Quem já teve filho pode engravidar de novo facilmente. Será?

Quem já teve filho pode engravidar de novo facilmente. Será?

Muitas mulheres que desejam engravidar novamente tendem a acreditar que a segunda gestação é mais fácil de acontecer, já que a primeira foi bem-sucedida. Mas será que isso é verdade? 

Para explicar se essa afirmação é mito ou verdade, preparamos este texto, que também aborda assuntos, como: quando tentar novamente; o que explica uma possível dificuldade na segunda gestação; e o que fazer nesses casos. 

Desejamos uma excelente leitura!

Quando tentar engravidar novamente?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um intervalo de 2 anos entre o primeira e a segunda gestação. Esse é o período necessário para o corpo da mulher se recuperar das alterações da primeira gravidez. 

Já o tempo máximo para a mulher engravidar novamente é de até 5 anos. Essa é a orientação de um estudo norte-americano realizado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Mas vale ressaltar que cada corpo tem a sua condição e cada mulher pode avaliar melhor essa possibilidade com seu médico de confiança.

É mais fácil engravidar pela segunda vez?

Não necessariamente. O fato de ter engravidado pela primeira vez não é garantia de que o mesmo poderá acontecer com facilidade novamente.  

A infertilidade secundária é justamente quando o casal enfrenta dificuldades em conceber o segundo filho ou em seguir com essa segunda gravidez até o final. Esse tipo de infertilidade costuma acontecer tanto quanto a infertilidade primária, ou seja, sem ocorrência de gestação anterior.

O que pode causar a infertilidade secundária?

Não existe um fator específico. O que se tem conhecimento hoje em dia é que ela se desenvolveu ou se agravou após a primeira gravidez.

Um dos fatores que pode explicar essa dificuldade é a idade da mulher. Se ela demorar mais de 5 anos para tentar novamente, esse intervalo traz mudanças hormonais extremamente significativas ao corpo dela. 

Já foi comprovado que engravidar aos 30 anos, por exemplo, traz menos complicações do que aos 35 anos. A partir dessa idade, a qualidade e a quantidade dos óvulos diminui, o que dificulta as tentativas de concepção. 

Além disso, outros fatores como genéticos, hormonais ou até mesmo emocionais podem ser a causa da infertilidade secundária. 

Existem outros fatores que prejudicam a fertilidade, entre eles:

Quando procurar um médico especialista?

Se o casal tentar realizar a concepção novamente e não obtiver sucesso em até um ano, é aconselhável procurar um ginecologista para averiguar o que pode estar causando essa dificuldade.

Na consulta, o especialista pedirá exames hormonais, de ultrassom e espectrograma para investigar a dificuldade da segunda gravidez e irá fazer algumas perguntas que tentem explicá-la, como:

Qual é o tratamento mais adequado em caso de infertilidade secundária?

O tratamento irá variar de acordo com a causa da dificuldade. Se for detectado um diagnóstico de infertilidade, provavelmente o profissional irá recomendar um tratamento de reprodução assistida, que consiste em técnicas que envolvem a manipulação, em laboratório, do esperma e dos embriões ou dos óvulos.

Diversas técnicas para facilitar a fecundação foram desenvolvidas ao longo do tempo, entre elas: 

A escolha do método será exclusiva do casal, desde que haja o acompanhamento do médico ginecologista e de um profissional especializado para avaliação clínica e laboratorial prévia. 

Considerações finais

A fertilidade não se mantém invicta até que os óvulos estejam envelhecidos. Ela pode sofrer oscilações, mesmo já tendo ocorrido uma gravidez bem-sucedida.

Apesar de não ser mais fácil engravidar pela segunda vez, existe uma possibilidade de sucesso se o casal procurar orientação médica no período adequado (ou seja, 12 meses após as tentativas frustradas, e 6 meses se a mulher tiver mais de 35 anos). 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre as tentativas de engravidar pela segunda vez, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 3 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...