Quarentena: como funciona o período pós parto

Quarentena: como funciona o período pós parto

Algumas pessoas acreditam que o período de quarentena pós parto se trata mais de um mito do que de uma realidade. Para desmistificar algumas dessas dúvidas sobre o que envolve esse estágio e qual a real importância dele, preparamos esse texto. 

Aqui você encontrará quais atividades precisam ser cessadas ou ter a sua frequência diminuída durante a quarentena e como entender as respostas do próprio corpo. 

Desejamos uma boa leitura!

O que é a quarentena?

A quarentena é um mistério, principalmente para as mães de primeira viagem. Quando se toca no assunto em uma roda de conversas, ou até pela própria recomendação médica, a primeira coisa que se vem a cabeça é uma série de restrições que esse período implica. Muitas vezes as mulheres podem acabar se sentindo tolhidas, exigidas e receosas de voltarem a ter uma vida normal. 

Mas o primeiro aspecto que precisa se levar em consideração que a quarentena não visa proibir ninguém de nada. Mas sim dar uma pausa para o que corpo recobre a disposição habitual para levar uma vida saudável daqui para frente. 

A pausa por um período de 40 dias visa restabelecer as forças do corpo para que se volte a vida ativa e para isso é necessário ir com calma. Para se ter uma noção, o útero de uma mulher que não experimentou a gravidez antes chega a pesar cerca de 90 gramas e apresenta o tamanho de uma pera. 

Quando comparado com o último trimestre de uma gravidez, o útero pode chegar a pesar 1 quilo para conseguir abrigar uma criança de cerca de 3 quilos e meio. É um crescimento de 11 vezes mais que o seu tamanho normal. 

Por isso, existe uma necessidade de respeitar a quarentena depois de dar à luz. A quarentena, também chamada por puerpério ou resguardo, tem suas exigências, mas isso não significa que você tenha que deixar de viver. 

Como funciona o período de quarentena 

Se o seu parto foi uma cesárea ou parto normal, a orientação será a mesma: respeitar o período de 40 dias evitando as relações sexuais. O objetivo maior da medida é dar um tempo de respiro para que o organismo se recupere, minimamente. 

Mesmo que para cada mulher que teve seu filho e passou por uma experiência única e individual, é interessante seguir à risca a recomendação para evitar possíveis riscos mais tarde. A fase de resguardo se configura com uma queda bastante brusca dos níveis de hormônio no pós parto. Isso pode desencadear desânimo e cansaço para a mãe, que precisa contar com o apoio incondicional do pai e da família. 

Cerca de 80% das mães de primeira viagem podem experimentar sentimentos de insegurança e tristeza. Essa fase pode durar até um pouco mais de duas semanas e é comum de acontecer. Mas se esse mal-estar persistir, vindo em conjunto com problemas de apetite e sono, falta de interesse e concentração nas mais variadas atividades, pode se configurar como depressão pós-parto. Nesse caso, é necessário o auxílio médico. 

Durante os primeiros 42 dias, a chance de engravidar é mínima e fica menor ainda quando a mulher passa a amamentar de forma exclusiva, ou seja, em livre demanda. Isso acaba inibindo a ovulação. Em contrapartida, a partir do início da 7ª semana, a chance de gravidez pode aumentar. Nessa situação, a mulher pode adotar medidas contraceptivas que não interfiram no leite, como é o caso do DIU de cobre. 

Sobre as condições físicas da mulher

A mamãe de primeira viagem pode apresentar condições específicas nos primeiros dias de quarentena. Um sangramento de cor avermelhada por ocorrer e ficar ao longo das próximas semanas. Esse fluxo vai mudando de cor, saindo do avermelhado para o marrom, depois para o amarelado até chegar à transparência. O fluxo pode ser mais intenso se ela tiver feito parto normal. 

O período de quarentena tem como exigência a abstinência sexual, mas isso não significa que você não possa ter uma vida a dois com o seu parceiro. Existem outras formas que podem manter a chama acesa do relacionamento sem que se exija demais do seu corpo. 

Algo de extrema importância é entender que o seu corpo passou por uma transformação durante nove meses. O pós parto serve para colocar tudo em seus devidos lugares, pois não se cobre quando a forma física. O aleitamento será um dos principais auxiliares na hora de conseguir voltar a forma antiga, ajudando na liberação de hormônios, fazendo com que o útero volte ao tamanho normal. 

No momento em que a criança suga o leite do peito da mãe, a glândula hipófise consegue receber estímulos para produzir o hormônio da ocitocina, que promove a redução do volume do abdômen.  

Cólicas também são extremamente comuns nesse período e podem cair de intensidade conforme a passagem das primeiras semanas. Uma dieta balanceada também ajuda e muito na diminuição das dores. 

Quarentena: O que não é permitido?

Dirigir

Durante o primeiro mês é desaconselhado dirigir para que isso não venha a atrapalhar a cicatrização da região entre o ânus e a vagina, conhecida como períneo. Se a mulher não vir a sentir nenhum incômodo, ela pode estar liberada para dirigir a partir de duas semana. 

Sexo 

No primeiro mês é exigido que não haja relação sexual, pois a mulher pode sentir dor e pelo alto risco de infecção, tendo em vista que a cicatrização ainda não está finalizada. Além disso, a mulher pode ter a libido diminuída e a lubrificação vaginal em menor quantidade, por isso um período de comum desconforto. 

Exercícios de alta intensidade

Corridas e exercícios de alto impacto são proibidos no primeiro um mês e meio. O esforço pode vir a atrapalhar a recuperação. Caminhadas lentas de duração entre 20 e 30 minutos podem ser feitas, mas dependerá das condições físicas de cada mulher. 

Carregar peso

No primeiro mês também não é recomendado. Ainda depois de um tempo, é interessante não fazer força. Isso visa poupar a coluna que teve seu trabalho duplicado para sustentar o peso de uma gravidez. 

Considerações finais

A quarentena não é um período que visa restringir a vida de uma pessoa, mas de fortalecer o organismo para retomar a vida normal. O período de quarenta dias apresenta suas limitações, mas que valem a pena serem seguidas para garantir que a saúde seja preservada em todas as instâncias.

Com a orientação médica especializada correta, você consegue entender melhor como seu corpo funciona para uma completa recuperação e saudável. 

Se você achou que o nosso post ajudou você a conhecer melhor a sobre os cuidados na quarentena, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem. 

Aproveite e assine também a nossa newsletter!

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...