Hormônios na Gravidez: como a Oxitocina atua na hora do parto

Hormônios na Gravidez: como a Oxitocina atua na hora do parto

A Oxitocina (ou ocitocina), é um hormônio também conhecido por outros nomes, como: hormônio da maternidade, hormônio do nascimento e hormônio do orgasmo.

O hormônio é responsável por diversas alterações biológicas e psicológicas fundamentais durante a gestação. Além disso, ele é muito presente no momento do parto e por isso, é importante que a gestante saiba sobre ele.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você compreenda como a ocitocina atua na hora do parto.

Boa leitura!

O que é Oxitocina?

A Oxitocina, é um hormônio produzido no hipotálamo e é responsável por diversas funções reprodutivas femininas, desde a atividade sexual até o parto e amamentação.

A influência do hormônio no comportamento e fisiologia têm origem no cérebro e depois, é transferido para a glândula pituitária e liberado na corrente sanguínea. Os receptores de ocitocina podem ser encontrados em células em todo o corpo.

O hormônio, além da sua influência na reprodução, também possui funções sociais.

Os níveis de oxitocina tendem a ser maiores durante situações estressantes e de relação com outras pessoas, afetando o comportamento, a preservação de memórias, o reconhecimento e outras funções sociais.

A oxitocina é reconhecida como o principal hormônio durante o trabalho de parto e na lactação. Isso porque a sua composição estrutural é de 9 aminoácidos: 

A composição química da ocitocina é idêntica à vasopressina, seu hormônio homólogo, que pode ser encontrado na glândula pituitária anterior e tem algumas funções diferentes.

Além disso, a oxitocina também possui receptores, localizados nos seguintes órgãos:

A relação da Oxitocina com a maternidade

Como já mencionamos, a ocitocina é um dos principais hormônios produzidos durante a gestação e influência diversas etapas da gravidez. Confira a seguir quais são elas:

Reprodução

A produção de ocitocina ajuda a induzir e apressar o trabalho de parto.

Normalmente, o corpo libera altas quantidades de ocitocina, à medida que o trabalho de parto progride. 

Vale ressaltar que a produção do hormônio ainda é maior quando há estimulação dos mamilos da gestante.

Sendo assim, os altos níveis de ocitocina provocam contrações do miométrio, facilitando a saída do bebê.

Já no sistema reprodutor masculino, a ocitocina atua diretamente sobre o tecido erétil, tanto no corpo cavernoso quanto no corpo esponjoso, que também está associado à ejaculação através do duto ejaculatório e da uretra.

Glândula mamária

O hormônio oxitocina induz contrações nas células mioepiteliais da glândula mamária, que intervém na extração de leite através das glândulas de Montgomery.

Além disso, sendo um tecido contrátil, a mama tem uma boa reação a este tipo de hormônio durante a ejeção na lactação, facilitando o processo de amamentação durante a estimulação na aréola pelo recém-nascido.

Sistema renal

A retenção urinária causada pelo hormônio da oxitocina está relacionada aos eventos moleculares nos ductos basolaterais do rim.

Além disso, esta antidiurese com hiponatremia sintomática é mais frequente em mulheres grávidas que foram induzidas com ocitocina durante o parto.

Trabalho de parto

As indicações e receptores da ocitocina no útero para trabalho parcial, dependem do nível do hormônio presente no organismo. Deste modo, nos primeiros momentos do trabalho de parto, pode ser indicado a ingestão de uma dose entre 1 a 6 ml por minuto, aumentando a quantidade em intervalos de 15 a 60 minutos.

Deste modo, será possível melhorar as contrações para o trabalho de parto.

Relacionamento materno

A relação de mãe e filho começa bem antes do momento do parto. O hormônio é responsável por provocar o esquecimento da dor que a mãe sentiu durante o trabalho de parto, o que significa que ela não terá medo de engravidar novamente.

Variações sintéticas de Oxitocina

Embora o hormônio seja produzido naturalmente pelo organismo, a oxitocina também existe na forma sintética e é vendida sob receita com o nome Pitocina.

Em alguns casos, a injeção de ocitocina é utilizada por orientação médica, para iniciar ou fortalecer as contrações durante o parto. Após o nascimento, o hormônio pode ser utilizado para continuar a estimular contrações uterinas e diminuir a hemorragia.

A ocitocina sintética também pode ser utilizada como spray nasal. Aliás, uma pesquisa recente, descobriu que a ocitocina intranasal melhora a percepção dos indivíduos em situações sociais, aumentando alguns traços da personalidade, como confiança e altruísmo.

No entanto, vale lembrar que não existem estudos de longo prazo sobre os efeitos colaterais dos sprays de ocitocina. Já na versão injetável, usada para estimular o trabalho de parto, a bula adverte sobre efeitos colaterais, que incluem: náuseas, vômitos e dor estomacal. 

Por isso, é fundamental que só seja realizada sob supervisão de um especialista, seja qual for o caso.

Considerações finais

Como vimos ao longo do post, a ocitocina é um dos principais hormônios durante a gravidez, já que ele é responsável por preparar a futura mãe, tanto físicamente como psicologicamente.

Por esse motivo, além de ser produzida naturalmente, por vezes, ela também é utilizada de forma sintética para induzir e apressar o parto.

Mas, lembre-se que com um pré-natal adequado e um acompanhamento médico qualificado, é possível ficar mais bem preparada para um parto confortável, tranquilo e seguro.

Se você achou que o nosso post ajudou você a conhecer melhor a ocitocina, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem. Aproveite e assine também a nossa newsletter!

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...