Uma ação de resPEITO! 🤱
Nos dia 01/08, data que inicia a campanha do #AgostoDourado , e no dia 29/08, em apoio ao aleitamento materno, tivemos aqui no auditório da Maternidade Domingos Lourenço duas edições do Workshop […]
Durante a gravidez, é comum que a qualidade do sono diminua. Isso acontece por conta das mudanças hormonais e do aumento da barriga, que acaba gerando desconforto na hora de se acomodar para dormir.
Algumas mulheres que passam pelo processo de perda de qualidade do sono podem acabar achando que existe algum problema afetando o seu descanso.
Por isso, para esclarecer sobre algumas das razões mais comuns que afetam a qualidade do sono das mulheres grávidas, bem como o que pode ser feito para melhorar suas noites de repouso, resolvemos preparar esse texto sobre o assunto.
Desejamos uma boa leitura!
Não existe uma resposta exata para essa pergunta, principalmente porque cada pessoa pode encontrar tanto dificuldades quanto facilidades distintas de outras mulheres, decorrentes de suas próprias rotinas e organismos.
É comum que a mulher grávida sinta dificuldades em dormir por conta do peso da barriga e pelo tamanho, fazendo com que ela não encontre uma posição confortável para descansar.
Além disso, com a mudança dos hormônios, a mãe também pode sentir mais cansaço, irritabilidade, mudanças de humor… até calor em excesso! E tudo isso contribui para que ela não consiga relaxar como de costume.
Todos os fatores que mencionamos acima podem trazer grande desconforto para as noites de sono da mulher durante a gestação, mas a boa notícia é que eles têm solução.
Boa parte das mulheres grávidas relatam que não conseguem ficar confortáveis na cama durante a noite. Dependendo da situação, algumas até preferem dormir sentadas por se sentirem sufocadas com o próprio peso da barriga.
O peso ainda pode trazer algumas sensações desconfortáveis, como o formigamento de alguns membros por conta do aumento da pressão sanguínea no corpo.
Os hormônios também exercem um papel fundamental na dificuldade em dormir. Com as alterações hormonais, a mulher pode até vir a sentir sono em alguns períodos do dia, mas não a noite, resultando em mais cansaço.
Algumas mulheres também relatam pesadelos durante o sono nos casos onde finalmente conseguem dormir. Psicologicamente, esse fator pode estar associado ao excesso de preocupações e ao emocional abalado, por conta da falta de descanso e cansaço acumulado.
É o que chamamos de “emoções à flor da pele”.
Porém, a dificuldade para dormir não é uma consequência geral na gravidez. Algumas mulheres podem sentir o quadro acontecendo e outras não.
Caso a dificuldade para dormir aconteça com você, confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.
Vale ressaltar que os sintomas citados devem ser orientados e tratados, caso necessário, pelo seu médico, principalmente em eventos mais graves e recorrentes.
Ter qualidade na gravidez envolve diversas questões e que vão além do sono. Alimentação correta, pensamentos tranquilos, exames sempre em dia… são tantas coisas que às vezes fica difícil saber como se manter saudável o tempo todo.
Desta forma, para dar continuidade ao assunto, indicamos a leitura do material “7 dicas para uma gravidez saudável”, pois queremos que você aproveite a sua gravidez ao máximo e com muita saúde.
Esperamos que goste!
Durante o período da gravidez não é nada fácil achar uma posição confortável para dormir, o que pode contribuir para que a mulher grávida tenha dificuldades para pegar no sono.
Entretanto, existem soluções que podem ajudar a lidar com esse processo de forma sadia, mas é preciso ter paciência, pois o período de gestação envolve esses pequenos desafios, mas que valerão à pena quando o pequeno chegar.
Se você achou que o nosso post ajudou você a entender mais sobre a qualidade do sono durante a gestação, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.