Pode ser que esse teste, realizado por meio de um exame de sangue ou por um teste de farmácia, forneça um resultado positivo de gravidez. Porém, pouco tempo depois, é capaz de a mulher realizar esse teste novamente e o resultado ser negativo.

Na verdade, o que aconteceu com esta mulher foi uma gravidez química. Essa condição, portanto, não se iguala à gravidez clínica. 

Para saber melhor o que é a gravidez química, como ela ocorre e o que fazer quando essa situação suceder, preparamos este post para trazer esclarecimentos sobre a condição.

Desejamos uma excelente leitura!

O que é a gravidez química?

A gravidez química é o nome que se dá quando um óvulo fecundado não se implanta devidamente no útero ou quando ele não se desenvolve. 

Ela consiste no aumento dos níveis do hormônio hCG na corrente sanguínea da mulher. Esse hormônio é conhecido como hormônio da gravidez. Este aumento acontece quando o espermatozoide fecunda o óvulo. 

Desta forma, se uma mulher realiza um exame de sangue ou um teste de gravidez de farmácia durante este tempo, os resultados vão apontar para uma gestação, devido à presença do hCG. Ou seja, o resultado positivo de gravidez ocorre com base na detecção desse hormônio.

Só que, pode ser que este embrião não consiga se implantar no útero, fazendo com que o organismo interrompa a produção do hormônio hCG. 

Alguns dias após a interrupção da produção desse hormônio, a mulher menstruará e não será constatada uma gravidez.

Em outras palavras, quando a paciente tem apenas a detecção do hCG no organismo, mas não há confirmação de gestação, configura-se em uma gravidez química.

Sintomas e diagnóstico de uma gravidez química

Normalmente, uma gravidez química não apresenta sintomas. O sinal que pode haver é um atraso na menstruação. 

O diagnóstico preciso de uma gravidez química é percebido por meio da mudança do teste de gravidez, que de positivo passa para negativo em um curto espaço de tempo, como em dias ou semanas.

Por isso, é necessário que a gestação clínica – ou seja, a gravidez regular – seja confirmada por meio de um ultrassom. O ultrassom irá assegurar se houve a implantação e o desenvolvimento do embrião. 

Se o ultrassom não detectar a implantação do embrião no útero, pode ser uma gravidez química, mas também uma gravidez ectópica. Isto é, quando a gestação está sendo realizada em outro local que não seja o útero. 

Por isso, é fundamental fazer a investigação adequada para averiguar o caso e ter um diagnóstico eficaz. 

Causas de uma gravidez química

Embora a medicina ainda não tenha estabelecido as causas precisas para o desenvolvimento de uma gravidez química, existem alguns fatores de risco que contribuem para o seu surgimento.

Entre esses fatores, estão:

Por isso, é fundamental que a tentante realize consultas regulares com um médico especialista para averiguar o seu caso.

O que fazer após passar por uma gravidez química?

Uma mulher que está tentando engravidar e passa por uma gravidez química, está propensa a ficar triste e ansiosa. Afinal, foi um alarme falso da realização de um sonho.

Porém, a gravidez química não traz consequências sérias para a fertilidade da mulher. Uma vez que foi constatada a gravidez química, a mulher pode tentar engravidar, mas tendo a permissão do médico que acompanhou o caso.

Uma gravidez química não é sinal de impossibilidade de engravidar. Muitas mulheres que passam por essa condição possuem uma futura gravidez saudável. 

A melhor forma de verificar como está a sua saúde e a sua fertilidade é realizando exames recomendados pelo médico, bem como não deixar de conversar com pessoas que possam ouvir o problema e ampará-la diante da dificuldade.

Considerações finais

Uma gravidez química está propensa de acontecer em muitas mulheres. Seu diagnóstico causa frustração em quem está tentando engravidar, pois quebra todas as expectativas de uma gestação clínica.

Por isso, a melhor forma de confirmar uma gravidez é por meio de um ultrassom, após a realização de exames de sangue e de testes de farmácia para checar a presença do hormônio hCG, também conhecido como hormônio da gravidez.

As mulheres que passam por uma gravidez química podem engravidar futuramente. Se este foi o seu caso, não deixe de consultar um médico especialista que acompanhe a sua trajetória.

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender mais e tirar as suas dúvidas sobre gravidez química, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...