Privação do sono: veja por que a mãe do bebê recém-nascido precisa de ajuda

Privação do sono: veja por que a mãe do bebê recém-nascido precisa de ajuda

Ser mãe de um bebê recém-nascido é embarcar em um universo completamente novo, que é muito especial em vários momentos, mas também assustador em outros. E um dos momentos mais difíceis que toda mamãe enfrenta nesses primeiros meses é a privação do sono

O bebê depende da sua presença para tudo e o relógio biológico dele é bem diferente do seu. Portanto, acompanhar o ritmo dele gera um certo estresse e fadiga, que com o passar do tempo, podem trazer consequências negativas para a sua saúde e a dos familiares. 

Se você está passando por esse momento, ou passará em breve, veja a seguir o que fazer para contornar essa situação. 

Desejamos uma excelente leitura!

O que é a privação do sono?

É quando a pessoa dorme menos do que o seu organismo necessita para se manter saudável. Geralmente, um adulto precisa dormir de 7 a 8 horas por dia

Porém, isso não é o que acontece na vida das mães dos bebês recém-nascidos. Nessa fase, o seu padrão de sono sofre alterações por dois motivos: pelas alterações fisiológicas que acontecem no pós-parto; e pelo padrão irregular de sono do bebê.

Nos seus primeiros meses de vida, o ciclo do sono do bebê é mensurado pela alimentação. Ou seja, ele consegue dormir se estiver bem saciado e alimentado, o que faz com que não exista uma rotina bem definida de sono. 

Portanto, é normal que o bebê recém-nascido durma, em média, 16 horas por dia não corridas, o que acaba prejudicando o sono da mãe e de quem mais estiver sob sua responsabilidade.

Quais são as consequências da privação do sono na saúde da mãe e dos familiares?

Fadiga, aumento da pressão arterial e dos riscos de depressão. Veja todas a seguir e fique atenta: 

Como a mãe do bebê recém-nascido pode lidar com a desregulação do sono?

Pode parecer difícil conseguir regular o seu ritmo de sono (e o do bebê) nos primeiros meses. Mas existem algumas dicas que podem ajudá-la a descansar e a conciliar esses dois horários de sono. 

Divida as tarefas com o parceiro

Estabeleça com o seu parceiro uma divisão de tarefas para que ele possa assumir determinadas atividades e, assim, você conseguir descansar. Por exemplo: após a amamentação, ele pode ser o responsável por colocar o bebê para arrotar e para realizar os cuidados de higiene necessários.

Peça ajuda

Não tenha vergonha de pedir ajuda para familiares, amigos ou para uma babá de confiança que possam ajudá-la a cuidar do bebê, ou até mesmo a executar outras atividades que forem necessárias para você ter tempo de descansar. 

De uma forma ou de outra, as mamães de bebês recém-nascidos vão ter alguém com quem contar. É essa a mensagem trazida pelo filme “Tully”, estrelado por Charlize Theron, como uma excelente representação da maternidade real. No filme, a mãe aceitou buscar ajuda, mas para saber o desfecho dessa decisão, só assistindo ao filme!

Perceba o horário de sono do bebê

Repare no momento em que o seu filhote começa a bocejar, que geralmente começa no início da noite. Esse é o momento para colocá-lo no bercinho, porque se ele começar a ficar irritado, será muito mais difícil para ele dormir. E, no melhor dos cenários, aproveite esse momento para conciliar a sua hora de sono também. 

Regule o horário das sonecas

Quando você identifica a hora em que o seu bebê sente mais sono, você evita de ele tirar uma soneca perto desse horário e se manter acordado ao longo da noite.

É aconselhável que ele tire duas sonecas por dia: uma de manhã e uma à tarde, que pode ser encerrada por volta das 16h, para ele ter tempo de sentir sono no começo da noite. 

Acalme o bebê perto da hora de ele ir dormir

Meia hora antes de o bebê começar a sentir sono, você pode começar a acalmar a rotina da casa e a dele, fazendo-o perceber que está perto da hora de dormir. 

Durante esse período, deixe a casa em silêncio, diminua a luz do quarto e coloque-o no berço. É importante que o ambiente esteja fresquinho para não correr o risco de ele acordar com calor ou com frio. 

Nesse momento, você pode falar bem baixinho e colocar músicas calminhas até ele pegar no sono. Essa experiência também vai ajudar você, mamãe, a relaxar. 

Não troque a fralda durante a noite

Esse é um momento que deixa o bebê bastante acordado e agitado. Então, evite trocar a fralda um tempo antes de ele dormir, exceto se ele tiver feito cocô, esteja com a fralda cheia de xixi ou tenha uma assadura. 

Considerações finais

Não tem jeito: 99% das mães de bebês recém-nascidos vão passar pela privação do sono em algum momento dessa jornada. 

Porém, essa impossibilidade de dormir e de descansar é temporária. Com o passar do tempo, o seu filhote se tornará mais independente e conseguirá regular o seu sono. 

Portanto, se você experimentar seguir as dicas deste texto, pode ser mais encorajador encarar esse desafio e minimizar os riscos de sofrer alguma das consequências que a privação do sono pode causar. 

E lembre-se, mamãe: se precisar de algum conselho voltado ao seu caso em particular, não deixe de conversar com um médico. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre privação do sono, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...