Como saber que a minha mala da maternidade está completa?

Como saber que a minha mala da maternidade está completa?

É  chegada a hora do nascimento do bebê, você já deve ter preparado quase tudo para o grande dia, mas e quanto a mala da maternidade, será que está tudo pronto mesmo, ou esqueceu de alguma coisa? 

Neste post vamos dar dicas de como preparar e organizar a mala da maternidade, para que nada falte no grande dia.

Além disso, o ideal é que a mala esteja preparada na 37ª semana, já que a partir dessa data, o bebê pode nascer a qualquer momento.

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas para ajudar você com a preparação da mala da maternidade.

Boa leitura!

Quando arrumar a mala?

O ideal é que os preparativos da mala de maternidade comecem por volta da 34ª semana de gestação, ou seja, no sétimo mês. Não esqueça de lavar as roupas com sabão neutro e passar tudo antes. 

Na 37ª semana, a mala já deve estar pronta. Afinal, o bebê pode nascer a qualquer momento, a partir desta fase.

Quantas peças levar na mala?

A maioria das maternidades realizam seis trocas de roupa, duas por dia, e indicam que a mamãe leve o mínimo de: seis bodies, seis calças com pés, seis macacões, bastante meias, fraldas de pano (para colocar no ombro) e paninhos de boca. Mas, você pode considerar mais duas trocas, por precaução, caso a fralda vaze ou alguma roupinha não sirva. Acontece!

Como organizar a mala?

Uma dica é separar as mudas de roupas em saquinhos e com uma fita, coloque o nome do bebê nessas bolsinhas. Cada saquinho deve conter dois kits (macacão, body, calça e meia) para cada dia. Assim, fica mais fácil de encontrar e escolher o “look” na hora de entregar a roupa do dia ao berçário. E, caso queira, não esqueça de separar um conjunto mais especial para a saída da maternidade.

Que roupa colocar na mala?

Leve em conta a estação em que o bebê vai nascer. Se for no inverno, por exemplo, considere incluir na lista gorros e luvas. No verão, opte por mantas mais leves. 

Prefira roupas de tecidos confortáveis e fáceis de colocar e tirar, como bodies com abertura na cabeça, especialmente se for mãe de primeira viagem.

O que incluir na sua mala

Considerando que a barriga continuará um pouco inchada no pós-parto, leve roupas largas e confortáveis, com abertura para amamentar. 

Vale lembrar que absorventes e fraldas descartáveis costumam ser oferecidos pela maternidade, mas pode levar também, caso prefira. 

Evite produtos com cheiro forte, como hidratantes, perfumes etc., pois podem causar alergia no bebê.

A seguir, confira um checklist com sugestões para colocar na mala da maternidade:

Para a mãe

Para o pai

Para o bebê

Higiene pessoal

Itens de última hora

Como escolher modelo da mala da maternidade?

Existe uma enorme variedade de modelos de malas de maternidade, com cores, temas e tamanhos para todos os gostos. Mas, se quiser economizar, use alguma mala ou bolsa de viagem que tiver em casa mesmo, de tamanho mediano e com bastante divisórias, pois é importante organizar e separar os pertences da mãe, do bebê e de higiene pessoal. 

Vale ressaltar que a bolsa maternidade ainda tem muito uso depois do nascimento do bebê, afinal a cada saída é preciso organizar trocas, fraldas, brinquedos e itens necessários para o período fora com o bebê . Portanto, é um investimento bastante válido, sendo extremamente útil para a primeira infância da criança.

Existem modelos mais práticos do que outros, sendo que um dos modelos preferidos é a mala de rodinha 360 graus, pela facilidade de locomoção. Mas a malinha de mão também cumpre bem o seu papel e pode ser levada pelo pai / acompanhantes.

Considerações finais

A preparação prévia da mala da maternidade é fundamental para que você garanta que não falte nada no grande dia e nem faça nada às pressas.

Dependendo da maternidade, os itens podem variar um pouco, no entanto, neste artigo, você conheceu alguns itens essenciais para garantir o seu conforto e, claro, do seu bebê durante a internação na maternidade.

Além disso, vale lembrar que a lista de itens vai variar de acordo com a estação do ano em que o seu filho vai nascer. No frio, roupas quentes, afinal os bebês precisam ser mantidos em temperatura mais quente, mas não exagere nos agasalhos, porque pode deixar o bebê desconfortável. 

E por último, mas não menos importante, limpar a mala e deixá-la ao sol por umas horas, antes de usar, é ideal para prezar pela higienização total dos itens. Após secar, passe álcool na mala inteira, para então preenchê-la.

Se você achou que o nosso post ajudou você com a preparação da mala da maternidade, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso hospital maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...