Uma ação de resPEITO! 🤱
Nos dia 01/08, data que inicia a campanha do #AgostoDourado , e no dia 29/08, em apoio ao aleitamento materno, tivemos aqui no auditório da Maternidade Domingos Lourenço duas edições do Workshop […]
A escolha do local de nascimento do bebê é uma das etapas mais importantes da gravidez. Por isso mesmo, é necessário fazer um planejamento criterioso e avaliar os prós e contras de cada maternidade, antes de optar pela mais adequada.
Atualmente, a oferta é tanta que, às vezes, pode se tornar difícil escolher a melhor opção para o nascimento do seu filho. Sendo assim, a principal dica é que você visite a maternidade para checar tudo de perto e conhecer os serviços oferecidos pela instituição.
Por falar nisso, aqui no blog temos um artigo falando sobre a importância de visitar a maternidade antes do parto.
Alguns serviços são fundamentais na escolha da maternidade, por esse motivo, preparamos este post para você conhecer os 5 serviços fundamentais para considerar na escolha da maternidade.
Boa leitura!
Embora nem sempre seja necessário, um dos pontos fundamentais a ser considerado na hora de escolher uma maternidade, é verificar a existência de um setor de emergência e repouso.
O setor tem como principal função prestar os primeiros atendimentos imediatos , aplicando medicações, exames para avaliar o estado de saúde do bebê e da mamãe , analisando os sinais vitais e acompanhando a evolução dos pacientes.
Essas áreas devem dispor de leitos para atendimentos de emergência e urgência, equipe médica obstetra e de enfermagem 24 horas, de forma a assegurar uma assistência eficaz e completa, caso seja necessário utilizá-los. Diferente do observado em um hospital geral, na Maternidade a gestante não divide atenção e espaço com outros tipos de pacientes como infartados, portadores de doenças infecciosas ou traumatizados.
O exame de ultrassonografia é realizado em diferentes momentos da gestação e serve para o médico obstetra acompanhar o desenvolvimento do feto e detectar possíveis doenças.
É um método de diagnóstico por imagem que detecta também variações anatômicas, com base na forma, tamanho e textura dos órgãos avaliados.
Além disso, o exame serve também para satisfazer a curiosidade dos pais em conhecer e acompanhar de perto o desenvolvimento do seu filho.
A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) é o local da maternidade preparado para receber bebês prematuros (que nasceram antes das 37 semanas de gestação) com baixo peso ou com problemas respiratórios, hepáticos, cardíacos, entre outros.
Nesses casos, a UTI Neonatal é o melhor lugar para cuidar do seu filho. A equipe médica estará preparada para receber e tratar todos os casos. UTI Neonatal é sinônimo de cuidado e segurança para esse momento tão especial e único na vida de uma mulher.
Aliás, aqui no blog, temos um post onde explicamos detalhadamente o que é e como funciona uma UTI Neonatal.
A UTI Materna é fundamental para receber as mães que apresentem complicações decorrentes da gestação, do parto ou no período do puerpério (após o parto). A unidade deve contar com uma equipe multiprofissional especializada e equipada com tecnologia moderna, para que todo o atendimento seja feito de forma rápida e segura, desde o primeiro sinal de alerta.
O principal objetivo da UTI Materna é prestar atendimento a pacientes graves e de risco, que exijam assistência médica e de enfermagem ininterruptas, além de equipamento e recursos humanos especializados.
Nota:
As unidades de tratamento intensivo (UTI) são obrigadas a dispor, no mínimo, de:
Além disso, os plantonistas da UTI que não apresentarem título de especialista em Medicina Intensiva, devem possuir, no mínimo, estágio ou experiência profissional comprovada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) de, pelo menos, um ano na área.
As acomodações da maternidade são sempre uma preocupação para os pais, nesse sentido, é fundamental verificar os tipos de apartamentos disponíveis e o serviço de hotelaria oferecido.
O ideal é que as acomodações sigam um modelo de alojamento conjunto, no qual o bebê fica em tempo integral junto da mamãe. Esse sistema ajuda o estreitamento do vínculo entre mãe e filho, fortalecendo essa relação.
Esse tipo de alojamento facilita o início da amamentação e permite que os pais passem mais tempo com o bebê antes da alta. Além disso, os pais poderão receber orientações sobre os cuidados essenciais nos primeiros meses de vida da criança.
Sendo assim, verifique se os alojamentos dispõem de tudo que você precisa para ficar confortável durante a sua internação.
Conhecer a maternidade onde vai realizar o parto é uma das etapas mais importantes da gravidez. Isso vai permitir que você tire todas as suas dúvidas sobre o ambiente e os procedimento do parto e pós-parto da instituição pretendida.
Por esse motivo é fundamental que você não deixe a visita à maternidade para o final da gestação. Aliás aqui no blog, temos um excelente artigo com sugestões de perguntas para fazer durante a visita.
Quem terá um filho, sabe que não basta escolher um hospital às pressas, na hora em que o bebê nascer. O ideal é conhecer o obstetra, a equipe médica que fará o atendimento, a infraestrutura do hospital, principalmente, analisar os serviços oferecidos.
Como vimos neste post, é fundamental levar em consideração alguns dos serviços disponibilizados pela maternidade, para que você possa ter uma gestação tranquila e estar segura no dia do parto.
Se você achou que o nosso post ajudou você a conhecer alguns dos serviços fundamentais para considerar na escolha da maternidade, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso hospital maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.