Mindfulness na gravidez: benefícios no parto e pós-parto

Mindfulness na gravidez: benefícios no parto e pós-parto

A gravidez é um dos períodos mais importantes na vida de uma mãe. O processo envolve intensas transformações no corpo, e para passar por elas com toda a tranquilidade possível, práticas como mindfulness podem ajudar a reduzir o estresse e acalmar quem exercita.

Por isso, para falarmos mais profundamente acerca dos maiores benefícios que a prática oferece para a mulher nesse momento tão especial, preparamos um texto sobre o tema. 

Desejamos uma boa leitura!

O que é mindfulness?

O significado de mindfulness é estar com a mente vazia de qualquer pensamento e emoção que traga sensação de estresse e intranquilidade

A prática traz a consciência corporal, fazendo com que a pessoa viva momento a momento, atenta a como práticas diárias precisam (e podem) estar em equilíbrio para se viver de forma mais conectada com a vida. 

A prática de mindfulness traz mais percepção para a pessoa em relação à sua respiração, a comida que ela consome, os sentimentos que ela tem, os sonhos que ela ainda precisa realizar, mas de uma perspectiva diferente e com um olhar de maior gentileza e abertura aos desafios, deixando de lado o estresse e cobranças. 

No país, a atividade tem sido traduzida como práticas de consciência plena ou atenção plena, porém o objetivo é o mesmo: estar com a consciência em dia sobre tudo o que nos envolve na vida e sobre como lidamos com tudo isso. 

A prática não significa apenas esvaziar e mente, meditar, relaxar ou espantar pensamentos negativos. É sobre estar presente e reconhecer como cada sensação aparece, como se originam, para então entendermos como interferem diretamente nas nossas vidas, evitando julgamentos. 

Esse exercício ajuda as pessoas a saírem do piloto automático das rotinas, para que vivam de verdade no agora e façam escolhas mais conscientes sobre o que as faz feliz. 

O mindfulness tem se mostrado excelente para tratar casos de depressão e ansiedade, por trazer a estabilidade que boa parte das pessoas precisam para vencer seus desafios de forma mais confiante. 

Quando aplicado às mulheres grávidas, pode auxiliar no entendimento sobre a sua consciência corporal, trazendo uma lucidez acerca da razão de precisarem passar por tantas transformações para dar à luz a um filho. 

A prática tem se mostrado excelente para ajudar a diminuir a dor do parto e contribuir para que as mulheres superem a depressão pós-parto. 

Falaremos mais sobre os benefícios do mindfulness para as mulheres grávidas ou que acabaram de ter seus filhos a seguir. 

Os benefícios do mindfulness na gravidez

A prática de mindfulness traz muitos benefícios, tanto para o momento do nascimento do bebê, quanto para depois desse período. Veja alguns que separamos em seguida: 

Bem-estar elevado

As mães que praticam o mindfulness costumam se sentir melhores em relação às suas emoções e também quanto ao seu organismo. 

O mindfulness permite um contato ainda mais próximo com a respiração, possibilitando que a mãe reconheça como a respiração é o principal instrumento para trazer calma e leveza ao dia a dia. 

Redução de preocupação, ansiedade e depressão

Sintomas de ansiedade, depressão e as preocupações do dia a dia podem fazer com que a mãe não viva plenamente o momento da gravidez. 

Por isso, a prática pode ajudar a trazer mais autoconhecimento à mãe, fazendo-a entender que determinados sentimentos e emoções vêm e vão, e que não precisam tomar o controle de sua vida. 

A prática ajuda as mães a entenderem, principalmente, as sensações, dores e tensões que sentem com o intuito de desenvolver momentos saudáveis na gravidez, para então trazer mais contentamento nas suas rotinas diárias. 

O medo também é uma das principais emoções tratadas pelo mindfulness e ajuda a mãe a compreender porque determinados pensamentos e sensações, como o medo do parto, por exemplo, a afligem tanto durante o período de gestação. 

Ajuda na prevenção do parto prematuro

Além de contribuir para que a mãe tenha uma gravidez saudável, a prática de mindfulness colabora também para o bem-estar do bebê. 

Com estresse diminuído e taxas menores de ansiedade na mulher, tudo conflui para que haja um controle maior das contrações, diminuindo o risco de partos prematuros.

Conexão e ligação profunda com o bebê

O mindfulness ajuda a permanecer presente e consciente em momentos especiais durante a gravidez e depois também. 

Com a prática, a mãe consegue desenvolver uma forte conexão com o seu filho, tanto na gravidez, quanto depois. Fortalecer essa união ajuda na produção do leite materno e no desenvolvimento emocional entre a criança e a mãe. 

Praticar mindfulness ajuda a mulher a se sentir plena consigo mesma, calma e, principalmente, conectada com o seu filho e com cada passo do desenvolvimento dele.

Redução da dor durante a gravidez e parto

Mulheres praticantes de mindfulness ficam mais conscientes sobre seu corpo e relatam sentirem menos dor, ansiedade e estresse durante a gestação. 

Existem casos ainda onde as técnicas de mindfulness podem ser aplicadas durante o parto, ajudando as mães a sentirem menos dor no momento das contrações.

Paciência e qualidade de sono

A impaciência é um dos marcos de humor na gravidez por conta das alterações constantes dos hormônios. Além disso, a espera é longa para que a mãe consiga ver o seu filho.

Com a prática de mindfulness, a mãe consegue ficar mais consciente sobre suas oscilações de humor. Além disso, a prática também ajuda a mãe conseguir dormir melhor, pois estará mais relaxada, trazendo um sono mais saudável e profundo. 

Filhos mais saudáveis e calmos

É verdade quando dizem que algumas coisas passam de mãe para filho. Quando a mãe está mais calma e menos ansiosa, o filho pode absorver essa atmosfera de tranquilidade, tanto na barriga, quanto após o parto, trazendo calmaria para a vida da família. 

Mais sobre qualidade de vida na gravidez

Praticar mindfulness pode trazer a tranquilidade que toda grávida precisa, mas existem outras atividades que também podem ajudar. A prática de esportes é plenamente possível para a mulher grávida e também pode trazer uma nova consciência sobre o corpo e o seu momento de transformação. 

Por isso, para dar continuidade ao assunto, indicamos a leitura do material “Gravidez e o esporte: como conciliar as duas paixões?” aproveite o momento da gravidez com o máximo de autoconhecimento possível.  

Esperamos que goste!

Considerações finais

A gravidez é um dos momentos mais transformadores na vida de uma mulher e aproveitá-lo da melhor forma possível e com autoconhecimento é plenamente viável.

O mindfulness vem revolucionando a vida de muitas mulheres que conseguiram encontrar na atividade, o bem-estar que precisavam para sentirem menos dores, preocupações, ansiedade e para viverem plenamente esse momento na vida. 

Por isso, não hesite em praticar o mindfulness, você só tem a ganhar quando começar essa nova etapa da sua vida junto do seu filho. 

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender mais sobre mindfulness antes do parto e após, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...