Dicas para engravidar: quais exames são essenciais para quem está tentando?

Dicas para engravidar: quais exames são essenciais para quem está tentando?

Se engravidar está nos seus planos, você já deve saber sobre a importância de um bom planejamento para conseguir concretizar esse sonho. E uma das principais dicas para engravidar é fazer um bom check up da sua saúde e na do seu parceiro antes de começar a tentar. 

Para você saber o que precisa ser feito, preparamos este texto que reforça a importância de procurar um ginecologista antes mesmo de engravidar, aumentando as chances de sucesso desse grande momento de sua vida. 

Desejamos uma excelente leitura!

Dicas para engravidar: planeje junto com o ginecologista 

O atendimento realizado bem no início de todo o processo traz uma série de benefícios para a saúde do casal e para o bom desenvolvimento da gravidez. 

É nessa primeira consulta em que o casal poderá descobrir se existe algum problema de infertilidade. Se esse for o caso, eles poderão descobrir quais são as outras possibilidades, como dar início a algum método de reprodução assistida.

Além disso, a partir dos questionamentos do médico, a mulher poderá descobrir se existem doenças, complicações genéticas ou problemas em sua saúde que podem atrapalhar no desenvolvimento de uma gestação saudável. 

Todas essas descobertas, se forem realizadas antes da gravidez, ajudam a mulher e o homem a se prepararem e a tomarem as devidas medidas, se for necessário. 

Como é a consulta pré-gestação?

Nessa consulta com o ginecologista, é possível que ele questione algumas informações fundamentais, como:

Dependendo do caso, o especialista poderá indicar o uso de suplementos que podem melhorar a saúde da mulher e favorecer o desenvolvimento de uma possível gestação, como o ácido fólico.

Quais são os exames necessários para quem tenta engravidar?

Ainda durante a consulta, o médico irá solicitar a realização de uma série de exames que precisam ser realizadas por quem deseja engravidar. Esses testes vão ajudar o profissional a averiguar as condições de saúde da mulher, bem como se a gestação poderá ser desenvolvida com sucesso.

Um dos exames solicitados é o hemograma completo, no qual ele irá verificar o tipo sanguíneo, a dosagem hormonal, a quantidade de anticorpos e a taxa de glicemia da paciente. Os tradicionais exames de urina e de fezes também são pedidos pelo especialista. 

Outro teste fundamental é o papanicolau, que realiza o possível diagnóstico de doenças ginecológicas ou sexualmente transmissíveis. Essas complicações podem ser transmitidas para o bebê, por isso precisam ser previamente identificadas para ocorrer o seu tratamento adequado. 

Se a mulher tiver mais de 40 anos, o profissional pode pedir não só esses, mas outros exames que avaliem a saúde do seu sistema reprodutor de forma mais detalhada, como a ultrassonografia e a histerossonografia, que verifica possíveis lesões no útero. Nessa idade, a sua capacidade fértil está menor por motivos como: a queda nos níveis hormonais e o envelhecimento dos folículos.

O médico também irá solicitar exames que devem ser realizados pelo homem, que pode apresentar dificuldades de esterilidade. Um deles é o espermograma, no qual o aparelho reprodutor é examinado e se analisa a qualidade do sêmen.  

Considerações finais

Neste texto, você já viu que se planejar e visitar o médico ginecologista antes de testar positivo é uma ótima dica para engravidar, porque isso ajuda em um desenvolvimento saudável da gestação. 

Durante a consulta, não tenha medo de perguntar tudo o que for necessário para o ginecologista. Isso inclui questões sobre: em quanto tempo você pode tentar engravidar após interromper os métodos contraceptivos; se você deve tomar vitaminas ou suplementos que ajudem no processo; e indicações de médicos obstetras e maternidades para quando chegar o grande dia. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre dicas para engravidar, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...