Sangramento de nidação: veja os sintomas quando acontece a gravidez

Sangramento de nidação: veja os sintomas quando acontece a gravidez

O organismo de cada mulher reage de uma forma diferente ao receber uma concepção. Um dos sintomas que indicam o começo de uma gravidez é a nidação e, consequentemente, o seu sangramento. Mas, você sabe como identificá-la e diferenciá-la de uma menstruação?

Ao longo deste texto você saberá o que realmente é a nidação; como diferenciá-la; reconhecerá alguns dos seus sintomas e, por fim, identificará a necessidade de realizar ou não o teste de gravidez

Desejamos uma excelente leitura!

O que é a nidação e qual é a sua associação com a gravidez?

É o momento em que o embrião é implantado no útero, indicando o início da gravidez

Geralmente, o tempo que leva da fecundação até o começo da nidação é de 6 dias. A contagem começa quando o óvulo é fecundado e termina quando ele se fixa no endométrio.

O que é o sangramento de nidação?

É um dos sintomas da nidação, uma pequena descamação que o zigoto faz quando consegue se implantar no endométrio grosso. Porém, não são todas as mulheres grávidas que apresentam esse sintoma. 

Esse tipo de sangramento só é considerado nidação se um teste de gravidez der positivo poucos dias após o seu aparecimento.

A nidação não é perigosa, mas pode ser confundida com a menstruação. Para diferenciá-la, preste atenção nas seguintes características:

Mesmo assim, nem todo sangramento com essas características pode ser considerada uma nidação. Às vezes, ele pode acontecer por outros motivos, como uma baixa hormonal ou pelo uso de anticoncepcionais. 

Também vale lembrar que um sangramento intenso, prolongado e com coágulos não indica nidação. Nesse caso, é necessário consultar rapidamente o médico, porque esse tipo de sangramento pode indicar um aborto espontâneo. 

Quais são os demais sintomas da nidação?

Na maioria dos casos, a nidação é assintomática, mas ela pode apresentar outros sintomas além do sangramento, como: 

Se a fecundação do óvulo ocorreu e a mulher estiver grávida, é possível que os sintomas de nidação apareçam entre 7 e 15 dias após o período fértil da mulher. Em caso de ovulação tardia, os sintomas podem surgir até 15 dias depois da ovulação. 

Quando fazer o teste de gravidez?

Depende de cada organismo. Para algumas mulheres, é possível que o teste dê positivo 24 horas após o surgimento dos primeiros sintomas de nidação. Já para outras, a confirmação pode vir em até 10 dias. 

Portanto, é aconselhável aguardar a data da próxima menstruação para obter a confirmação e, assim, realizar o teste. 

Considerações finais

Lembre-se que o surgimento do sangramento e dos demais sintomas de nidação não é uma regra para todas as mulheres. Cada organismo reage de uma maneira diferente a cada gravidez. Inclusive, uma mulher com o histórico de mais de uma gestação pode apresentar esses sinais somente em uma das vezes. 

Caso você tenha qualquer dúvida, consulte imediatamente o seu ginecologista para averiguar a possível causa do problema. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre o sangramento de nidação e a sua relação com a gravidez, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 3 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...