Lista de enxoval: o que colocar na mala da maternidade?

Lista de enxoval: o que colocar na mala da maternidade?

Conforme vai se aproximando a hora do parto, é chegado o momento para começar a pensar em preparar os seus pertences e os do bebê na bolsa para levar para a maternidade.

O ideal é que você deixe tudo pronto quando já estiver com 36 semanas de gestação. Se houver o risco de parto prematuro, arrume a mala da maternidade antes disso, mesmo que precise ficar guardada por mais quatro semanas.

Com tantas coisas para organizar nessa reta final, uma dica é imprimir ou salvar a lista de itens essenciais para que não esqueça de nada no grande dia.

Deste modo, você vai evitar preocupações extras nos minutos finais.

Neste post, preparamos uma lista completa de itens essenciais para você colocar na mala da maternidade.

Boa leitura!

Para a mãe

Camisolas com abertura na frente para a amamentação

Camisolas ou pijamas com abertura na frente facilitam a amamentação. O ideal é levar pelo menos três mudas, já que a roupa pode sujar devido ao sangramento pós-parto.

Calcinhas de cintura alta

A principal sugestão é levar calcinhas confortáveis. Elas devem ser grandes e de cintura alta, devido ao tamanho dos absorventes que será necessário usar no pós parto. A recomendação é levar pelo menos cinco calcinhas.

Chinelo confortável

Os chinelos devem ser grandes, para que caibam os pés inchados. É importante lembrar que os pés incham ainda mais no período depois do parto.

Sutiã para amamentação

O sutiã de amamentação deve estar bem ajustado para que você possa ter conforto na hora de amamentar. Procure peças grandes e de algodão. Existe no mercado sutiãs com a parte do bico do peito removível.

Roupão

Um boa ideia é levar um robe para andar pelos corredores do hospital e para quando receber visitas, também pode ajudar na hora de se vestir e secar após o banho.

Absorventes para os seios

O absorvente para seios ajuda a evitar vazamentos e manchas na roupa, além de manter a região limpa e seca, permitindo que a pele delicada dos seios respire.

Roupas para a saída do hospital

Escolha roupas folgadas, pois a barriga do pós parto vai levar um tempo até desinchar, e roupas confortáveis facilitam tanto na hora de amamentar quanto de se vestir.

Lista de contatos

Faça uma lista das pessoas a serem notificadas do nascimento e instruções sobre como você quer que o anúncio seja feito.

Para o pai

Pijama (se for dormir no hospital)

Se o pai ou acompanhante for dormir no hospital, é recomendado que leve pijama ou roupas confortáveis para dormir.

Muda de roupa e sapatos confortáveis

Essencial para passar o dia no hospital, use sapatos confortáveis e leve uma ou duas mudas de roupa.

Documentos e dinheiro trocado

Levar os documentos é fundamental para identificação e para registrar o bebê no cartório. Além disso, uma dica importante é levar dinheiro trocado para facilitar na hora de comprar pequenos itens, como biscoitos, sucos, etc.

Para o bebê

Higiene pessoal

Itens de última hora

Enxoval

Outra grande preocupação das futuras mães é com o enxoval da criança. É importante lembrar que nos primeiros meses, os bebês sujam muita roupa e por isso há a necessidade de ter um número razoável de peças básicas, como pagão de bebê. Vale ressaltar que os bebês crescem rápido e acabam perdendo muita roupa tamanho recém nascido.

Em seguida, veja as sugestões de enxoval para que você tenha uma quantidade suficiente de roupas para troca.

Para bebês que nascem num período de calor intenso

Para bebês que nascem no período de frio

Conclusão

O dia do parto é um momento em que a sua mente vai estar ocupada com milhares de coisas e imaginando se vai correr tudo bem. Por esse motivo, é muito importante que você prepare a mala da maternidade na 36ª semana da gestação, ou até antes, para prevenir e não esquecer algo importante.

Outra dica muito importante é lavar tudo com sabão de coco, ou líquido neutro, e enxaguar bastante. Evite usar amaciantes com perfume intenso, opte pelos de bebê.

Ao se preparar com antecedência, você vai evitar surpresas e conseguir focar no parto. Aliás, no nosso site temos uma checklist da mala da maternidade para você fazer download e imprimir.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a maternidade e esclareça todas as suas dúvidas. Temos uma equipe pronta para ajudá-la.

Se você achou que o nosso post ajudou você a preparar a mala da maternidade, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso hospital maternidade.

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: Equipe HMDL
Publicado há 1 ano

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...