Chá Mate, Boldo, Hibisco, Chá Verde e outros: grávida pode tomar?

Chá Mate, Boldo, Hibisco, Chá Verde e outros: grávida pode tomar?

Os chás são conhecidos como remédios naturais, que combatem diversos males. Nossas avós, por exemplo, apelavam para os chás nos primeiros sintomas de um resfriado ou de uma dor de cabeça.

Mas, apesar de ser um método natural de cura, alguns chás não são indicados em algumas fases da vida. Como, por exemplo, na gravidez.

Durante essa etapa, a mulher grávida não está impedida de tomar um chá morno para aliviar dores. Mas precisa tomar cuidado na hora de escolher a erva, já que algumas podem prejudicar a gestação. 

Para saber quais são os chás que a gestante pode ou não tomar, preparamos esse post para tirar as dúvidas a respeito desse assunto.

Desejamos uma excelente leitura!

Grávida pode tomar chá? 

O chá é capaz de trazer diversos benefícios à saúde. Podendo ser composto pelas mais diversas ervas, esse líquido quente traz a sensação de conforto e bem-estar ao nosso corpo. 

O chá também pode ser considerado como uma verdadeira bênção para curar dores no corpo, melhorar o mal-estar digestivo e promover o relaxamento. 

Por esses e outros motivos, a mulher grávida pode tomar alguns tipos de chás. Essa bebida revigorante pode trazer a sensação de tranquilidade, seja de dia, para ajudar na ansiedade ou à noite, para dormir melhor, por exemplo. 

Mas é necessário que a futura mamãe se atente à escolha da erva, pois algumas possuem propriedades que podem prejudicar a saúde do feto. 

Então, quais são os chás recomendados para as gestantes? Mostraremos a seguir.

Chás recomendados para grávidas

Algumas ervas podem ser consumidas pelas gestantes, sem restrições, como a camomila. São plantas que, comprovadamente, não fazem mal. Além de ajudarem na sensação de bem-estar, podem tratar problemas recorrentes na gravidez. 

Em caso de dúvidas sobre a quantidade de chá que pode ser ingerido durante a gravidez, consulte um médico especialista, que irá averiguar o seu caso em particular. 

Veja alguns exemplos de chás recomendados para grávidas:

Chás não recomendados para grávidas

Por outro lado, há chás que são contraindicados na gravidez, pois podem causar riscos à mãe e ao bebê. É o caso do chá mate e o chá de hibisco.

Caso você tenha ingerido algum desses chás, especialmente no 1º trimestre da gestação, converse com o seu médico. Ele pode indicar exames que vão detectar como está o desenvolvimento do feto.

Veja alguns exemplos de chás não recomendados para grávidas:

Considerações finais

A mulher grávida pode tomar chá, desde que se atente ao tipo de erva. Alguns chás possuem propriedades que podem prejudicar a gestação, como o chá mate, o hibisco, o chá verde e o chá de boldo. 

Por outro lado, ervas como camomila, erva-doce e cidreira são recomendadas para a gestante. Se ingeridos, esses chás podem auxiliar no tratamento de dores, tranquilizar e proporcionar sensação de bem-estar.

De qualquer forma, é importante conversar sobre o assunto com o seu médico obstetra. Ele pode indicar outros chás para as futuras mamães, assim como pode contestar o uso de algumas ervas nessa etapa da vida. 

É fundamental obedecer às recomendações médicas para obter uma gravidez tranquila e segura, tanto para a sua saúde, quanto para a do bebê.

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender se mulher grávida pode tomar chá, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.