8 dicas para aliviar a dor nas costas durante a gravidez

8 dicas para aliviar a dor nas costas durante a gravidez

Muito comuns e temidas pelas gestantes, as dores nas costas podem dificultar a mobilidade e causar alguns transtornos ao bem-estar da mulher nessa fase. 

Felizmente, é possível adotar métodos capazes de amenizar esse desconforto, permitindo que a futura mamãe atravesse a gestação de forma mais saudável e tranquila. 

Para que você descubra como aliviar a dor nas costas na gravidez, preparamos este post reunindo 8 dicas que podem ser de grande valor para as gestantes. 

Desejamos uma excelente leitura! 

Por que a dor nas costas é comum na gravidez? 

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por diversas mudanças, causadas pelas alterações hormonais e pela expansão do útero. Entre elas, a mais nítida é o crescimento da barriga da mulher, que ocorre de acordo com o desenvolvimento do feto. 

Só que esse peso a mais é, justamente, o “grande culpado” pelas recorrentes dores nas costas das mulheres grávidas, especialmente no 2º e no 3º trimestres de gestação. Quanto maior o útero, mais pressão ele faz ao redor dos vasos sanguíneos, reduzindo o volume de sangue para a parte inferior da coluna. Com isso, vêm as dores frequentes na região.

A dor nas costas na gravidez prejudica a mobilidade da mulher, tornando processos considerados simples, como se levantar, sentar-se e caminhar, mais difíceis.

Não há nenhum indício de que as dores nas costas da gestante tenha relação com o desenvolvimento do bebê, além do próprio suporte e peso dele. A sua complicação afeta diretamente o bem-estar da mãe. 

8 dicas para amenizar a dor nas costas na gravidez

Embora não seja possível evitar a dor nas costas durante a gravidez, algumas ações podem ajudar a aliviar o desconforto. 

O ideal é que a gestante opte por métodos naturais e paliativos, como mostraremos a seguir. A automedicação é contraindicada durante a gravidez. Em casos mais graves de dores nas costas, o médico obstetra deve avaliar e recomendar as devidas soluções. 

  1. Utilize compressas de água quente

As altas temperaturas ajudam a relaxar a musculatura, aliviando dores e desconfortos. Por isso, uma dica essencial para as futuras mamães é aplicar uma compressa de água quente no local da dor, enrolada em um tecido fino para não queimar a pele. 

Outra opção que envolve o uso de água quente é tomar um banho morno, direcionando a água para a região. 

  1. Peça uma massagem

Assim como a água quente, as massagens ajudam a aliviar a tensão muscular do corpo. Peça para uma pessoa de confiança para realizá-la, utilizando um óleo de massagem. Se for recomendado pelo seu médico, também é indicado recorrer a profissionais, como um fisioterapeuta ou um massagista. 

  1. Cuidado com a postura

Manter as costas eretas e apoiadas é fundamental para amenizar as dores na região. A má postura pode enfraquecer os músculos dorsais, afetando a coluna vertebral e causando as dores no local.  

  1. Não passe muito tempo na mesma posição

Ficar muito tempo sentada ou em pé pode trazer as dores nas costas à tona. Intercalar ambas as posições proporciona maior conforto e alivia o incômodo. 

Se você costuma passar grande parte do tempo sentada, procure se levantar a cada hora para caminhar um pouco, alongar as pernas e esticar a coluna. 

Caso você fique muito tempo em pé, procure se sentar em um local confortável de tempos em tempos, para descansar a coluna e as pernas. 

  1. Adote novos hábitos ao deitar

Para aliviar o desconforto nas costas, experimente deitar de lado, colocando um travesseiro ou uma almofada entre as pernas. Outra sugestão é deitar de barriga para cima, mas posicionando um travesseiro por baixo dos joelhos.

  1. Evite carregar peso

É fundamental que a gestante não carregue sacolas, bolsas, mochilas, malas ou demais objetos pesados. Afinal, é justamente o excesso de peso que está sobrecarregando a sua coluna. 

Se for necessário, procure não curvar a coluna. Caso precise se abaixar, não se incline para frente: mantenha a postura ereta e flexione os joelhos. 

  1. Utilize sapatos confortáveis

Como os sapatos de salto alto costumam sobrecarregar a coluna e os joelhos, a dica é evitá-los durante a gestação. Opte por utilizar sapatos mais baixos, ortopédicos e confortáveis, que não vão pressionar as costas, nem trazer o peso para o calcanhar. 

  1. Pratique exercícios físicos

Se recomendado pelo obstetra, praticar exercícios físicos leves (como caminhada, pilates, natação e hidroginástica) pode aliviar – e muito – a dor nas costas na gravidez, porque fortalecem os músculos e aliviam a pressão no local.

Considerações finais

A dor nas costas na gravidez é muito comum por conta do excesso de peso que a mulher carrega nessa fase da vida. Neste texto, trouxemos algumas medidas paliativas que podem ser aplicadas na rotina da gestante, visando o alívio do desconforto nessa região.

Caso a dor nas costas seja latente e interminável, é fundamental conversar com o seu médico obstetra para averiguar o caso. Dependendo da situação, somente o especialista poderá indicar um medicamento para sanar o desconforto. 

Pode ser possível, também, de o obstetra recomendar sessões de fisioterapia, que ajudam a aliviar os sintomas de dor na lombar. 

Independentemente do método escolhido, o principal é buscar formas de garantir o bem-estar, promovendo uma gestação mais tranquila e confortável. 

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender um pouco mais sobre dor nas costas na gravidez, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: Equipe HMDL
Publicado há 3 meses

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...