Dicas de mãe: a importância do acompanhamento médico durante a gestação

Dicas de mãe: a importância do acompanhamento médico durante a gestação

Pode parecer mentira, mas nos dias de hoje, ainda há mulheres acreditando que o acompanhamento médico só é necessário no início da gravidez.

São tantas as alterações que ocorrem no organismo da gestante, que se torna absolutamente indispensável o acompanhamento médico em todo o período gestacional.

Por esse motivo e para que você possa conhecer mais sobre a importância da assistência de um profissional especializado durante a gravidez, reunimos alguns motivos pelos quais é fundamental realizar um acompanhamento pré-natal adequadamente.

Boa leitura!

Monitoramento

Um dos procedimentos mais importantes que ocorre durante os nove meses é o monitoramento do tamanho do feto. Para isso, o obstetra fará o exame de ultrassom em todas as consultas, até o fim da gestação.

No primeiro exame, embora o feto ainda não esteja totalmente formado, é possível conhecer a medida da prega da nuca e verificar se há alterações importantes que podem sugerir algumas condições, como por exemplo, Síndrome de Down.

Já o segundo deve ser feito entre 22 e 24 semanas, período em que os órgãos do bebê já devem estar formados e o exame permitirá saber se a anatomia do bebê vem se desenvolvendo corretamente.

No último ultrassom, que é realizado por volta da 34ª semana, será avaliada a posição do bebê, se o tamanho e o fluxo de nutrientes que a artéria umbilical está levando para o feto estão adequados.

Lembrando que o ultrassom é um exame de rastreio, ou seja, não é o melhor exame para realizar o diagnóstico de muitas condições, mas ajuda muito pois indica se há ou não uma maior chance de alguma doença, permitindo então a realização de outros exames que farão então o diagnóstico definitivo.

Exames

É através dos exames que o obstetra terá a possibilidade de saber o estado de saúde da mãe, do bebê e da gravidez em geral. Por esse motivo, durante o acompanhamento médico, deverão ser solicitados alguns exames básicos, como por exemplo, exame de urina, sangue, análises ginecológicas e, por vezes, amniocentese e biópsias, para detectar anomalias cromossômicas que podem ter sua suspeita levantada por um exame de ultrassonografia .

Além disso, existem alguns exames que poderão ser pedidos durante o acompanhamento pré-natal. Eles são:

Glicose em jejum

Este exame tem o objetivo de detectar diabetes gestacional ou realizar o diagnóstico de diabetes em paciente que não sabia que já era portadora de diabetes. Esse rastreio é realizado mais de uma vez ao longo da gestação pois a gestante pode desenvolver diabetes ao longo da da gestação e o risco de complicações com o bebê muda dependendo do tipo de diabetes que a gestante apresenta.

Hemograma

Este exame é utilizado para verificar a presença de anemia ou infecções.

Tipo sanguíneo e Fator RH

Este é um exame básico de tipagem sanguínea realizado com o intuito de descobrir se o fator Rh é positivo ou negativo, tanto da mãe quanto do bebê. É solicitado o fator Rh do pai também, uma vez que gestantes Rh negativo com pais Rh positivo tem risco aumentado para complicações em uma segunda gestação, caso não tenha se observado essa diferença.

Exame de sangue para rubéola

Como o nome já exprime, é um exame específico para detecção da rubéola.

Exame de sangue CMV

Exame utilizado para a detecção de infecção causada pelo citomegalovírus.

Exame de urocultura e urina

Este exame é realizado para diagnosticar infecções urinárias.

Papanicolau

O exame Papanicolau serve para detectar câncer do colo do útero ou infecções vaginais. Muitas pessoas têm dúvidas se podem colher preventivo durante a gestação. A resposta é sim! Durante a gestação a realização do preventivo é realizado normalmente, conforme o programado.

Análises para hepatite B e C

Exames para detecção das hepatites B e C. Exames muito importantes pois determinam a necessidade ou não de maiores cuidados com o bebê logo após o nascimento.

Pressão arterial

Aferir a pressão arterial é um dos procedimentos mais importantes do acompanhamento pré-natal. Quando ela não está controlada ou apresenta irregularidades, pode originar alguns riscos para a mulher no momento do parto, principalmente quando existe hipertensão.

O obstetra, geralmente, mede a pressão arterial da gestante durante toda a gravidez, no entanto, a partir da 20ª semana, a frequência das medições deve ser aumentada, principalmente em casos onde exista um histórico familiar de pressão alta.

Durante a gravidez, é comum que a mulher se sinta mais quente, isso acontece porque a mulher grávida produz mais sangue durante a gravidez para que funcione como transporte de nutrientes e oxigênio para o bebê.

Mas ao mesmo tempo que isso acontece, a gestação também provoca um aumento de progesterona, hormônio que relaxa os vasos sanguíneos e faz com que a pressão arterial da gestante fique baixa.

No acompanhamento pré-natal, o médico verificará sua pressão e caso haja alguma anormalidade, o médico decidirá se deve indicar medicamentos para controlar a pressão ou não.

Peso

Outro elemento que deve ser acompanhado durante a gravidez é o peso da mãe e do bebê. Nesse sentido, as consultas com o obstetra também servirão para obter informações acerca de uma dieta balanceada, com o objetivo de evitar ganho de peso em excesso, além de estimular o consumo de nutriente e vitaminas necessárias para o desenvolvimento do bebê.

Tal como a monitoração do tamanho e do perímetro cefálico, o peso da criança também é importante para indicar se o feto está com alguma anomalia no desenvolvimento.

Vacinas

Em alguns casos, é possível que o obstetra solicite que a mulher tome algumas vacinas com o objetivo de prevenir doenças que possam colocar a vida da mãe e do bebê em risco. Entre as vacinas mais comuns, estão:

Vacina contra gripe

Esta vacina é recomendada para mulheres em qualquer fase da gestação, principalmente em épocas do ano em que esse tipo de vírus e complicações respiratórias são mais frequentes, como por exemplo, no outono ou no inverno.

Vacina dTPa

Esta é uma vacina que todas as gestantes devem tomar a partir da 20ª semana de gestação, de modo a proteger o bebê da coqueluche, após o nascimento.

Vacina contra tétano

Esta vacina também é muito importante para evitar o risco de contaminação de tétano e, dependendo do histórico da mulher, o médico deve avaliar se é necessário tomar 1 ou mais doses.

Vacina contra hepatite B

Esta vacina é indicada somente para mulheres que nunca tenham tomado o método das três doses contra a hepatite, sendo indicado apenas completar o esquema em quem não realizou de maneira completa ou realizar todo esquema em quem nunca se vacinou.

Cuidados adicionais

Além de todos esses cuidados fundamentais, existem outras especialidades médicas que podem acompanhar a sua gestação, para torná-la ainda mais tranquila. Alguns exemplos dessas especialidades são:

Psicólogo pré-natal

Embora as consultas regulares com o obstetra sejam fundamentais para a saúde física da mãe e do bebê, o lado emocional também merece a devida atenção. Contar com um profissional especializado nessa área pode fazer toda a diferença para passar com tranquilidade essa etapa da sua vida.

Nutricionista gestacional

Durante a gravidez, as necessidades nutricionais e calóricas  mudam significativamente. O desenvolvimento do bebê é uma situação metabólica, que exige um consumo alto de nutrientes de modo a evitar quadros de desnutrição ou carência de algum nutriente específico.

Por esse motivo, consultar um nutricionista gestacional pode ajudar a gestante a adequar a sua alimentação à nova realidade e necessidades nutricionais que garantam o desenvolvimento correto e saudável do bebê.

Considerações finais

Como pudemos ver, o acompanhamento médico pré-natal é essencial para o desenvolvimento do bebê e a saúde da gestante.

Por esse motivo, é importante contar com médicos de confiança para acompanhar a sua gravidez. Aliás, aqui no blog temos um artigo com excelentes dicas para encontrar um bom médico obstetra para ajudar você com mais essa tarefa.

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender a importância do acompanhamento médico durante a gestação, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...