5 curiosidades sobre sexo na quarentena

5 curiosidades sobre sexo na quarentena

Depois do nascimento do bebê, é normal ter uma série de dúvidas sobre cuidados pessoais, uma delas é se é possível voltar a ter uma vida sexual ativa logo após o nascimento do bebê, ainda no período de quarentena. 

Para podermos falar um pouco sobre o que envolve esse período, abordamos as principais curiosidade e como a mulher pode vivê-lo da melhor forma possível.

Desejamos uma boa leitura!

O que é a quarentena?

Quarentena é o período pós-parto onde a mulher se encontra em recuperação. Por isso, precisa evitar fazer algumas atividades, como carregar peso e se exercitar em demasia. O sexo na quarentena também não é recomendado, pois o organismo precisa se recuperar do processo de parto. 

A quarentena envolve um período da sexta semana após o parto até a oitava. Nesse momento, os órgãos reprodutivos de mulher estão voltando ao estado normal. O útero, por exemplo, é um dos órgãos que mais crescem durante a gestação, podendo atingir 50 vezes a mais o seu tamanho normal. Por isso, precisa de tempo para poder retornar ao seu tamanho de normalidade. 

Existe uma série de mitos que são ditos acerca da quarentena, como, por exemplo, que a mulher não pode ficar exposta ao sol. Entretanto, sabe-se que isso não é verdade. O sol ativa vitaminas, como a vitamina D, que ajudam na recuperação mais rápida do organismo. 

O tempo de quarentena, ou seja, de 40 dias também é outro mito que precisa ser revisto. Boa parte dos médicos recomendam às mulheres que acabaram de ter um filho que elas se resguardem por esse período, entretanto, o período também pode variar de mulher para mulher. 

Por isso, é importante ter acompanhamento médico para que cada caso seja avaliado de forma individualizada. 

Sexo na quarentena

O sexo na quarentena não é recomendado pelos médicos, já que o organismo feminino precisa de mais tempo para se recuperar e também evitar conceder oportunidade de uma nova gravidez ocorrer. 

Ainda que a libido da mulher esteja em baixa nesse período por conta da prolactina, hormônio responsável pela produção de leite, que naturalmente acaba inibindo a libido, isso não descarta a possibilidade de a mulher sentir vontade de ter relações. 

Entretanto, é preciso ter cuidado e atenção, pois o corpo estará passando por uma nova transformação nesse período. Também é necessário cuidar do emocional, pois passado o período de quarentena, a mulher não sinta receio em se relacionar com o seu parceiro novamente. 

Pensando nisso e para falar mais sobre o que envolve o sexo na quarentena, abaixo entraremos em curiosidades que você precisa saber sobre o tema. 

É essencial que a mulher espere no mínimo 30 dias para voltar a ter relações sexuais

Durante esse período, o interior do útero estará se transformando e se refazendo da gravidez, os órgãos estarão voltando para o lugar. Com isso, se houver relações sexuais durante o período, a penetração pode ser extremamente dolorosa e pode até aumentar o risco da mulher vir a desenvolver um quadro de infecção. 

O tipo de parto não antecede a saída da quarentena

Sendo parto normal ou cesárea, o tempo de quarentena é o mesmo. Ainda que a mulher apresente uma recuperação mais rápida que outras, a recomendação de boa parte dos médicos é que se espere até o final do período para retomar a intimidade do casal. 

O retorno a vida sexual pode sofrer mudanças

É comum ocorrer nas mulheres que tiveram parto normal, algumas diferenças em suas relações sexuais. Isso acontece porque a parte interna da vagina acaba sofrendo com o parto, podendo ficar mais elástica. 

Por isso, é possível recorrer a uma série de exercícios para ajudar a recuperar a antiga elasticidade, de modo que se sinta mais confortável para retornar à atividade sexual. 

O sexo após período de quarentena é menos prazeroso

A libido da mulher pode sofrer uma alteração por conta do hormônio da amamentação, além da rotina de cuidados com o bebê deixarem os pais mais atentos a novos hábitos com a criança e consequentemente, ausentar-se da vida a dois. 

Entretanto, com conversas e diálogos entre o casal, a aproximação tende a ficar cada mais vez mais forte e a rotina sexual pode ser retomada sem problemas. 

É muito importante ter acompanhamento emocional para que medos e inseguranças não interfiram negativamente no convívio a dois ou na relação familiar. 

A lubrificação da mulher pode melhorar depois da primeira menstruação pós-parto

Algumas mulheres costumam relatar que sofrem com a dificuldade de ter lubrificação depois de retomarem a vida sexual. Isso pode acontecer porque, ainda passado o período de quarentena, o corpo está se estabilizando e voltando a rotina normal. 

A menstruação, por exemplo, é um habito que pode retornar apenas 6 meses depois do parto, dependendo do organismo da mulher. 

Com a retomada, os hormônios irão agir de maneira normal para que um novo ciclo fértil na mulher seja iniciado, o que ajuda na normalização da libido e da lubrificação.

Mais sobre quarentena

O período de quarentena é de grande importância para a recuperação da mulher. Existe uma série de questões que precisam de um olhar apurado para ajudá-la a voltar ao ritmo normal do dia a dia. 

Para dar continuidade ao assunto, indicamos a leitura do material “Quarentena: como funciona o período pós parto” para que você continue se informando mais e não deixe passar nenhum detalhe.

Esperamos que goste!

Considerações finais

O sexo na quarentena é um assunto que ainda precisa ser muito discutido por conta da importância em saber preservar o corpo da mulher durante o período de resguardo e para que ela retome sua rotina normalmente e com saúde. 

O assunto ainda envolve receios e inseguranças sobre não conseguir ter uma vida sexual ativa depois da quarentena, porém esse é um grande mito. 

É possível retornar com uma vida a dois de maneira tranquila, mas é preciso ter paciência para acompanhar as transformações do corpo e respeitar o tempo de cada organismo. 

Se você achou que o nosso post ajudou você a conhecer mais sobre o período de quarentena, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Aproveite e assine também a nossa newsletter!

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...