Depressão pós-parto: como reconhecer e tratar?

Depressão pós-parto: como reconhecer e tratar?

A depressão pós-parto é uma condição muito delicada para a mulher e a família após o parto. Esta condição dificulta a realização das tarefas da rotina da mulher, inclusive as que envolvem os cuidados com o bebê. 

Ela pode trazer consequências ao vínculo amoroso entre a mãe e o recém-nascido. Estudos indicam que a rejeição afeta o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança, promovendo sequelas emocionais durante o seu crescimento. 

Para ajudar a esclarecer sobre o que é depressão pós-parto, destacar os sintomas e consequências, bem como o seu tratamento, preparamos este post super necessário para as mães, familiares e futuras mães. 

Desejamos uma excelente leitura!

O que é depressão pós-parto?

A depressão pós-parto é um desdobramento da depressão. Ela também é caracterizada pela melancolia profunda e dificuldade de realizar funções simples do dia a dia. 

Como o nome sugere, para ser considerada depressão pós-parto, os sintomas devem surgir até quatro semanas após o parto. 

Uma das associações a este transtorno se dá pelo período de deficiência hormonal em que a mulher se encontra no pós-parto. 

Durante a gestação, a mulher fica submetida a altas doses de hormônios, que caem bruscamente algumas horas após o parto. 

Por outro lado, a depressão pós-parto também pode estar ligada a fatores, como: histórico de problemas e transtornos mentais, desgaste físico e problemas emocionais – como familiares e amorosos. 

Não há uma causa específica para seu desenvolvimento. De acordo com um estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), entre os anos de 2011 e 2012, uma entre quatro mulheres apresenta sintomas de depressão pós-parto no período entre 6 e 18 meses após o nascimento do bebê.

Psicose pós-parto

Embora seja mais rara, a psicose pós-parto também pode se desenvolver em mulheres que acabaram de se tornar mães. É uma condição grave, que afeta mulheres que já tenham apresentado distúrbio bipolar antes da gravidez, ou que já tiveram psicose pós-parto em outra gestação.

Os sintomas começam geralmente durante as primeiras três semanas após o parto, e incluem mudanças drásticas de humor, vontade extrema de prejudicar o bebê, a si mesma ou a qualquer pessoa, alucinações e pensamentos delirantes. 

Sintomas da depressão pós-parto

Os sintomas principais que configuram a depressão pós-parto são: a tristeza intensa, o desespero constante e a desmotivação profunda em lidar com a vida e com a rotina, especialmente a que envolve o recém-nascido.

Outros sinais e sintomas também ajudam a indicar se a mulher está sofrendo de depressão pós-parto.

Consequências da depressão pós-parto

Dentre as consequências da depressão pós-parto, a principal delas é afetar, de forma prejudicial, a relação com o filho. 

Além disso, a mulher que desenvolveu esta condição pode amamentar pouco e pode correr o risco de não cumprir com o calendário de vacinas da criança, afetando a saúde desse bebê. 

Sob o ponto de vista emocional, a depressão pós-parto interrompe o vínculo afetivo, fazendo com que a mãe venha a interagir menos com o bebê. 

Esta condição pode causar problemas familiares irreversíveis ao psicológico da criança, que pode sofrer com distúrbios em seu comportamento, como hiperatividade e atraso no desenvolvimento da linguagem.

Já para a mulher, a manifestação também acarreta em irritabilidade, choro frequente, desinteresse sexual, falta de esperança e sentimento de insegurança e desamparo. Em casos mais graves, a depressão pós-parto pode levar ao suicídio. 

Prevenção e tratamento da depressão pós-parto

O tratamento da depressão pós-parto deve ser iniciado após um diagnóstico realizado pelo médico psiquiatra, durante uma avaliação clínica individual.

Dependendo do caso, pode ser indicado o uso de medicamentos antidepressivos combinados com psicoterapia. Além disso, o apoio de amigos, parentes e do próprio parceiro é fundamental para uma melhor evolução do caso. 

Entre as melhores formas de prevenir a depressão pós-parto, destacam-se: cuidar da saúde mental, manter uma alimentação saudável, não consumir artifícios como cafeína e álcool e evitar o isolamento. 

Se não tratada adequadamente, a depressão pós-parto pode durar meses, tendo como consequência um distúrbio depressivo crônico, além de acarretar em outras situações mais graves, como suicídio. Portanto, é importante seguir o tratamento conforme indicado pelo especialista.

Caso você note uma instabilidade emocional mais intensa do que o habitual, não hesite em procurar ajuda profissional. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor para a sua saúde e para a do seu bebê. 

Considerações finais

Não há uma causa específica para o desenvolvimento da depressão pós-parto. Sabe-se, porém, que suas consequências podem causar danos irreversíveis à saúde da mulher e a do bebê, já que a relação materna fica fragilizada por conta do transtorno. 

Uma vez em que os sintomas da depressão pós-parto são reconhecidos, é fundamental que a mulher receba o diagnóstico por um médico psiquiatra. Desta forma, ela será submetida ao tratamento, que pode aliar medicamentos com terapia, bem como receber acompanhamento médico. 

A mulher que sofre de depressão pós-parto precisa ser acolhida pela família, pelos amigos e pelo parceiro, para que todos possam reverter o sentimento de culpa e de rejeição que pode ficar na criança. Portanto, um tratamento adequado é fundamental para a recuperação de ambas as partes, mãe e filho. 

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender mais e tirar as suas dúvidas sobre depressão pós-parto, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...