Dicas para encontrar um bom médico obstetra

Dicas para encontrar um bom médico obstetra

O acompanhamento pré-natal adequado é indispensável para ter uma gestação mais tranquila. Para isso, é necessário escolher um obstetra de confiança, que a faça sentir segura e esteja à sua disposição 24 horas por dia, seja para uma consulta ou apenas para tirar aquela dúvida por meio de mensagens.

Afinal, o seu obstetra é a pessoa com quem você tomará algumas das mais importantes decisões da sua vida e da vida do bebê..

Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas dicas para você escolher um bom médico obstetra.

Boa leitura!

1. Peça referências

Normalmente, este é o primeiro passo para encontrar um bom médico obstetra. Pedir a amigos e parentes indicações, é uma excelente opção. Durante a consulta com o obstetra, não se intimide em perguntar a faculdade que o médico cursou e a sua experiência. Aliás, alguns obstetras disponibilizam o currículo no próprio site.

2. Primeira consulta

Na primeira consulta com o médico obstetra, você deve relatar o seu histórico de saúde, antecedentes ginecológicos e obstétricos, medicações em uso, alergias e restrições alimentares, além das expectativas em relação à gestação e ao parto.

Após a primeira consulta, você deve analisar se sentiu segura e confortável na consulta. Essa avaliação é muito particular para cada mulher. Algumas, por exemplo, gostam de receber conselhos diversos sobre os hábitos pessoais, enquanto outras, já preferem médicos que se atenham apenas ao acompanhamento pré-natal.

Este primeiro diálogo serve para avaliar se houve empatia com o médico e ter a percepção de que o vínculo criado correspondeu às suas expectativas.

3. Parto

É importante deixar claro, desde a primeira consulta, o tipo de parto desejado, mesmo que, nem sempre seja possível seguir a escolha preferida.O obstetra tem como função explicar os riscos e benefícios de cada tipo de parto, seja normal ou cesariana, e orientar o que é melhor para o seu caso.

Todos os medos, anseios e dúvidas devem ser sanados durante o pré-natal. O vínculo com o obstetra cria uma segurança, um respeito e uma amizade entre ambos, que não deve interferir na conduta obstétrica por parte do médico;.

4. Convênio médico

Uma alternativa econômica para encontrar o seu obstetra é procurar por profissionais do seu convênio médico. No entanto, isso não quer dizer que você precisa escolher o primeiro obstetra do convênio com quem conversar. O recomendado é fazer quantas visitas forem necessárias, até encontrar o médico ideal.

Ter um médico com ótimas referências e um currículo extenso é ótimo, mas não vai adiantar  se você não se sentir confortável com ele. A mesma recomendação vale para gestantes que preferem ser atendidas por obstetras mulheres.

A verdade é que existem profissionais capacitados de ambos os gêneros, mas se você tiver preferência por algum dos dois gêneros e acreditar que assim se sentirá mais confortável, o melhor é seguir a sua escolha.

5. Consultório

É fundamental que o obstetra tenha equipamentos eficazes e bem conservados, além de um consultório limpo e confortável. O profissional deve possuir o sonar Doppler, equipamento que torna possível escutar os batimentos cardíacos do bebê, e um ultrassom, caso queira acompanhar o bebê em formação. Outro aspecto importante é perguntar se o obstetra possui um substituto, no caso de um imprevisto ou na sua ausência.

6. Mudança de obstetra

O ideal é você seja acompanhada pelo mesmo obstetra do início ao fim da gestação. No entanto,se por algum motivo pessoal, decidir não continuar com o mesmo obstetra, é importante que você procure outro profissional, o quanto antes.

Esta pode ser uma decisão difícil e delicada para ser tomada em estágios avançados da gestação, mas o fundamental é que você se sinta confortável, segura e tranquila durante todas as etapas da gravidez, e se for necessária a mudança, faça sem medo.

Se você achou que o nosso post pode ajudar você a encontrar um bom médico obstetra , e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso hospital maternidade.

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...