10 coisas que toda grávida pode fazer

10 coisas que toda grávida pode fazer

A gravidez é um momento único na vida da mulher. Mas com a alegria surgem também muitas dúvidas, das mais simples às mais complexas, como, por exemplo: “grávida pode fazer depilação?”.

Embora a gravidez necessite de cuidados específicos, a mulher pode manter algumas de suas rotinas sem muitas restrições, mas mantendo certo cuidado.

Neste post, você vai conferir uma lista com 10 coisas que toda grávida pode fazer.

Boa leitura!

1. Posso fazer depilação?

A depilação com cera, da forma tradicional, não traz nenhum risco para o bebê. Sendo assim, é possível continuar se depilando durante a gestação. No entanto, é necessário salientar que você pode sentir um desconforto maior na região da virilha, os pelos podem encravar, já que a pele fica mais grossa, tendo em conta o aumento da sensibilidade no local.

No caso da depilação a laser, ela deve ser evitada nesta fase. Por esse motivo, o ideal é continuar com o método da cera, preferencialmente numa temperatura morna.

2. Posso pintar o cabelo?

Você pode continuar a pintar os cabelos a partir do quarto mês de gestação. As tintas e a hena não devem ser usadas durante o primeiro trimestre da gravidez. Isso porque não se sabe de que forma elas são absorvidas pelo couro cabeludo e o início da gestação é uma das fases mais críticas da formação do bebê.

Embora você possa pintar o cabelo a partir do quarto mês de gravidez, é muito importante destacar que procedimentos como escova progressiva, alisamentos permanentes não devem ser realizados durante toda a gestação.

3. Posso andar de avião?

Mantendo alguns cuidados, é possível viajar de avião até o sétimo mês da gestação. Caminhar pelo corredor da aeronave e ingerir bastante líquido para evitar a desidratação podem ajudar a evitar problemas.

A partir do oitavo mês de gravidez é necessário atestado médico para embarcar e a partir do nono mês, os médicos desaconselham viagens, até mesmo de carro, pois corre o risco do bebê nascer e os enjoos também são mais fortes.

4. Posso trabalhar até o final da gestação?

Essa é uma dúvida muito comum entre as mulheres grávidas. Geralmente, a gestante pode trabalhar até o último dia da gestação, mas é necessário ter cuidado com  o deslocamento até o trabalho e dores fortes na coluna, afinal, a cada mês que passar, a barriga estará mais pesada e a dificuldade para andar deve acrescer.

Sendo assim, o ideal é conversar com o ginecologista para que ele possa avaliar as suas necessidades e que juntos possam definir até que momento da gestação você poderá trabalhar.

5. Posso fazer sexo?

Sexo durante a gravidez é normal, mas talvez você fique um pouco mais sensível. Além disso, o sexo durante esse período pode aproximar ainda mais o casal, faz bem para a saúde e por isso é tão recomendado. Na verdade, algumas mulheres relatam sentirem mais vontade e prazer durante a gravidez.

6. Posso fazer exercícios físicos?

Embora o repouso seja necessário, em uma gravidez sem maiores complicações a mulher pode e deve fazer exercícios. No entanto, vale frisar que é preciso ter certos cuidados, evitando exercícios que possam causar traumas e sobrecarga cardiovascular.

7. Posso entrar no mar/piscina?

O banho de mar, além de permitido, é recomendado, pois ajuda a relaxar e promove uma sensação de bem-estar. Claro que é necessário evitar ondas fortes, o impacto da água sobre o ventre e sol com temperaturas elevadas.

Em relação às piscinas, os cuidados com o sol devem ser mantidos, mas não existe qualquer contra indicação adicional.

É importante também lembrar que o exercício físico dentro da água é excelente, pois alivia o peso da barriga sobre a coluna.

Outro cuidado muito importante, é não ficar com a roupa úmida durante muito tempo para evitar candidíase, que é muito comum na gravidez.

8. Posso dormir de bruços?

Você pode dormir de bruços, desde que a barriga ou a coluna não incomodem, ou seja, desde que você se sinta confortável não tem problema.

Claro que a partir do quarto mês, a barriga aumenta consideravelmente e a tendência é que dormir de bruços se torne desconfortável e incômodo.

9. Posso carregar peso?

Antigamente, as mulheres grávidas eram aconselhadas a não carregar peso e a permanecer em constante repouso. Nos dias de hoje, essa indicação só serve em casos de gestantes com complicações de saúde.

Mas apesar de não haver nenhuma proibição em relação a carregar peso, é importante que tenha bom senso e estabeleça o seu limite através da sua condição pessoal, evitando sempre cargas exacerbadas.

10. Posso usar sapato de salto alto?

Sim, mas o ideal é que não ultrapasse os 3 centímetros de altura. Quando o salto é maior do que esse, as chances de queda aumentam devido à mudança de eixo no equilíbrio do seu corpo, além de possíveis dores na coluna.

Já no final da gestação, recomenda-se a utilização de sapatos baixos ou tênis, pois as dores na coluna podem ser recorrentes e é melhor evitar dores adicionais causadas por sapatos desconfortáveis.

Conclusão

A gravidez é um momento muito especial e único na vida das mulheres, e vem acompanhada de muitas dúvidas e preocupações.

Questionamentos sobre o que pode ou não pode fazer na gravidez vão surgir durante toda a gestação e é bem natural.

Neste post, tiramos algumas dessa dúvidas, respondemos aos questionamentos mais comuns e listamos 10 coisas que toda grávida pode fazer sem prejudicar a gestação, a sua saúde e do bebê.

O importante é tomar os cuidados necessários e indicados pelo seu ginecologista e a partir daí, é só relaxar.

Se você achou que o nosso post ajudou você a esclarecer dúvidas e a conhecer 10 coisas que toda grávida pode fazer, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso hospital maternidade.

gravida pode fazer tatuagem gravida pode pintar o cabelo gravida pode tomar cafe gravida pode tomar energetico gravida pode andar de moto gestante pode trabalhar na pandemia gravida pode tomar dorflex gravida pode trabalhar na pandemia gravida pode tomar eno pode ter relação nas primeiras semanas de gravidez gravida pode tomar vinho gravida pode tomar refrigerante gravida pode beber cerveja gravida pode beber cerveja gravida pode usar neosoro grávida pode tomar chá de camomila gravida pode tomar chimarrão grávida pode pintar o cabelo gravida pode viajar de aviao

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...