Uma ação de resPEITO! 🤱
Nos dia 01/08, data que inicia a campanha do #AgostoDourado , e no dia 29/08, em apoio ao aleitamento materno, tivemos aqui no auditório da Maternidade Domingos Lourenço duas edições do Workshop […]
A equipe do Hospital Maternidade Domingos Lourenço oferece o que há de melhor no atendimento à gestante e ao recém-nascido, e toda a sua atenção está voltada para a sua satisfação, segurança e o bem-estar.
As instalações estão integradas para que o atendimento ofereça o máximo conforto e eficiência a você e toda a família.
Por esse motivo, planejamos este artigo com o intuito de explicar sobre os procedimentos de internação para que fique ainda mais preparada para o momento do parto.
Boa leitura!
Dependendo do tipo de parto, o processo de internação poderá ser diferente. Se o parto for cesariana, poderá ser agendado – já que é um procedimento marcado pelo médico obstetra. Nesse caso, é necessário solicitar informação junto ao seu convênio, consultório médico ou no próprio Hospital Maternidade Domingos Lourenço sobre a autorização de internação.
No caso de parto normal, você será admitida no hospital através do Pronto Atendimento – que não precisa de agendamento prévio. Nesses casos, é o Setor de Internação solicitará a liberação da internação junto ao convênio.
Após dar entrada no hospital e finalizado o processo de internação, você receberá duas pulseiras de identificação contendo seus dados pessoais (que devem ser usadas no punho), e em seguida, será encaminhada para a sala de acolhimento e para a o centro cirúrgico, dando início aos procedimentos do pré parto.
Os profissionais do Pronto Atendimento poderão encaminhá-la para o centro cirúrgico – se você já estiver em trabalho de parto. No caso de procedimentos agendados, o encaminhamento será feito pela unidade de internação.
Chegando na sala de pré-parto, uma enfermeira irá recebê-la e se tornará a responsável por verificar os seus sinais vitais, completar o prontuário com os impressos necessários, registrar a digital do polegar na ficha do berçário e na Declaração de Nascido Vivo (DNV). Além disso, a profissional deve preparar as três pulseiras de identificação do bebê e realizar a paramentação adequada com camisola, avental, touca e meias.
No caso de cesárea e se você não precisar de repouso ou medicações, você ficará na sala de espera do pré-parto e será encaminha para a sala de parto no horário agendado pelo médico.
Quando o bebê nasce, ele é identificado na presença da mãe com uma das pulseiras preparadas pela enfermeira. As outras duas são utilizadas na sala onde o seu filho vai receber os primeiros cuidados.
Após uma avaliação inicial e identificação, o bebê será apresentado à mãe e ao seu acompanhante. O próximo passo é o encaminhamento do bebê para o berçário, onde ficará pelo menos 2 horas em observação.
No final do parto e correndo tudo bem, você será encaminhada para a sala de recuperação pós-anestésica (RPA) para ser monitorizada e medicada de acordo com a prescrição médica. Passadas duas horas, você receberá alta e poderá ir para o quarto ficar com o seu bebê e seu acompanhante.
Um ponto importante a ser lembrado, é que a identificação da mãe e bebê será sempre conferida em todos os setores.
Ao ser liberado do berçário, o bebê é levado até o quarto da mãe para a primeira amamentação. Nesse momento, você vai receber algumas orientações sobre os cuidados a ter com o bebê.
A visita do pediatra é feita diariamente e os pais podem acompanhar a evolução e o desenvolvimento do bebê.
No segundo dia, um profissional lhe dará orientações adequadas sobre a higienização corporal do bebê e os cuidados a ter com o coto umbilical.
Durante toda a internação, você vai receber informações sobre aleitamento materno, icterícia, carteirinha de vacinação, exame do pezinho e as demais orientações. Além disso, você terá oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas com a equipe médica do hospital.
No momento de deixar o hospital, é efetuada a leitura e identificação de todas as pulseiras da mãe e bebê, para que sejam liberadas em total conformidade com o atendimento recebido.
1. RG e CPF ou CNH;
2. Se for casada e os documentos não estiverem com o nome atualizado, apresentar certidão de casamento;
3. Carteirinha do convênio;
4. Relatório do médico solicitante (para partos agendados);
5. Autorização concedida pelo convênio ou número de protocolo de liberação (necessário apenas para pacientes que precisem de autorização prévia)
6. Para pacientes menores de 18 anos – acompanhante deve apresentar documentos para ser o responsável pela internação.
7. Termo de Consentimento Informado para Parto – o Termo de Consentimento Informado assegura o recebimento de todas as orientações sobre o procedimento que será submetida, autorizando a realização pelo médico responsável.
Agora que você já conhece os procedimentos de internação no Hospital Maternidade Domingos Lourenço, a nossa sugestão é que você se planeje para deixar tudo preparado uns dias antes da data agendada, no caso de parto cesariana, ou até à 36ª semana, em partos normais.
Faça um checklist com tudo que é necessário levar para a maternidade, para que você possa aproveitar ao máximo esse grande dia.
Em caso de dúvida, entre em contato com a nossa central de atendimento para esclarecer todas as suas questões e conhecer melhor os nossos protocolos de atendimento.
Se você achou que o nosso post ajudou a conhecer melhor como funciona o Hospital Maternidade Domingos Lourenço clique aqui, entre em contato e agende uma visita.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.