5 dicas para fazer o bebê dormir a noite toda

5 dicas para fazer o bebê dormir a noite toda

O bebê pode demorar a dormir a noite toda nos primeiros dias, semanas e até meses de vida. Mas isso não é motivo para pânico. Lembre-se: cada bebê tem um ritmo diferente. Alguns são mais dorminhocos, enquanto outros costumam dormir menos e acordar mais vezes durante a noite. 

Se o seu bebê está com o sono muito desregulado, descubra como fazer o bebê dormir a noite toda. Preparamos este texto com 5 dicas valiosas para você botar em prática já.

Desejamos uma excelente leitura!

Como fazer o bebê dormir a noite toda?

De acordo com os especialistas, o recomendado é que o recém-nascido durma entre 16 a 20 horas por dia, sendo distribuídas ao longo da manhã, tarde e noite. Mas você sabe quantas horas o bebê dorme apenas durante a noite?

Com alguns meses de vida, os bebês costumam dormir, no máximo, 6 horas de sono durante a noite toda. Mas vale lembrar que os recém-nascidos não têm um sono contínuo, porque eles precisam se alimentar, mais ou menos, a cada 3 horas. 

E essa é uma das principais queixas dos papais e, principalmente, da mamãe, que acaba tendo maior contato com o bebê para dar de mamar, por exemplo, e, consequentemente, não consegue dormir tão bem. 

Apesar dessa situação ser muito comum, existem algumas dicas e truques para fazer o bebê dormir a noite toda. Confira:

1. Crie uma rotina para dormir

O ideal é que o bebê não tenha contato com a televisão, celular ou tablets 2 ou 3 horas antes de dormir, pois o estímulo é ruim para ele. 

Inclusive, há alguns casos em que a recomendação principal é não oferecer o acesso a esses estímulos luminosos. A Organização Mundial de Saúde, por exemplo, recomenda que crianças menores de um ano não sejam expostas à tela

Para o bebê dormir bem, durante o dia, procure deixá-lo em um ambiente claro e iluminado. Já durante à noite, procure deixá-lo em um ambiente mais escuro e bem tranquilo. 

Também é interessante criar um ritual de banho antes de colocá-lo para dormir. Por isso, no final da tarde, procure deixar o ambiente mais tranquilo. 

É importante seguir esse passo a passo: criar o ritual de banho, dar de mamar e, em seguida, já colocar o pijaminha do pequeno e levá-lo para o quarto. 

2. Não deixe o bebê acordado até tarde

Tente estimular o bebê a dormir em horários próximos ao seu, mas nada de deixá-lo acordado até tarde da noite, porque isso pode acabar com a rotina de sono biológico dele.

Para um bebê de 3 a 6 meses, o ideal é não ultrapassar das 19h. Ao longo dos meses, esse horário poderá ser estender um pouco e chegar mais próximo ao seu.  

3. Dar de mamar antes de dormir

Já vimos que a mamãe precisa dar de mamar a cada 3 horas, portanto uma forma de ajudá-la a dormir melhor e o bebê a dormir por mais tempo é dar de mamar um pouco antes do pequeno dormir. Essa é uma forma de deixá-lo saciado por mais tempo até ele sentir fome de novo.

4. Sem dormir no colo

Existem diversas situações que o bebê costuma ir para o colo, como depois de arrotar. E muitas vezes, ele acaba adormecendo nos braços do adulto. 

O que muitas pessoas não sabem é que o lugar onde o bebê costuma dormir é o mesmo que ele pretende acordar. Portanto, se o bebê dorme no colo e acorda no berço, ele pode se assustar ao reparar que não está no mesmo lugar de origem do seu soninho. 

E é exatamente esse o motivo de os bebês acordarem várias vezes durante à noite. Eles estranham o local. A dica é simples, mas faz toda a diferença: o ideal é não deixar o pequeno dormir no colo. 

5. Ofereça pequenas sonecas

Você sabia que os bebês com menos de 6 meses precisam de 4 a 5 sonecas por dia? Já os bebês com mais meses de vida precisam de 2 ou 3. Apesar dessa média, cada pequeno tem o seu próprio ritmo de soneca; uns são mais dorminhocos e outros mais agitados. Por isso, não se preocupe com o estilo dele. 

É comum o bebê desejar tirar sonecas nos seguintes momentos: ao acordar, antes do almoço, depois do almoço e ao final da tarde. Então, continue oferecendo e deixando ele dormir nesses intervalos. 

Considerações finais

Para o bebê dormir a noite toda e as dicas realmente funcionarem, é essencial que a mamãe possa contar com uma rede de apoio, que a ajude a desvendar a rotina da maternidade real, como noites de estresse, cansaço e privação de sono.

Quando o bebê não consegue dormir a noite toda, isso pode ser perturbador não só para ele, mas também para os papais. Ter uma noite de sono regulada fará toda a diferença para o crescimento dele e para a saúde de quem zela pelo pequeno.

Para lembrar e aplicar:

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre como fazer o bebê dormir a noite toda, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 1 ano

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...