Posso usar descongestionante nasal durante a gravidez?

Posso usar descongestionante nasal durante a gravidez?

Todo mundo já sentiu aquela sensação bastante desagradável de falta de ar quando o nariz estava congestionado. E, quando as narinas ficam obstruídas, geralmente em situações de gripe ou alergia, muita gente acaba cedendo aos descongestionantes nasais, como o Neosoro.

Só que, no caso da mulher grávida, a rotina de cuidados e ingestão de remédios não é tão simples assim. Há muitas dúvidas sobre os medicamentos que a mulher pode usar durante a gestação. E, entre eles, estão os populares descongestionantes nasais. 

Pensando em tirar as dúvidas relacionadas ao uso de descongestionantes nasais durante a gravidez, e se a mulher grávida pode usar Neosoro e outros medicamentos da mesma categoria, como Rinosoro e Sorine, preparamos esse post para indicar as soluções mais adequadas.

Mas, vale lembrar que esses medicamentos, assim como quaisquer outros, não devem ser utilizados por gestantes sem a devida orientação médica. 

Desejamos uma excelente leitura!

Congestionamento nasal durante a gravidez

Antes de falarmos se a mulher grávida pode usar descongestionantes nasais em geral, é necessário alertar sobre a frequência deste problema durante a gestação. 

Não é raro haver a produção de muco nasal no período da gravidez, pois o fluxo de sangue da mulher aumenta, dilatando as veias nasais. O aumento de alguns hormônios, como o estrogênio, também pode estimular o congestionamento nasal nessa fase. 

A constante produção e excreção de muco nasal durante a gravidez é chamada de rinite gestacional. Essa condição pode ocorrer desde as primeiras semanas de gestação. 

Por outro lado, há outros motivos que podem causar o congestionamento nasal na gravidez. Alergias temporárias, como a poeira e a pelos, resfriados, gripe, e sinusite são alguns fatores que podem deixar o nariz entupido e escorrendo. 

É fundamental levar a questão para o seu médico obstetra, que vai oferecer o diagnóstico correto e indicar a solução mais adequada para tratar o problema.

A ação dos descongestionantes nasais

Muitas pessoas recorrem ao uso de descongestionantes nasais para tratar a produção e a excreção excessiva de muco na região. Esses medicamentos trazem alívio imediato, mas é importante salientar algumas questões relacionadas a eles.

Independentemente de estar, ou não, no período da gestação, o uso de descongestionantes por um longo período não é recomendado, por duas razões:

Efeito rebote

Se utilizado por muito tempo, o descongestionante nasal pode causar o chamado efeito rebote. Ou seja, ao invés de melhorar e tratar a congestão, os descongestionantes nasais podem, na verdade, piorar o problema. 

Cada vez que você usa esse medicamento, o efeito é menor do que o anterior. Sendo assim, há um uso prolongado do remédio, que, na verdade, é desnecessário.

Reações adversas

Os descongestionantes nasais são medicamentos vasoconstritores, que fazem com que os vasos sanguíneos do nariz desinchem. Consequentemente, eles diminuem de tamanho. 

Só que, se esse medicamento for usado por muito tempo, a mucosa nasal começa a absorver uma certa quantidade da substância vasoconstritora. Essa substância acaba parando na corrente sanguínea. 

A consequência disso são as reações adversas no organismo, que podem fazer a pessoa desenvolver taquicardia, pressão alta, insônia e inquietação. 

Mulher grávida pode usar Neosoro?

Sabemos que o congestionamento nasal causa uma grande sensação de incômodo, especialmente em mulheres grávidas, que estão passando por muitas mudanças no corpo, e tudo ao mesmo tempo.

Por isso, é normal que muitas mulheres se deparem com a dúvida se grávida pode usar Neosoro e descongestionantes nasais. Principalmente as mulheres que já tinham o costume de utilizar.

Não há dados suficientes que demonstrem a segurança do uso desses medicamentos para o feto. O importante é que a utilização, ou não, de descongestionante nasal, seja orientada e acompanhada pelo médico, que vai avaliar cada caso em particular. 

Mas, há algumas evidências de que o uso desses medicamentos não seja totalmente adequados à gestante.

Como dissemos acima, o uso frequente de descongestionantes nasais pode causar alterações na circulação do sangue e dos batimentos cardíacos. 

Se a mulher grávida já está com o sistema circulatório prejudicado, o fluxo sanguíneo na placenta também pode ser comprometido. Desta forma, é possível que haja riscos para a saúde e a formação do feto. 

Vale lembrar: a mulher grávida não pode ingerir nenhum medicamento por conta própria. Todas as dúvidas devem ser levadas para o médico obstetra, que está acompanhando a evolução da gestação de perto. 

Outras soluções para o descongestionamento nasal de grávidas

Com a grande possibilidade de uma gestante sofrer com nariz entupido, seja pela rinite gestacional, ou por gripes e resfriados, é necessário suavizar o incômodo de forma adequada à mulher e ao bebê.

Algumas opções caseiras são recomendadas nesta fase, como:

Lavagem nasal

Para combater o muco nasal, é necessário hidratar o nariz. A gestante pode realizar uma lavagem nasal, feita com soro fisiológico. 

O soro fisiológico pode ser encontrado em qualquer farmácia, e é composto de soluções salinas, que não oferecem riscos à saúde do feto. Basta aplicar a solução na narina entupida e deixar com que os materiais saiam naturalmente, sem forçar a excreção. 

Se preferir, a gestante também pode dissolver uma colher rasa de sal em um copo de água, que deve estar em temperatura ambiente. Depois, basta colocar essa solução em um recipiente que possa ser levado ao nariz, e fazer o mesmo processo acima. 

Inalar vapor quente

O vapor quente é uma solução eficaz para soltar o muco nasal e ajuda a aliviar a sensação incômoda que o nariz entupido proporciona.

Uma dica é ferver água em uma panela, e, depois, inalar o vapor. É recomendado misturar uma pitada de sal com a água quente, que pode acelerar o processo de descongestionar o nariz. 

Outra possibilidade é tomar banho com água quente, que também vai criar o vapor necessário para ser inalado. 

Vale lembrar que tomar banho de água quente é ótimo para aliviar as dores nas costas (confira mais informações no link ao lado: Como aliviar as dores nas costas na reta final da gravidez), que ocorrem, especialmente, na reta final da gravidez.

Elevar a cabeça ao deitar

Quando estiver deitada, procure elevar a cabeça com almofadas ou travesseiros. Essa etapa auxilia no descongestionamento nasal porque, quando se deita, o espaço para a passagem de ar fica ainda menor. 

Considerações finais

Nesse post, você descobriu que a gestante costuma sofrer bastante com nariz entupido, não apenas em situações de gripe. O desconforto nessa fase ocorre por alguns motivos, como a dilatação das veias nasais e o aumento de hormônios. 

Os descongestionantes nasais, como o Neosoro, são popularmente conhecidos para tratar desse problema. Por isso, é normal haver dúvidas se a mulher grávida pode usar este e outros medicamentos. 

Algumas mulheres que utilizam esse medicamento, e que engravidam posteriormente, podem nem imaginar os efeitos negativos de seu uso durante a gravidez, sequer se questionar se podendo continuar o usando. 

Por isso, é importante ressaltar que o uso frequente de descongestionantes pode causar efeitos adversos, como taquicardia e insônia. Em grávidas, esse problema pode ser acentuado, podendo, em alguns casos, prejudicar o fluxo sanguíneo na placenta. 

Algumas soluções caseiras, como lavagem nasal com soluções salinas, inalar vapor quente e elevar a cabeça ao deitar, são indicadas para auxiliar no tratamento desse problema. 

De toda forma, é fundamental perguntar ao médico obstetra se o uso de descongestionantes nasais é recomendado. A gestante nunca deve se automedicar

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender se grávida pode usar neosoro, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...