Quero engravidar: o dia fértil é igual para todas as mulheres?

Quero engravidar: o dia fértil é igual para todas as mulheres?

Se engravidar está nos seus planos, então você precisa saber sobre o que é o período fértil, quando ele acontece e qual é a sua importância para conseguir realizar esse grande sonho. 

Neste texto, nós também explicamos se o dia fértil é igual para todas as mulheres e como calculá-lo.   

Desejamos uma excelente leitura!

O que é o período fértil?

É a fase do ciclo menstrual em que a mulher tem mais chances para engravidar. Durante essa fase, o óvulo é liberado por um dos ovários e pode ser fecundado por um espermatozoide, caso ocorra relações sexuais nesse intervalo de tempo. 

É difícil especificar por quanto tempo dura o período fértil. No geral, aproximadamente, entre 6 a 7 dias, levando em consideração que o dia da ovulação faz parte desse período. 

Em um ciclo regular (ou seja, de 28 dias), a ovulação ocorre no 14ª dia após o primeiro dia de menstruação. Por outro lado, em um ciclo irregular, essa conta não é exata e pode variar.

A ocorrência da ovulação pode ser percebida por meio de alguns sinais, como: dor pélvica, distensão do abdômen e um muco cervical mais transparente e abundante. 

O dia fértil é igual para todas as mulheres?

Não, porque existem ciclos menstruais regulares, irregulares e casos de mulheres que não possuem o período fértil. Esse é o caso, por exemplo, de quem utiliza métodos anticoncepcionais, quem possui a Síndrome do Ovário Policístico ou está na menopausa. 

Como calcular o dia fértil?

Ele pode ser calculado mês a mês para a mulher identificá-lo mais facilmente. Veja como fazer essa conta levando em conta a regularidade do ciclo menstrual:

Ciclo menstrual regular

A mulher que tem um ciclo regular, com média de 28 dias, deve contar 14 dias após o primeiro dia de menstruação, esse será o seu dia de ovulação. Com essa informação em mãos, ela deve acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data e, assim, descobrirá o seu período fértil.

Por exemplo: se o seu primeiro dia de menstruação foi no dia 1º de setembro, isso significa que você estará ovulando no 14º dia (ou seja, em 14 de setembro).  Sendo assim, basta acrescentar três dias antes e três dias depois para descobrir o seu período fértil, ou seja, serão os dias: 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17 de setembro. 

Ciclo menstrual irregular

Se a mulher tiver o ciclo menstrual irregular, ou seja, que não tem uma data precisa para acontecer e que ocorre em intervalos de tempo diferentes de um mês para o outro, é necessário fazer uma avaliação do seu ciclo por 6 meses.

Segundo o Ministério da Saúde, você pode fazer essa avaliação da seguinte forma: anote o primeiro dia de cada menstruação para verificar o número de dias que durou cada ciclo.

Fazendo essa avaliação por 6 meses, você conseguirá calcular o seu período fértil da seguinte forma:

Portanto, o período fértil utilizado no exemplo acima vai do 10° ao 21° dia do ciclo. 

É certo de a mulher engravidar ao ter relações no dia fértil?

É bastante provável. Se houver uma relação sexual sem o uso de um contraceptivo nesse intervalo de tempo, haverá uma grande chance de ocorrer uma gravidez, já que o corpo estará naturalmente se preparando para isso. 

Mas ao contrário do que muita gente pensa, o dia da ovulação não é o único em que se deve ter relações sexuais. 

Apesar de o óvulo ser fertilizado em até 24 horas, o espermatozoide pode se manter ativo por até 5 dias, fazendo com que um casal consiga engravidar tendo relações sexuais de 2 a 5 dias antes da liberação do óvulo. A chance também existe durante as 24 horas após a ovulação. 

Já em relações sexuais que ocorrem durante o restante do ciclo, ou seja, sem ser no período fértil, as probabilidades de engravidar são bem menores. 

Considerações finais

O dia fértil não é igual para todas as mulheres, mas existem formas de calcular. Vale lembrar que esse cálculo do dia fértil equivale ao método da tabelinha, muito usado por mulheres com ciclos regulares, no qual a mulher calcula os dias em que estará mais apta para engravidar

Também é possível checar a sua ovulação – e o seu período fértil – a partir do Método de Ovulação Billings (MOB), uma técnica na qual a mulher observa as texturas do seu muco cervical (que deve estar elástico, claro, fino e escorregadio) e percebe uma maior sensação de umidade na vulva para, assim, identificar se está em um período fértil.

Caso você tenha alguma dúvida quanto ao seu período fértil, não deixe de conversar com um ginecologista. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre o período fértil, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 3 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...