Grávida no verão: como amenizar o calor nos dias mais quentes do ano

Grávida no verão: como amenizar o calor nos dias mais quentes do ano

Morar em um país tropical já é um forte indicativo de que qualquer pessoa pode sentir bastante calor, especialmente no verão. A mulher grávida, então, nem se fala!

Isso ocorre porque, naturalmente, a gestante tem a tendência de sentir mais calor. Mas por que? E como amenizar o desconforto que o calor traz, ainda mais nos dias quentes?

Para responder a essas perguntas sobre calor na gravidez, preparamos um texto ideal para ser lido não só no verão, mas durante o ano todo. 

Desejamos uma excelente leitura!

Por que se sente calor na gravidez? 

Toda gravidez causa um desconforto natural. Afinal, são muitas mudanças acontecendo no corpo ao mesmo tempo, fora o peso “extra” que a mulher carrega na barriga. Todos esses incômodos podem se intensificar em períodos quentes, com a predominância de altas temperaturas.

Mas há uma explicação científica para as ondas de calor sentidas pelas gestantes, que não são causadas apenas pela chegada do verão – apesar de este ser um forte indicativo, também.

Durante a gestação, o organismo da mulher sofre um aumento do estrogênio. O estrogênio é um hormônio que favorece a dilatação das veias e artérias. Logo, essa dilatação dos vasos sanguíneos possibilita que a temperatura do corpo da mulher aumente cerca de meio grau. 

A consequência? Fortes ondas de calor na gravidez, com maior propensão à transpiração excessiva. 

Essa dilatação dos vasos sanguíneos durante a gravidez também traz outras consequências para a saúde da mulher. Episódios como queda de pressão, rinite e aumento dos batimentos cardíacos podem ser recorrentes, por conta do aumento do estrogênio.

Com a queda de pressão, episódios como tonturas e dores de cabeça podem se tornar uma realidade na rotina da futura mamãe. Também é possível que o corpo da gestante fique inchado, pois a queda de pressão dificulta o retorno venoso, havendo retenção de líquidos. 

Como amenizar o calor na gravidez

Para conseguir sobreviver ao verão, bem como amenizar o desconforto causado pelas ondas de calor “naturais” da gravidez, separamos algumas recomendações para contornar o calor na gravidez.

A principal dica é se manter constantemente hidratada, bebendo muita água, mesmo que não sinta sede. A ingestão de líquidos ajuda o corpo a recompor o que foi perdido na transpiração.

Procure, também, usar roupas frescas e largas. Vestidos e saias são ótimas opções. Priorize usar peças feitas em tecidos naturais, como o algodão e linho, pois são mais frescas. Já tecidos sintéticos dificultam a transpiração. Aproveite a estação para usar chapéus e/ou boné, para proteger a cabeça da exposição do sol.

Também está liberado aproveitar a presença do ar-condicionado ou do ventilador. Só tome cuidado com as mudanças de temperatura bruscas e frequentes, já que as gestantes sofrem com imunidade mais baixa, estando mais propensas a contraírem um resfriado ou gripe.

Vale lembrar que passar muito tempo exposta ao ar-condicionado causa ressecamento das vias aéreas superiores. Nesses casos, é viável manter um umidificador de ar por perto. 

Outra tática para controlar o excesso de calor é tomar banhos de água morna ou fria. Novamente, só tome cuidado com as mudanças bruscas de temperatura. 

Dicas para manter o bem-estar

Além de seguir as recomendações para amenizar a sensação de calor na gravidez, também é uma boa opção procurar manter hábitos saudáveis nesta fase da vida. 

Como o excesso de calor pode provocar sintomas físicos desgastantes, como dores de cabeça e inchaço no corpo, é fundamental adotar medidas aliadas a um estilo de vida saudável. A sua saúde e a saúde do seu bebê agradecem!

Veja a seguir algumas dicas para manter o bem-estar durante a gravidez, mesmo no verão:

Considerações finais

É comum que a mulher sofra de calor durante a gravidez. Com o aumento dos níveis de estrogênio, que dilatam os vasos sanguíneos, a temperatura corporal da gestante também aumenta. O incômodo, que já faz parte de qualquer gestação, acaba se intensificando durante o verão. 

Por isso, é fundamental que a gestante tome alguns cuidados para amenizar o desconforto dos dias mais quentes. Beber bastante água, tomar banhos constantes e usar roupas leves e frescas estão entre as recomendações.

Como o calor excessivo também pode causar mal-estar na gestante, é importante adotar hábitos saudáveis durante o período. Bons exemplos são consumir refeições leves e fazer atividades físicas para evitar inchaço do corpo. 

Adotando medidas simples, mas eficazes, a gestante consegue amenizar a sensação de calor, sentindo-se mais tranquila e bem disposta. 

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender sobre calor na gravidez, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...