Técnicas de Reprodução assistida: quando recorrer a ela?

Técnicas de Reprodução assistida: quando recorrer a ela?

Muitos casais que tentam engravidar, podem recorrer a alternativas para transformar esse sonho em realidade. Uma forma de conseguir a tão sonhada concepção é por meio de um método de reprodução assistida. Atualmente, graças aos avanços da medicina, ela é, na maioria dos casos, uma técnica eficiente.

No entanto, essa não é a única opção, pois muitas condições de infertilidade podem ser revertidas antes dela.

Preparamos este texto especial para você que quer conhecer melhor novas possibilidades.

Desejamos uma excelente leitura!

O que são as técnicas de reprodução assistida?

São técnicas que envolvem a manipulação, em laboratório, do esperma e dos embriões ou dos óvulos, a fim de gerar uma gravidez. Elas podem ser consideradas caso o casal encontre dificuldades para engravidar naturalmente. 

Diversas técnicas para facilitar a fecundação foram desenvolvidas ao longo do tempo, entre elas: a inseminação artificial e a fertilização in vitro.

A escolha do tratamento a ser realizado é exclusiva do casal. No entanto, é fundamental ter um profissional especialista para avaliação clínica e laboratorial prévia e acompanhamento deste processo, que envolve tanto o desejo de ser mãe, quanto a saúde da mulher.

Inseminação artificial 

Essa técnica, também chamada de inseminação intrauterina, consiste na coleta dos espermatozoides e na inserção deles, por meio de um cateter apropriado, na cavidade uterina. Para isso, o laboratório realiza uma etapa chamada capacitação, em que um profissional escolhe os melhores espermatozoides para aumentar as chances de sucesso da concepção. 

Geralmente, essa técnica é recomendada para casais jovens e que estão com uma boa saúde, de acordo com os exames. Entre os fatores que podem dificultar a fecundação, estão: 

Fertilização in vitro

Nessa técnica, a mulher começa a tomar medicamentos que incitem a ovulação. Depois disso, os óvulos e os espermatozoides são colhidos e levados ao laboratório para análise e seleção. No local, eles são manipulados, unidos e geram um embrião, que é cultivado por aproximadamente 5 dias e, depois, implantando no útero. Se ele for preso à parede interna do órgão, ocorre a gravidez. 

A fertilização costuma ser indicada em casos específicos, por exemplo, quando: 

Qual é a melhor opção para casais homoafetivos?

Os casais homoafetivos também podem recorrer a uma dessas técnicas para realizar o sonho de ter um filho.

Para os casais de mulheres, é possível realizar:

Já para os casais homoafetivos de homens, pode ser realizada: 

Além disso, vale notar que a doadora de óvulos não pode ser conhecida do casal (doação anônima) e que não há relação comercial ou financeira entre as partes.

Quando recorrer a uma dessas técnicas?

O homem, mulher ou casal pode recorrer a qualquer método de reprodução assistida após realizar um acompanhamento completo de sua saúde com os devidos médicos especialistas. 

Esse atendimento é fundamental, porque, a partir dos resultados dos exames, a mulher poderá descobrir se existem doenças, complicações genéticas ou problemas de saúde que podem interferir no desenvolvimento de uma gestação saudável ou torná-la algo realmente impossível. 

Além disso, a consulta prévia também é muito importante para que o homem, mulher ou casal possa identificar e diagnosticar algum problema de fertilidade logo no início das tentativas de gravidez, e, assim, agilizando esse processo.

Durante o atendimento, o médico pode perguntar algumas informações fundamentais, como:

Dependendo do caso, o especialista poderá indicar o uso de suplementos e medicamentos que podem melhorar a saúde dos envolvidos para, assim, favorecer o desenvolvimento de uma possível gestação. 

O médico também irá solicitar alguns exames para analisar o estado de saúde dos pacientes e procurar por indícios que confirmem um diagnóstico de infertilidade, como:

Considerações finais

Esperamos que, após a leitura deste texto, você tenha compreendido sobre as principais técnicas de reprodução assistida e quando recorrer a elas. 

Afinal, a infertilidade é um assunto que apresenta diversas possibilidades, sendo reversível em maior parte delas. 

Vale lembrar que outros casos, como: casais homoafetivos e indivíduos (homens ou mulheres) que desejam ter filhos sozinhos também podem recorrer a uma dessas técnicas. 

Vale ressaltar, em qualquer circunstância, o médico é o responsável por indicar e supervisionar a forma de tratamento mais adequada, de acordo com os resultados dos exames e do histórico de saúde do homem, da mulher ou do casal, que muitas vezes pode indicar uma condição que tem tratamento ou pode ser mudado com um ajuste de hábito. 

A idade, o peso, o ciclo menstrual irregular e os tratamentos médicos agressivos, como a quimioterapia, são alguns dos sinais que podem indicar infertilidade.

Durante a consulta, não tenha medo de perguntar tudo o que for necessário para o especialista, incluindo as indicações de médicos obstetras e maternidades para quando chegar o grande dia. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre técnicas de reprodução assistida, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...