Qualidade do sono muda durante a gravidez? Descubra.

Qualidade do sono muda durante a gravidez? Descubra.

Durante a gravidez, é comum que a qualidade do sono diminua. Isso acontece por conta das mudanças hormonais e do aumento da barriga, que acaba gerando desconforto na hora de se acomodar para dormir. 

Algumas mulheres que passam pelo processo de perda de qualidade do sono podem acabar achando que existe algum problema afetando o seu descanso. 

Por isso, para esclarecer sobre algumas das razões mais comuns que afetam a qualidade do sono das mulheres grávidas, bem como o que pode ser feito para melhorar suas noites de repouso, resolvemos preparar esse texto sobre o assunto. 

Desejamos uma boa leitura!

A qualidade do sono muda durante a gravidez?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, principalmente porque cada pessoa pode encontrar tanto dificuldades quanto facilidades distintas de outras mulheres, decorrentes de suas próprias rotinas e organismos. 

É comum que a mulher grávida sinta dificuldades em dormir por conta do peso da barriga e pelo tamanho, fazendo com que ela não encontre uma posição confortável para descansar. 

Além disso, com a mudança dos hormônios, a mãe também pode sentir mais cansaço, irritabilidade, mudanças de humor… até calor em excesso! E tudo isso contribui para que ela não consiga relaxar como de costume. 

Todos os fatores que mencionamos acima podem trazer grande desconforto para as noites de sono da mulher durante a gestação, mas a boa notícia é que eles têm solução. 

Por que a dificuldade em dormir durante a gravidez?

Boa parte das mulheres grávidas relatam que não conseguem ficar confortáveis na cama durante a noite. Dependendo da situação, algumas até preferem dormir sentadas por se sentirem sufocadas com o próprio peso da barriga. 

O peso ainda pode trazer algumas sensações desconfortáveis, como o formigamento de alguns membros por conta do aumento da pressão sanguínea no corpo.

Os hormônios também exercem um papel fundamental na dificuldade em dormir. Com as alterações hormonais, a mulher pode até vir a sentir sono em alguns períodos do dia, mas não a noite, resultando em mais cansaço. 

Algumas mulheres também relatam pesadelos durante o sono nos casos onde finalmente conseguem dormir. Psicologicamente, esse fator pode estar associado ao excesso de preocupações e ao emocional abalado, por conta da falta de descanso e cansaço acumulado. 

É o que chamamos de “emoções à flor da pele”. 

Porém, a dificuldade para dormir não é uma consequência geral na gravidez. Algumas mulheres podem sentir o quadro acontecendo e outras não. 

Caso a dificuldade para dormir aconteça com você, confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. 

Vale ressaltar que os sintomas citados devem ser orientados e tratados, caso necessário, pelo seu médico, principalmente em eventos mais graves e recorrentes.

Dicas para ajudar e melhorar o sono

  1. Evite consumir alimentos com cafeína antes de ir dormir: esses alimentos podem fazer com que você fique mais agitada e inquieta, bem como o seu bebê na hora de descansar; 
  2. Aposte em alimentos que contenham propriedades tranquilizantes: o maracujá é ótimo para trazer mais calma, tanto para a mãe quanto para o bebê;
  3. Evite se exercitar no período da noite: dependendo do exercício, o excesso de adrenalina pode acelerar o ritmo cardíaco, trazendo ansiedade e dificuldade para descansar;
  4. Evite comer muito antes de dormir: além de trazer dificuldades para a digestão, a sensação de estufamento no estômago pode contribuir para a falta de sono; 
  5. Medite: a meditação é uma das principais aliadas para quem deseja dormir mais calmo. Além de trazer mais consciência sobre o próprio corpo, ajuda na respiração e na sensação de bem-estar; 
  6. Estimule a leitura noturna: ler um livro antes de dormir pode ser uma ótima forma de relaxar até pegar no sono. Porém, cuidado ao ler pelo celular, pois a luz excessiva do aparelho em ambientes escuros pode estimular a falta de sono; 
  7. Ouça músicas tranquilas ao se deitar: música ambiente, em volume agradável e que trazem senso de tranquilidade podem ajudar a relaxar a mãe na hora de dormir; 
  8. Se acomode em posições confortáveis: dormir de lado, de barriga para cima e até na rede são ótimas posições que trazem maior conforto para a grávida durante a gestação. Não esqueça de deixar sempre a cabeça um pouco mais alta em relação ao corpo para permitir que o fluxo respiratório ocorra normalmente;
  9. Tenha paciência: às vezes, o cansaço pode deixar a mãe aflita e ansiosa para resolver o problema o mais rápido possível. Entretanto, é preciso lembrar que o período de gravidez também pode trazer sensações de desconforto, e lidar com isso da melhor forma possível pode ajudar a passar pelo período com ânimo, bom-humor e vitalidade. 

Mais sobre qualidade de vida na gravidez

Ter qualidade na gravidez envolve diversas questões e que vão além do sono. Alimentação correta, pensamentos tranquilos, exames sempre em dia… são tantas coisas que às vezes fica difícil saber como se manter saudável o tempo todo. 

Desta forma, para dar continuidade ao assunto, indicamos a leitura do material “7 dicas para uma gravidez saudável”, pois queremos que você aproveite a sua gravidez ao máximo e com muita saúde. 

Esperamos que goste!

Considerações finais

Durante o período da gravidez não é nada fácil achar uma posição confortável para dormir, o que pode contribuir para que a mulher grávida tenha dificuldades para pegar no sono.

Entretanto, existem soluções que podem ajudar a lidar com esse processo de forma sadia, mas é preciso ter paciência, pois o período de gestação envolve esses pequenos desafios, mas que valerão à pena quando o pequeno chegar. 

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender mais sobre a qualidade do sono durante a gestação, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...