Como aliviar as dores nas costas na reta final da gravidez?

Como aliviar as dores nas costas na reta final da gravidez?

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por diversas transformações. Tantas mudanças em um curto espaço de tempo podem resultar em queixas de dor, incômodo e inchaço. E uma das áreas mais afetadas são as costas.

A dor nas costas é a campeã de reclamações. Mas, é inevitável, já que o crescimento do feto atinge diretamente a região. E, na reta final da gestação, seu desenvolvimento completo afeta ainda mais o corpo da mulher, tornando as dores nas costas ainda piores.

Mas existem formas de amenizar o incômodo. Para saber como aliviar as dores nas costas na reta final da gravidez, preparamos este post que pode ser muito útil para as futuras mamães de plantão. 

Desejamos uma excelente leitura! 

Dores nas costas na gravidez

As dores nas costas na gestação são inevitáveis. Com o aumento e a nova distribuição de peso que se concentra na barriga, a postura e a forma de andar da mulher são diretamente afetadas, prejudicando assim a lombar. 

Com a aproximação da reta final da gravidez, as dores nas costas se intensificam. É o momento em que o bebê, já praticamente desenvolvido, começa a adotar a posição do nascimento, encaixando-se na arcada estrutural da região pélvica. Desta forma, ele força uma abertura na ligação entre os ossos. 

Por isso, quando a mulher apresenta contrações próximas ao trabalho de parto, a dor irradia principalmente para as costas. Logo, essa área do corpo se torna uma das mais prejudicadas durante o período da gestação. 

Porém, existem formas de amenizar as dores lombares. São alternativas que combinam exercícios, massagem e até mesmo truques que, dependendo do caso, podem ajudar a aliviar o incômodo, a distribuir o peso e a fortalecer a musculatura. 

Como amenizar dores nas costas no fim da gravidez

A reta final da gravidez reserva ansiedade, surpresas e força para manter o equilíbrio do corpo e da mente com a chegada do bebê. Desta forma, é fundamental que esta passagem de tempo seja a mais tranquila possível para a futura mamãe. 

Por isso, faz-se necessária a utilização de métodos que aliviam as dores lombares das gestantes, muito queixadas principalmente quando se está prestes a entrar em trabalho de parto. 

Vale lembrar que exercícios e atividades físicas precisam do aval do médico e da supervisão de profissionais especializados.

Atividades diárias

Uma das alternativas mais eficazes no alívio das dores nas costas é tomar um banho quente ou colocar uma compressa de água quente na região lombar, pois temperaturas altas proporcionam o relaxamento muscular. 

A temperatura normal do corpo fica em torno dos 36,5ºC. Portanto, uma temperatura um pouco mais alta que essa é ideal para promover o relaxamento nas costas. Por isso, inclua água quente nos seus banhos diários.

O combate à dor lombar também pode ser realizado na hora do sono. Neste caso, dormir de lado apoiando um travesseiro embaixo da barriga ou posicionando-o no meio das pernas propõe maior conforto à gestante, alivia a sobrecarga das costas e garante melhor circulação sanguínea. 

Acessórios e roupas apropriadas

Se o objetivo é ajudar a distribuir o peso da barriga, vestir uma cinta de sustentação é o ideal para amenizar a pressão das costas. O uso desta peça impacta diretamente no alívio das dores lombares. 

Os acessórios, como bolsas e sapatos, também podem aumentar o incômodo das costas. Se usados de forma incorreta, podem agravar a situação e comprometer a postura. 

Por isso, uma forma de aliviar a dor é carregar menos peso na bolsa e usar sapatos confortáveis, que garantam a estabilidade do corpo, como tênis e mochilas acolchoadas.

Exercícios físicos 

Não podemos deixar de destacar a importância da realização de exercícios físicos para aliviar as dores nas costas. Entretanto, eles só devem ser feitos com a permissão do obstetra, e a gestante precisa ser acompanhada por profissionais da área. 

Com os exercícios físicos, o corpo ganha mais flexibilidade, mantém-se no peso e fortalece a musculatura, incluindo a da lombar. 

Opções como fisioterapia, hidroginástica, ioga e pilates estão entre as recomendadas. E, como complemento à atividade física, o alongamento deve ser praticado para aquecer e para relaxar o corpo.

Mais sobre bem-estar na gravidez

Incômodos físicos durante a gestação são normais, já que o corpo passa por transformações muito intensas e em um curto espaço de tempo. Porém, assim como no caso das dores nas costas, existem formas de amenizar o desconforto generalizado.

A meditação é um método que ajuda a mulher a desenvolver serenidade, melhorar a oxigenação e a circulação do sangue e propõe um momento de bem-estar para garantir uma gestação tranquila e saudável.

Para dar continuidade ao assunto, indicamos a leitura do material “Descubra os benefícios da meditação durante a gravidez” para que você continue se informando sobre este tema.

Boa leitura!

Considerações finais

O alívio das dores nas costas proporciona tranquilidade e maior controle sobre o corpo à gestante. Na reta final da gestação, quando o incômodo é mais frequente, é possível incluir alternativas rápidas que amenizam os impactos da lombar.

Quando se opta pela prática de exercícios físicos para aliviar a dor nas costas, é necessária a aprovação do médico e a supervisão das atividades, para que este momento seja o mais prazeroso e seguro possível para a saúde da mãe e do bebê.

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender mais e tirar as suas dúvidas sobre alívio das dores nas costas na gestação, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...