15 dúvidas que toda mulher tem após o parto

15 dúvidas que toda mulher tem após o parto

A gravidez é uma etapa na vida das mulheres onde ocorrem diversas alterações no seu corpo. E cada gestação é única, por isso, é normal que surjam várias dúvidas sobre todo o processo.

As principais dúvidas têm a ver com o pós-parto, pois representa um momento delicado que exige repouso e alguns cuidados adicionais.

Pensando nisso, preparamos este artigo para responder a algumas das principais dúvidas sobre o pós-parto.

Boa leitura!

1. Fiz uma cesárea, posso optar por um parto normal?

Sim. Aliás, vale destacar que as chances de ter um parto normal após uma cesariana é de cerca de 50%. No entanto, diante da possibilidade de ocorrer mais partos por cesáreas (terceiro em diante), as chances de ter um parto normal diminuem significativamente.

2. Os meus pés continuam inchados após o parto, é normal?

Sim, o aumento da retenção de líquidos e da ingestão de medicações antidiuréticos, usadas para a contração do útero, podem provocar o inchaço dos pés, mas tende a diminuir após a primeira semana do pós-parto.

3. Quanto tempo o leite demora para descer?

A apojadura, ou a “subida do leite”, acontece entre o terceiro e o quinto dia depois do parto. O líquido que sai durante os primeiros dias chama-se colostro, rico em anticorpos e fundamental para o bebê recém-nascido.

4. É normal ter febre?

As reações metabólicas podem causar febre baixa nas primeiras horas do pós-parto, mas a tendência é que ela desapareça rapidamente. Apesar disso, se passar dos 38°C, é preciso investigar possíveis infecções.

5. Como evitar que o leite empedre?

Para evitar que o leite empedre, basta amamentar corretamente. Isto é, dar o peito sempre que o bebê tiver fome e fazer o rodízio de mamas, esvaziando cada uma delas até ficarem consideravelmente menos cheias. 

6. Sinto dor durante a amamentação, é normal?

Se a dor for na região do bico do peito, isso pode ser causado porque o bebê não está pegando direito, nesses casos, é fundamental consultar o obstetra ou o pediatra.

7. Tenho muita sede quando amamento, é normal?

A produção de leite depende de uma boa hidratação, por esse motivo existe a necessidade de beber bastante líquido.

8. Posso fazer dieta para emagrecer mesmo amamentando?

Durante a gravidez, o ideal é não fazer dietas e regimes, já que podem afetar a produção de leite. A principal orientação nesta etapa é ter uma alimentação balanceada e beber muito líquido. 

9. Como emagrecer após o pós-parto?

Se você está com dificuldade para voltar ao seu peso normal, o ideal é procurar um endocrinologista para ajudá-la a perder o peso em excesso. Além disso, passados 40 dias do parto, é possível realizar atividades físicas com acompanhamento profissional.

10. Minha barriga ficou flácida, terei que fazer uma plástica?

Em geral, exercícios abdominais bem orientados são suficientes para que a barriga volte à condição anterior a gravidez. 

11. Quanto tempo após o parto posso fazer uma cirurgia plástica, como lipo ou prótese de silicone?

As cirurgias estéticas são recomendadas apenas após o término da amamentação. 

12. Quando eu e meu marido poderemos voltar a ter relações?

Em caso de parto normal, sem a incisão na vagina, o casal pode voltar a ter relações assim que a mulher se sentir confortável.

Já na cesariana, a cicatriz uterina e as dores na região abdominal inviabilizam a relação por um, dois ou até três meses, dependendo da mulher e de sua recuperação. 

13. Quanto tempo o corpo demora a voltar ao normal depois que o bebê nasce?

O corpo retoma suas formas entre 40 e 60 dias após o parto. Já os seios, só voltam ao normal depois do fim da amamentação.

14. Quando posso voltar a praticar atividades físicas?

Se o parto do seu bebê foi normal, pode voltar a se exercitar em dois meses. Mas, se fez cesariana, espere um pouco mais, pelo menos seis meses. Até lá, você pode fazer atividades físicas leves e supervisionadas, sempre sob a orientação médica.

15. Acho que os meus pés estão maiores, isso pode acontecer?

Em alguns casos, pode acontecer uma mudança permanente que vai fazer seus pés aumentarem de tamanho. 

Isso ocorre devido à produção de hormônios que relaxam os ligamentos de todas as articulações, fazendo com que os pés fiquem um pouco maiores no comprimento.

Considerações finais

Como vimos ao longo deste artigo, o período pós-parto é um momento que gera muitas dúvidas entre as mulheres.

Cada parto é único e tem as suas particularidades, e a melhor pessoa para orientá-la é um Obstetra ou um Ginecologista, que vai poder avaliar o seu caso.

São tantas as alterações que ocorrem no organismo da gestante, que se torna absolutamente indispensável o acompanhamento médico em todo o período gestacional. Aliás, aqui no blog, temos um artigo falando sobre a importância do acompanhamento médico durante a gravidez.

Se você seguir as orientações do seu médico, repousar, se alimentar bem… poderá aproveitar este momento com o conforto e a tranquilidade que você e o seu bebê merecem.

Se você achou que o nosso post ajudou a responder às principais dúvidas sobre o pós-parto, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...