Uma ação de resPEITO! 🤱
Nos dia 01/08, data que inicia a campanha do #AgostoDourado , e no dia 29/08, em apoio ao aleitamento materno, tivemos aqui no auditório da Maternidade Domingos Lourenço duas edições do Workshop […]
A gravidez é um dos períodos mais importantes na vida de uma mãe. O processo envolve intensas transformações no corpo, e para passar por elas com toda a tranquilidade possível, práticas como mindfulness podem ajudar a reduzir o estresse e acalmar quem exercita.
Por isso, para falarmos mais profundamente acerca dos maiores benefícios que a prática oferece para a mulher nesse momento tão especial, preparamos um texto sobre o tema.
Desejamos uma boa leitura!
O significado de mindfulness é estar com a mente vazia de qualquer pensamento e emoção que traga sensação de estresse e intranquilidade.
A prática traz a consciência corporal, fazendo com que a pessoa viva momento a momento, atenta a como práticas diárias precisam (e podem) estar em equilíbrio para se viver de forma mais conectada com a vida.
A prática de mindfulness traz mais percepção para a pessoa em relação à sua respiração, a comida que ela consome, os sentimentos que ela tem, os sonhos que ela ainda precisa realizar, mas de uma perspectiva diferente e com um olhar de maior gentileza e abertura aos desafios, deixando de lado o estresse e cobranças.
No país, a atividade tem sido traduzida como práticas de consciência plena ou atenção plena, porém o objetivo é o mesmo: estar com a consciência em dia sobre tudo o que nos envolve na vida e sobre como lidamos com tudo isso.
A prática não significa apenas esvaziar e mente, meditar, relaxar ou espantar pensamentos negativos. É sobre estar presente e reconhecer como cada sensação aparece, como se originam, para então entendermos como interferem diretamente nas nossas vidas, evitando julgamentos.
Esse exercício ajuda as pessoas a saírem do piloto automático das rotinas, para que vivam de verdade no agora e façam escolhas mais conscientes sobre o que as faz feliz.
O mindfulness tem se mostrado excelente para tratar casos de depressão e ansiedade, por trazer a estabilidade que boa parte das pessoas precisam para vencer seus desafios de forma mais confiante.
Quando aplicado às mulheres grávidas, pode auxiliar no entendimento sobre a sua consciência corporal, trazendo uma lucidez acerca da razão de precisarem passar por tantas transformações para dar à luz a um filho.
A prática tem se mostrado excelente para ajudar a diminuir a dor do parto e contribuir para que as mulheres superem a depressão pós-parto.
Falaremos mais sobre os benefícios do mindfulness para as mulheres grávidas ou que acabaram de ter seus filhos a seguir.
A prática de mindfulness traz muitos benefícios, tanto para o momento do nascimento do bebê, quanto para depois desse período. Veja alguns que separamos em seguida:
As mães que praticam o mindfulness costumam se sentir melhores em relação às suas emoções e também quanto ao seu organismo.
O mindfulness permite um contato ainda mais próximo com a respiração, possibilitando que a mãe reconheça como a respiração é o principal instrumento para trazer calma e leveza ao dia a dia.
Sintomas de ansiedade, depressão e as preocupações do dia a dia podem fazer com que a mãe não viva plenamente o momento da gravidez.
Por isso, a prática pode ajudar a trazer mais autoconhecimento à mãe, fazendo-a entender que determinados sentimentos e emoções vêm e vão, e que não precisam tomar o controle de sua vida.
A prática ajuda as mães a entenderem, principalmente, as sensações, dores e tensões que sentem com o intuito de desenvolver momentos saudáveis na gravidez, para então trazer mais contentamento nas suas rotinas diárias.
O medo também é uma das principais emoções tratadas pelo mindfulness e ajuda a mãe a compreender porque determinados pensamentos e sensações, como o medo do parto, por exemplo, a afligem tanto durante o período de gestação.
Além de contribuir para que a mãe tenha uma gravidez saudável, a prática de mindfulness colabora também para o bem-estar do bebê.
Com estresse diminuído e taxas menores de ansiedade na mulher, tudo conflui para que haja um controle maior das contrações, diminuindo o risco de partos prematuros.
O mindfulness ajuda a permanecer presente e consciente em momentos especiais durante a gravidez e depois também.
Com a prática, a mãe consegue desenvolver uma forte conexão com o seu filho, tanto na gravidez, quanto depois. Fortalecer essa união ajuda na produção do leite materno e no desenvolvimento emocional entre a criança e a mãe.
Praticar mindfulness ajuda a mulher a se sentir plena consigo mesma, calma e, principalmente, conectada com o seu filho e com cada passo do desenvolvimento dele.
Mulheres praticantes de mindfulness ficam mais conscientes sobre seu corpo e relatam sentirem menos dor, ansiedade e estresse durante a gestação.
Existem casos ainda onde as técnicas de mindfulness podem ser aplicadas durante o parto, ajudando as mães a sentirem menos dor no momento das contrações.
A impaciência é um dos marcos de humor na gravidez por conta das alterações constantes dos hormônios. Além disso, a espera é longa para que a mãe consiga ver o seu filho.
Com a prática de mindfulness, a mãe consegue ficar mais consciente sobre suas oscilações de humor. Além disso, a prática também ajuda a mãe conseguir dormir melhor, pois estará mais relaxada, trazendo um sono mais saudável e profundo.
É verdade quando dizem que algumas coisas passam de mãe para filho. Quando a mãe está mais calma e menos ansiosa, o filho pode absorver essa atmosfera de tranquilidade, tanto na barriga, quanto após o parto, trazendo calmaria para a vida da família.
Praticar mindfulness pode trazer a tranquilidade que toda grávida precisa, mas existem outras atividades que também podem ajudar. A prática de esportes é plenamente possível para a mulher grávida e também pode trazer uma nova consciência sobre o corpo e o seu momento de transformação.
Por isso, para dar continuidade ao assunto, indicamos a leitura do material “Gravidez e o esporte: como conciliar as duas paixões?” aproveite o momento da gravidez com o máximo de autoconhecimento possível.
Esperamos que goste!
A gravidez é um dos momentos mais transformadores na vida de uma mulher e aproveitá-lo da melhor forma possível e com autoconhecimento é plenamente viável.
O mindfulness vem revolucionando a vida de muitas mulheres que conseguiram encontrar na atividade, o bem-estar que precisavam para sentirem menos dores, preocupações, ansiedade e para viverem plenamente esse momento na vida.
Por isso, não hesite em praticar o mindfulness, você só tem a ganhar quando começar essa nova etapa da sua vida junto do seu filho.
Se você achou que o nosso post ajudou você a entender mais sobre mindfulness antes do parto e após, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.