Preparação parental: a importância do tratamento psicológico durante a gravidez

Preparação parental: a importância do tratamento psicológico durante a gravidez

A gravidez é um momento de muitas mudanças na vida da mulher e do casal, e é normal que muitas expectativas sejam criadas durante essa fase. Porém, se a ansiedade extrapolar os limites, a mãe pode se sentir estressada e angustiada com várias questões que, se não forem tratadas, podem interferir negativamente na sua vida, na do casal e na do bebê. 

Para trazer mais tranquilidade para o coração das mamães e dos papais, é extremamente aconselhável a realização de uma preparação parental, feita por meio de um tratamento psicológico, que pode ajudar em diversas questões e dúvidas frequentes na gestação. 

E nós falamos mais sobre esse assunto neste texto, que também aborda de que forma o tratamento psicológico pode ajudar a mulher antes do nascimento do seu grande amor. 

Desejamos uma excelente leitura!

O que é a preparação parental?

É quando os pais se preparam para as mudanças que estão por vir. Ela pode se tornar mais eficiente se eles contarem com o apoio de um psicólogo, que pode ajudá-los a ressignificar as angústias e os sentimentos conflitantes que normalmente surgem nessa fase. 

Por muitas vezes, essas angústias podem levar a quadros de ansiedade, de estresse e de depressão, que se não forem diagnosticados e tratados a tempo, podem comprometer a gravidez e os primeiros meses (ou até mesmo anos) de desenvolvimento do bebê.  

A preparação parental é essencial para a mãe e para o pai, especialmente para a mãe, que se preocupa não só com os próximos anos, mas também com os próximos meses de gestação. Afinal, o seu corpo passa por muitas mudanças físicas e emocionais em um curto espaço de tempo, especialmente por conta da alteração hormonal que a gestação proporciona. 

E quem pode ajudá-la a entender as mudanças que o seu corpo enfrenta e passar por esse momento de forma amena é um profissional especializado no pré-natal psicológico

O que é o pré-natal psicológico?

É uma prática que acompanha o pré-natal convencional, que são as consultas regulares com o médico obstetra para acompanhar a saúde física da mãe e do feto. O seu objetivo é oferecer suporte emocional e informativo para as gestantes, ajudando-as a passar pelas mudanças que ocorrem nesse período, desmistificar as idealizações da gravidez (que foram criadas pela sociedade), e prepará-las para a chegada do bebê. 

O pré-natal psicológico é praticado por profissionais especializados e capacitados no momento da gestação, os psicólogos perinatal. Eles têm o foco em acompanhar o dia a dia da gestante, que possui questões mais específicas.

Porém, ainda não são todas as regiões do país que contam com esse tipo de assistência. Nesse caso, vale o processo terapêutico convencional, que também é capaz de oferecer o suporte que a mãe precisa.  

De que forma o tratamento psicológico pode ajudar durante a gravidez?

Independentemente de ser com um psicólogo perinatal ou não, o tratamento psicológico ajuda a gestante de diversas formas:

Depressão pós-parto

Ela é caracterizada por uma tristeza profunda e pelos transtornos de humor que se iniciam, geralmente, quatro semanas após o parto e pode se estender por um ano. Se não for tratada corretamente e o quanto antes, ela pode prejudicar a saúde da mãe, o vínculo entre a mãe e o bebê e, consequentemente, o seu desenvolvimento. 

Quando iniciado ainda durante a gestação, o tratamento psicológico pode ajudar a mãe a compreender as causas e os sintomas que podem interferir nessa condição. A intenção do aconselhamento é minimizar ou até mesmo evitar a ocorrência da depressão pós-parto e, também, da depressão durante a gravidez, que pode se fortalecer após o nascimento do bebê. 

Medo do parto 

Muitas mulheres se sentem angustiadas e apreensivas só de pensar em entrar em trabalho de parto, com medo de ocorrer alguma complicação. Para amenizar e tranquilizar esse sentimento, o psicólogo pode ajudá-la a compreender o motivo desse medo e realizar um trabalho em cima dele, a fim de que a mulher se sinta mais preparada durante o grande dia. 

Expectativas quanto à saúde do bebê

É claro que toda mãe deseja que seu bebê nasça saudável, mas se esse pensamento for recorrente, ele pode se transformar em sentimentos de angústia e de ansiedade, que podem ser amenizados durante o seu tratamento com o psicólogo. 

Sexualidade

Por fim, esse é outro aspecto que pode ser conversado com o psicólogo. Durante a gravidez, as alterações hormonais podem afetar a libido da mulher, ou pode fazer com que o casal se sinta incomodado em ter relações sexuais. 

Nesse sentido, as consultas com o profissional serão importantes para o casal encontrar um equilíbrio nos papéis entre pais e casal, se livrarem do sentimento de culpa e entenderem o que pode ser feito para fortalecer a sua conexão durante esse período. 

Considerações finais

Quando a mulher, o homem ou o casal procura ajuda para se preparar psicologicamente antes do nascimento, eles demonstram que estão preocupados em manter a mente e as emoções equilibradas e saudáveis para receber o bebê.

E lembre-se: o fato de você ter dúvidas, de chorar ou de se sentir triste durante a gravidez ou até mesmo depois do parto não diminui a sua capacidade de ser mãe. O mais importante é que você se sinta respeitada e acolhida em todos os momentos, tendo o máximo de tranquilidade para viver essa nova fase que é a maternidade e criar laços com o seu filho. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre a importância do apoio psicológico durante a gravidez, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...