10 dúvidas que toda mulher que está amamentando possui

10 dúvidas que toda mulher que está amamentando possui

A chegada de um bebê traz muita alegria, mas também muitas dúvidas, principalmente para a mulher que está amamentando. Desta forma, é muito importante abordarmos como deve acontecer essa alimentação, da forma correta e segura para a criança.

Qual é o tempo de duração ideal da amamentação? A mulher pode tomar remédios enquanto amamenta? Quais acessórios podem ajudar na amamentação? Essas e outras dúvidas surgem durante o processo do aleitamento materno. 

Para ajudar a responder às dúvidas mais frequentes sobre amamentação, preparamos este post que reúne um compilado de dicas e de informações para as mamães aproveitarem por completo uma das formas de contato mais bonitas que há entre mãe e filho.

Desejamos uma excelente leitura! 

Dúvidas da mulher que está amamentando

Questionamentos são comuns na fase da amamentação. Afinal, as mamães de primeira viagem possuem uma série de fatores para se preocuparem e saberem se o seu bebê está se alimentando da forma correta.

Para ajudar na resolução das principais dúvidas, reunimos 10 delas, que podem passar pela cabeça de muitas mulheres que estão amamentando. É muito importante que a mãe consiga sanar as suas questões o quanto antes, para garantir uma amamentação ainda mais tranquila à criança. 

1. Qual é o tempo de duração ideal de amamentação?

A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que o leite materno seja o alimento exclusivo do bebê até os seis meses de idade. 

De seis meses até os 2 anos, a criança pode começar a receber alimentação complementar em conjunto com o aleitamento materno. O pediatra pode orientar quanto à complementação. 

No que diz respeito ao uso de mamadeiras, é recomendado que sejam evitadas. Como o bico da mamadeira é mais fácil para o bebê sugar, ele pode desestimular a criança a receber a amamentação direta no peito.

2. Quanto tempo dura cada mamada?

Cada criança tem um jeito próprio de se alimentar, então esse tempo pode variar de acordo com cada ritmo e frequência. Por isso, é difícil dar uma precisão exata de tempo. Entretanto, estima-se que de 10 a 20 minutos seja o tempo ideal. 

Também é importante salientar que a duração da mamada não interfere na quantidade de leite ingerido pela criança. Isso se explica devido à eficiência, ou não, da sucção, que acaba fazendo com que o bebê consiga ingerir mais ou menos leite.

3. Quais são os benefícios da amamentação para o bebê e para a mãe?

A amamentação promove uma série de benefícios que estreitam os laços entre mãe e filho. Para o bebê, o leite materno ajuda em seu desenvolvimento, que se dá por meio da ingestão de minerais e nutrientes presentes no leite e que ajudam em seu crescimento e fortalecimento.

Para a mãe, a amamentação fortalece o laço entre mãe e bebê, pois este processo libera o chamado “hormônio do amor”(a ocitocina), produzida por uma glândula do cérebro chamada hipófise. Além disso, o ato de amamentar ajuda a prevenir os riscos de câncer de mama.

4. É normal sentir dor na hora de amamentar?

Não é normal que a mulher que está amamentando sinta dor durante o processo, nem mesmo no início. Caso o problema persista, é necessário procurar ajuda no serviço de saúde.

Dentre os principais problemas que as mulheres enfrentam na hora da amamentação, estão as fissuras e as rachaduras nos mamilos. Elas podem ocorrer quando o bebê não consegue realizar a “pega” correta. Isto é, abocanhar a aréola da forma certa, para conseguir fazer a sucção do leite. 

No caso de o bebê não conseguir realizar a pega, peça ajuda a uma consultora de amamentação ou às enfermeiras da maternidade.

5. Como é a alimentação ideal da mulher que está amamentando?

É recomendado que a alimentação da mulher que está amamentando seja saudável, fazendo refeições balanceadas ao longo do dia e apostando em frutas e fibras. Também é essencial se hidratar bebendo bastante água, pois a hidratação adequada é fundamental para uma boa produção de leite materno.

Por outro lado, existem alguns alimentos que, se consumidos pela mãe, podem desencadear reações negativas ao bebê. O leite de vaca, por exemplo, contém proteínas que passam pela amamentação, e essas proteínas podem causar alergias na criança. 

Isso se explica pois o organismo do bebê não tem ou produz pouca lactase, enzima que digere a lactose. Logo, o sistema digestivo da criança não consegue digerir as proteínas vindas do leite de vaca, e seu sistema imunológico entende que essas proteínas são agressões.

Em caso de qualquer inconstância por parte da criança, como sintomas como cólicas, diarreia e irritabilidade excessiva, o médico pediatra fará uma avaliação para saber o que pode ter acontecido na amamentação.

Por fim, o álcool deve ser evitado, já que é absorvido pelo bebê durante o aleitamento, e é uma substância que dificulta a absorção de nutrientes. Já a cafeína deve ser consumida com moderação.

6. A mulher pode tomar medicamentos durante a amamentação?

A melhor forma de confirmar se algum remédio está liberado ou não durante a amamentação é consultando um médico. 

Às vezes, pode ser que seja necessária a realização de trocas de medicamentos por outros semelhantes e mais seguros, devido às suas diferentes substâncias. Portanto, o auxílio do profissional é fundamental para garantir uma amamentação mais segura.

7. A mulher pode tomar pílula anticoncepcional durante a amamentação?

A pílula anticoncepcional recomendada à mulher que está amamentando é a que não contém estrogênio em sua fórmula, já que esse hormônio pode interferir na composição do leite materno. 

Os métodos anticoncepcionais indicados para a mulher que está amamentando são pílulas de progesterona – que não interferem na composição do leite -, anticoncepcionais injetáveis, subcutâneos ou DIU, que só deve ser colocado seis semanas após o parto. 

8. Existe a possibilidade de engravidar durante a amamentação?

Sim, existe a possibilidade da mulher que está amamentando engravidar durante este processo. Por isso, para as mulheres que desejam evitar uma nova gravidez a curto prazo, é recomendado o uso de métodos contraceptivos durante as relações sexuais.

9. Quais acessórios ajudam na amamentação?

Existem diversas opções de acessórios que auxiliam no processo de amamentação. A almofada de amamentação, por exemplo, tem o formato da letra “U”, que ajuda a posicionar o bebê na hora do aleitamento materno. 

Este item também permite que a criança fique na altura ideal para amamentar, possibilitando a postura correta da mãe e o conforto do bebê. 

Outro item fundamental para a amamentação é a poltrona. Ter uma poltrona de amamentação garante um lugar exclusivo para o contato entre mãe e filho, e ela deve conter apoio confortável e ergonômico para as costas, cabeça, braços e pernas.

10. Qual é a importância de usar um sutiã para amamentação?

O sutiã para amamentação é fundamental para garantir o conforto e o sustento das mamas da mulher. No período do pós-parto, esta área do corpo pode ficar ainda maior e mais pesada, então é ideal o uso de um material que seja adaptado às necessidades da mãe.

Por conta disso, é recomendado o uso de um sutiã que tenha uma abertura especial que permita a amamentação, de material natural – como algodão – e alças mais largas, que garantam mais sustentação às mamas.  

Considerações finais

Como vimos ao longo deste artigo, o período da amamentação gera diversas dúvidas na cabeça das mães, que se preocupam em como fazer seus filhos desfrutarem desse momento da melhor forma possível.

Por isso, é importante transformar a amamentação em um momento único e especial entre mãe e bebê. Desta forma, recomendamos que a mãe mantenha uma alimentação saudável, que faça visitas regulares ao médico e, se necessário, utilize artifícios que melhorem a experiência da amamentação, como almofadas e sutiãs.

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender mais e tirar as suas dúvidas sobre amamentação, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...