Método Billings: você já ouviu falar dessa dica para engravidar?

Método Billings: você já ouviu falar dessa dica para engravidar?

Para muitos casais que desejam ter um filho e precisam de dicas para engravidar, o Método de Ovulação Billings (MOB) é uma alternativa segura e completamente natural para conseguir realizar esse sonho.  

Para você saber do que se trata esse método, preparamos este texto que também explica como ele funciona, qual é a sua eficácia e quais são as suas vantagens. 

Desejamos uma excelente leitura!

Dica para engravidar: o que é o Método de Ovulação Billings?

É uma técnica natural em que a mulher deve observar as texturas do muco cervical e a umidade na vulva para, assim, identificar se está em um período fértil ou não. Dessa forma, é possível tentar ou até mesmo evitar uma gravidez.   

Mas de que forma é possível associar o muco cervical à possibilidade de fecundação? O muco apresenta características distintas durante o ciclo menstrual, sendo assim possível identificar a fase do ciclo em que uma mulher se encontra, através de: sua textura, aparência e umidade que ele provoca na vulva.

A ovulação acontece quando o muco atinge um pico de elasticidade. Consequentemente, a umidade da vulva aumenta. Dessa forma, podemos dizer que a mulher está em um período fértil.

Caso contrário, se o muco não apresentar elasticidade (o que ocorre nos dias após a menstruação), e se a vulva estiver seca, isso indica que a mulher está em um período infértil.

Esse método é diferente da tabelinha, que costuma ser aplicada em ciclos menstruais regulares. Já o Billings pode ser aplicado em mulheres com ciclos regulares e irregulares, porque não consiste em cálculos, mas sim na observação do próprio corpo.

Como ele funciona?

A partir da observação da mulher que, ao conhecer as características do seu muco, passa a conhecer melhor o seu corpo e as suas condições de saúde.  

Também é recomendado que a mulher que opte por esse método não tome medicamentos hormonais e evite realizar exames internos ou introduzir objetos na vagina, porque eles podem alterar as condições do muco.

Para isso, é importante que a mulher que deseja adotar este método anote diariamente a consistência e presença ou a ausência de muco, e os dias em que teve relação sexual. Assim, ela consegue identificar as características do muco tanto no período fértil, quanto no infértil.

Veja como identificar:

Este é um método seguro?

Sim, porque ele é completamente natural e pode ser utilizado por qualquer mulher.

Além disso, o Método Billings auxilia as mulheres que não desejam engravidar, porque dessa forma, elas podem reconhecer quando estão no período fértil ou infértil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o MOB tem aproximadamente 97% de eficácia para evitar uma gravidez indesejada.

Vale lembrar, que os especialistas continuam recomendando o uso de contraceptivos, como a camisinha, para evitar não só uma gravidez, mas também possíveis doenças sexualmente transmissíveis. 

Quais são as suas vantagens?

A primeira vantagem é o conhecimento que a mulher passa a ter sobre o próprio corpo. Ou seja, quando ela conhece as características do seu muco cervical, é mais fácil reconhecer alguma anormalidade, que pode indicar doenças, até mesmo graves, como o câncer do colo de útero. 

A segunda vantagem é, por ser um método natural, a mulher não precisa usar medicamentos e dispositivos hormonais que podem causar efeitos colaterais. 

Por fim, outro grande benefício do MOB é: ele é eficiente para todas as mulheres, mesmo as que estão amamentando ou que sofrem da síndrome do ovário policístico. 

Considerações finais

No início, pode parecer difícil ter controle sobre o Método Billings, mas com o tempo, as mulheres adeptas ganham prática e conseguem acompanhar o próprio ciclo. 

Além disso, com a adoção do MOB, as mulheres que desejam se tornar mamães têm maior conhecimento sobre o melhor dia para ter relações sexuais e, assim, conseguirem realizar a fecundação, fazendo deste método uma ótima dica para engravidar. Lembrando que o acompanhamento médico é imprescindível em todos os casos. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre dicas para engravidar, como o Método de Ovulação Billings, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...