Estou pronta para engravidar? 5 dicas para descobrir

Estou pronta para engravidar? 5 dicas para descobrir

Você deseja engravidar, mas não sabe se está pronta para embarcar nesse grande momento da sua vida? Então fique tranquila, porque essa sensação é mais comum do que você imagina.

Talvez você nem se dê conta, mas existem algumas atitudes que indicam, sim, que você está cada vez mais perto e pronta para realizar esse sonho. Neste texto, separamos 5 pontos que mostram sobre esse preparo. 

Desejamos uma excelente leitura!

1) Você interrompeu o uso de anticoncepcionais 

Esse é um dos primeiros passos que devem ser feitos antes de tentar engravidar, já que os contraceptivos hormonais (como a pílula, a injeção e o DIU) impedem e inibem a ovulação e, consequentemente, a fecundação. 

Há quem se pergunte se o uso prolongado de anticoncepcional interfere na fertilidade. Se essa também é a sua dúvida, fique tranquila, a resposta é não. Porém, vale ressaltar que existem algumas diferenças quanto ao tempo de retorno do potencial fértil da mulher.

Por exemplo: se você utilizou a pílula, o adesivo, o DIU ou o anel vaginal por mais de 4 anos, é possível que levem até 3 ciclos para regularizar a sua menstruação. Por outro lado, se você utilizava o anticoncepcional por implante ou o injetável, o ciclo pode voltar de 6 a 9 meses após a interrupção.

2) Você tem relações durante o período fértil

O período fértil é a fase do ciclo menstrual em que a mulher tem mais chances de engravidar, porque é o intervalo de tempo em que antecede, ocorre e precede a ovulação.    

Durante essa fase, o óvulo é liberado por um dos ovários e pode ser fecundado por um espermatozoide, caso ocorra uma relação sexual sem o uso de um contraceptivo. 

Se você tiver um ciclo menstrual regular, é possível calcular o seu período fértil contando 14 dias após o primeiro dia de menstruação. Assim, você descobre o dia da sua ovulação. Depois, basta acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data, analisando, assim, o seu período fértil.

Por outro lado, se você tiver o ciclo menstrual irregular, é necessário fazer uma avaliação do seu ciclo por 6 meses, anotando o primeiro dia de cada menstruação. Depois desse período, será possível calcular o seu período fértil da seguinte forma:

Logo, o período fértil utilizado no exemplo acima vai do 10° ao 21° dia do ciclo. 

3) Você tem tomado ácido fólico 

Também conhecido como metilfolato, folato ou vitamina B9, o ácido fólico é muito importante para a mulher que está tentando engravidar. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão diária de 0,4 mg o quanto antes do momento da concepção (alguns especialistas aconselham até 3 meses antes).

Quem tem a quantidade necessária dele no organismo está mais suscetível a ter uma gravidez tranquila, porque essa vitamina é capaz de auxiliar no bom desenvolvimento do tubo neural do feto e evitar complicações, como a formação de fendas palatinas.

O ácido fólico pode ser encontrado naturalmente em diversos alimentos, como:

4) Você está alinhada com seu ginecologista sobre suas condições de saúde

A consulta com o médico é muito importante para você tirar as suas dúvidas sobre a gestação e realizar os exames solicitados. Dessa forma, você e o especialista descobrem como está a sua saúde e se existem possíveis problemas que possam atrapalhar a concepção (como a Síndrome do Ovário Policístico). 

Se for o caso, o médico irá recomendar um tratamento adequado para a sua condição e ajudar na realização do sonho de ter um filho.  

Vale lembrar que a consulta com o ginecologista também é de extrema importância para as mulheres que já são mães e que desejam engravidar novamente, porque o fato de ter engravidado pela primeira vez não é garantia de que o mesmo poderá acontecer com facilidade de novo. Por isso, é necessário fazer os exames e checar se está tudo bem ou se houve algum fator que esteja dificultando a segunda concepção.  

5) Você se enxerga como mãe

Se você se vê, desde já, criando vínculo com o seu futuro filho, então fique tranquila: esse é um grande indicativo – e o mais poderoso de todos – de que você está pronta para engravidar.

É claro que vão existir muitos medos e incertezas em relação à gravidez e à maternidade. Mas se você se sentir amparada para se tornar mãe efetivamente, as angústias podem cessar ao longo do tempo. 

Inclusive, é bastante possível que, quanto mais fortalecida você estiver emocionalmente, menos importância você dará para comentários e opiniões alheias, que nem sempre serão construtivas e estão cercadas de expectativas sociais.

Considerações finais

Se você se preparar fisicamente e psicologicamente para esse grande momento da sua vida, então você está pronta para engravidar

Esse é o seu caso? Então continue tentando e fique atenta aos possíveis sinais de fecundação, como: o sangramento de nidação, os enjoos matinais e a ausência da menstruação. Se você sentir um (ou mais) deles, ou se não sentir, mas quiser tirar a dúvida, faça um teste de farmácia para verificar se o resultado foi negativo ou positivo. Caso dê positivo, procure por um médico que irá lhe solicitar um exame de sangue beta HCG para confirmar esse resultado. 

Se o resultado for confirmado, parabéns, futura mamãe! É hora de dar início à gestação e a esse novo momento da sua vida, tendo a ciência de que você está, sim, pronta para esse marco, apesar de todos os “obstáculos” que vêm pela frente. Acredite: no final, tudo valerá a pena. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender se você está pronta para engravidar, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 3 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...